A Equipe Mitsubishi Petrobras ganha um importante reforço a partir deste mês. Acaba de chegar ao time o experiente piloto Carlos Sousa, com uma carreira de mais de 26 anos no rali cross-country. Ele será uma ajuda fundamental na continuidade do desenvolvimento do ASX Racing, já visando o Rally Dakar 2015.
“É uma honra muito grande e estou muito feliz em estar na Equipe Mitsubishi Petrobras”, disse o piloto. Ele e Guilherme Spinelli correram o Rally Dakar de 2010 pela equipe Mitsubishi JMB Stradalle. Agora somam forças no desenvolvimento dos dois carros que disputarão o Rally Dakar, no início de 2015. “É um piloto que chamo de ‘Professor’, desde que corremos juntos em 2010, uma pessoa que veio somar bastante na nossa equipe pela enorme experiência no Dakar, personalidade muito positiva e profissional e pela excelente performance. É rápido e seguro”, descreve Guiga.
O ASX Racing é desenvolvido na base de engenharia avançada da Ralliart Brasil, localizada na França, dirigida por Thierry Viardot e capitaneada por Mathieu Parent. “Temos muito trabalho pela frente. O Carlos será muito importante para toda a equipe. Faremos mais alguns testes e ralis na Europa e África, como preparação para o Dakar”, afirma o piloto Guilherme Spinelli, que corre ao lado do navegador Youssef Haddad. A dupla disputará o Rally dos Sertões, maior prova off-road do Brasil, em agosto, com o ASX Racing.
Durante as últimas semanas, Guiga e Sousa estiveram na França e no Marrocos testando o ASX Racing. Sousa foi experimentar o carro pela primeira vez e já começar o trabalho de continuidade no desenvolvimento e aperfeiçoamento do veículo.
Carlos Sousa irá estrear oficialmente em uma competição no Rally do Marrocos, em outubro deste ano. “Os treinos são muito importantes para desenvolver o carro, além de nos mantermos em contato com a velocidade. Nos treinos conseguimos trabalhar focados na evolução do carro para depois colocarmos a prova nos ralis”, destaca Sousa.
Para estar ainda mais competitivo nos próximos ralis, a Equipe Mitsubishi Petrobras continua o trabalho de desenvolvimento do ASX Racing. “A cada dia experimentamos novas configurações e vamos trocando informações entre nós e os engenheiros, o que tem sido muito proveitoso. Estamos evoluindo constantemente e trabalhando juntos em duas frentes: o desenvolvimento em estradas de terra, já visando o Rally dos Sertões, e trechos em deserto e areia, para o Rally Dakar”, relata Guiga.
“Realmente o Carlos é um craque, tem muita sensibilidade e sabe escolher a melhor configuração do carro para o deserto, coisa que nós, pilotos brasileiros, ainda temos pouca experiência”, completa.