Manutenção preventiva do sistema de ingnição é essencial para a prevenção de acidentes e aumento da vida útil das peças
A revisão do sistema de ignição durante as férias de verão, que chegaram, é muito importante. Tudo planejado para curtir a estação mais desejada, mas você lembrou de fazer a revisão do carro antes de pegar a estrada? A manutenção preventiva é um passo importante para garantir o bom funcionamento do veículo, além da tranquilidade e segurança dos usuários. Um item que não pode ficar de fora dessa revisão é o sistema de ignição – em especial, as velas.
A vela de ignição, localizada no cabeçote do motor dos automóveis, tem a função de levar a corrente elétrica necessária para dentro da câmara de combustão e, por meio de centelhas, iniciar a queima da mistura ar-combustível. Esta peça está diretamente ligada à faixa ideal de temperatura da câmara e, consequentemente, ao bom funcionamento do motor.
Se o veículo está com dificuldades na partida, apresenta falhas nas acelerações e nas retomadas, aumento no consumo de combustível e perda de potência, isso pode significar que a vida útil da peça está chegando ao fim. A forma mais indicada para checar se a vela está em seu pleno funcionamento é por meio da aparência dos eletrodos e do isolador, que deverá ser feita por um profissional qualificado.
O tempo útil da vela varia de acordo com a intensidade de uso e é indicado uma verificação a cada 10.000 km rodados. Além disso, na hora da troca, aconselha-se verificar a resistência e a utilidade do cabo de ignição, já que se esse item estiver avariado, poderá também danificar a nova vela.
A Bosch orienta a abastecer o veículo em postos de confiança, uma vez que combustíveis adulterados ou de origem suspeita também podem danificar o funcionamento não só da vela, mas também de outros componentes, provocando problemas como o encurtamento da vida útil, superaquecimento das peças, entre outros.
É fundamental fazer um check-up veículo regularmente com o objetivo de minimizar os custos (já que uma peça danificada pode comprometer outros sistemas), além de garantir mais segurança, prevenir acidentes e reduzir riscos nas vias. Assim, para evitar imprevistos, além de verificar as velas de ignição, é preciso realizar uma inspeção em diversos outros componentes, como bateria, filtros, freios, suspensão e alinhamento. A Bosch também sempre recomenda consultar o manual do veículo para checar o período de trocas das peças.
Mais informações sobre a Bosch: www.bosch.com.br