Nissan expõe Versa SR com pintura japonesa vencedora do Concurso de Design da marca na Festa da Cerejeira em Flor

Pintura campeã da edição mais acirrada do Concurso Acadêmico de Design Gráfico homenageia a imigração nipo-brasileira 

Chegou a vez de mais um evento tradicional da cultura nipo-brasileira receber o Nissan Versa SR com a arte que homenageia a imigração japonesa no país. O veículo que materializa o projeto de Lian Pieri, vencedor do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan, será agora exposto na 53ª edição da Festa da Cerejeira em Flor, em Campos do Jordão (SP).

O carro personalizado é resultado de uma acirrada competição, a mais disputada da história do concurso, para escolher a pintura que melhor representasse o Nissan Emotional Geometry Design. Assim é chamada a linguagem de desenho da marca, que transmite energia, desperta a emoção por meio da estética e alinha a tradição à modernidade. O projeto de Lian, estudante de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), incorpora referências históricas como o navio Kasato Maru, que deu início a um fluxo contínuo de imigração de japoneses para o Brasil, e mantém em todos os grafismos a aparência da arte pintada à mão, em referência às pinceladas da caligrafia tradicional japonesa, Shodō.

“A interpretação de Lian ao tema da cultura japonesa junto ao Nissan Emotional Geometry Design foi muito bem implementada. Os elementos como Monte Fuji, o Samurai e o Tori se encaixaram ao Nissan Versa 2025 com fluidez e harmonia. As cores escolhidas por ele também se conectam ao DNA da Nissan”, explica Fernando Andrade, designer da Nissan América Latina e um dos jurados do concurso da marca que seleciona projetos de estudantes de Design e Desenho Industrial de todo o Brasil.

Todos esses conceitos dialogam em perfeita harmonia com a proposta da Festa da Cerejeira em Flor, em Campos do Jordão. O evento reproduz o hanami, costume japonês de contemplar o florescimento da cerejeira (sakura) e celebrar a chegada da primavera por meio de um dos principais símbolos do Japão. Sua história remonta ao intercâmbio cultural decorrente da imigração e à necessidade de um povo de fincar raízes num novo local sem jamais esquecer sua origem.

Após as doações das primeiras mudas ao Brasil e à adaptação plena da espécie ao clima de Campos do Jordão entre as décadas de 1930 e 1960, a florada das cerejeiras começou a atrair imigrantes japoneses que tinham saudade do espetáculo que presenciavam em sua terra natal. O número de visitantes aumentou progressivamente e o evento também cresceu, incorporando festividades musicais, danças, artesanato, culinária e outras manifestações culturais nipo-brasileiras.

O Versa SR com a pintura mais japonesa será uma das atrações da edição deste ano do Festival da Cerejeira em Flor, de 2 a 4 de agosto (sexta a domingo) e nos dias 10 e 11 de agosto (sábado e domingo).

Serviço:

Exposição do Versa SR com a pintura japonesa na Festa de Cerejeira em Flor

Parque da Cerejeira de Campos do Jordão

Endereço: Av. Cap. Tassaburo Yamaguchi, 2173 – Campos do Jordão (SP)

2 de agosto (sexta-feira)

3 de agosto (sábado)

4 de agosto (domingo)

10 de agosto (sábado)

11 de agosto (domingo)

Horário: 9h às 16h

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes