Com perfis bastante distintos, os postulantes ao título de 2024 pavimentaram caminho marcado pela regularidade, fator que tende a ser grande chave também para decisão do campeonato
A Stock Car Pro Series está a dias de definir o campeão de uma temporada 2024 competitiva, equilibrada, imprevisível e pautada por muitas reviravoltas. O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, será novamente o palco da Super Final BRB, em rodada que vai coroar o futuro dono do Troféu dos Campeões. Oito pilotos, com uma mescla entre juventude e muita experiência, estão no páreo e vão decidir o título no mais tradicional autódromo brasileiro: Felipe Baptista (Crown Racing), Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), Felipe Massa (TMG Racing), Julio Campos (Pole Motorsport), Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time), Ricardo Zonta (RCM Motorsport), Bruno Baptista (RCM) e Rafael Suzuki (TMG Racing).
Seja quem for, o futuro campeão entrará para a história como o último piloto a conquistar o título na era Sedan de carros da Stock Car. A partir de 2025, a mais importante categoria do automobilismo brasileiro rompe com um paradigma histórico e em vigor desde o ano da sua fundação, em 1979, para promover uma grande revolução com a chegada dos modelos SUVs, estabelecendo um divisor de águas no esporte a motor nacional.
Líder do campeonato às vésperas da decisão, Felipe Baptista é também o piloto mais jovem entre os oito finalistas, condição que ocupa pela primeira vez. Com somente 21 anos e oito meses, o paulista pode ser o segundo competidor mais novo a ser campeão da Stock Car — recorde pertence a Felipe Fraga, que em 2016 foi campeão com 21 anos e cinco meses. Baptista é o maior vencedor do ano — com três triunfos, ao lado de Gaetano Di Mauro —, recordista de pódios na temporada, com sete idas ao top-3, marcou quatro vezes a volta mais rápida de uma corrida e conquistou o troféu Vivo Man of the Race como maior pontuador em duas etapas.
Dono de retrospecto favorável em Interlagos, onde foi pole e venceu no seu ano de estreia na Stock Car, em 2022, Felipe tem 844 pontos e está 36 à frente do seu oponente mais próximo na Super Final, o atual detentor do título e bicampeão Gabriel Casagrande. O paranaense de 29 anos também pode entrar para a história ao ser o mais jovem tricampeão da categoria — jamais alguém alcançou tal feito com menos de 30 anos.
Com campanha marcante, iniciada com a liderança do campeonato após a etapa de abertura, em Goiânia, Gabriel enfrentou uma natural fase de oscilação, mas reencontrou o caminho no segundo semestre, novamente em Goiânia, onde conquistou a pole e venceu.
Desde então, o piloto registrou seis presenças entre os seis primeiros, com destaque para o triunfo em Buenos Aires após ultrapassar Thiago Camilo na volta final. Casagrande também ostenta histórico vitorioso em Interlagos, onde já triunfou em três oportunidades (2021, 2022 e 2023).
Na sua melhor temporada correndo na Stock Car, Felipe Massa chega à Super Final pela primeira vez como postulante ao título. Aos 43 anos e com campanha pautada pela regularidade desde o início do campeonato, o ex-Fórmula 1 venceu uma vez e marcou seis pódios em 2024. Agora, acelera em Interlagos em terceiro na tabela, com 805 pontos, somente três atrás de Casagrande. E tal qual seus oponentes mais próximos, Massa também venceu recentemente em Interlagos e subiu ao topo do pódio na última corrida da temporada passada.
Quem também faz sólida campanha ao longo de todo o ano é o paranaense Julio Campos. Com 42 anos, o piloto, um dos mais experientes do grid, já ocupou a liderança e em todo o campeonato figurou sempre entre os dez primeiros, com direito a pole position e vitória no Velocitta e um total de três pódios correndo pela Pole Motorsport. Terceiro colocado em 2018, o curitibano vai à final de 2024 em quarto, com 776 tentos.
Os próximos candidatos ao título trazem perfis completamente distintos. Dudu Barrichello faz sua melhor temporada em uma ainda curta trajetória na Stock Car, iniciada como titular no ano passado. Com 23 anos completados em setembro, o integrante da geração dos “New Kids on the Track” venceu duas vezes, em Cascavel e Goiânia, e marcou um total de quatro pódios para chegar à decisão com 772 pontos, quatro a menos que Julio Campos e quatro a mais em relação a Ricardo Zonta, o mais experiente entre os finalistas.
Com passagem pela Fórmula 1 e campeão do Mundial FIA GT com a Mercedes, o paranaense de 48 anos recentemente completou 300 largadas na Stock Car, em Goiânia, e foi outro a construir sua caminhada nesta temporada na base da regularidade. Embora ainda não tenha vencido em 2024, Zonta figurou a maior parte do calendário entre os primeiros colocados, chegou a ser líder da competição e está em sexto lugar, com 768 pontos, quatro pódios e 14 top-10 conquistados.
Companheiro de equipe de Zonta na RCM Motorsport, Bruno Baptista acelera em Interlagos com chances matemáticas de título e soma 736 tentos. O paulista de 27 anos adicionou mais um triunfo ao seu currículo quando venceu a corrida principal em Cascavel (PR), curiosamente seu único pódio no ano. Entretanto, Bruno já figurou 12 vezes entre os dez primeiros, fazendo jus à premissa de que, na Stock Car, pontuar bem é um fator decisivo para ser um postulante ao título.
O oitavo concorrente ao Troféu dos Campeões da Stock Car é Rafael Suzuki. Pela segunda vez seguida na lista dos finalistas, o experiente piloto de 37 anos começou a temporada vencendo a corrida Sprint na etapa de Goiânia, em março, e chegou a liderar o campeonato com o desfecho da rodada de Cascavel. Entretanto, Suzuki enfrentou diversos reveses ao longo do campeonato, mas ainda assim ostenta possibilidades matemáticas. Com três pódios, duas poles e 13 presenças no top-10, Rafael corre em Interlagos com 725 pontos.