Auto do Negrinho: teatro e resistência no Sesc 24 de Maio

Espetáculo do grupo Teatro Terreiro Encantado aborda a lenda do Negrinho do Pastoreio e reflete sobre o genocídio da juventude negra, indígena e periférica

O Grupo Teatro Terreiro Encantado apresenta o espetáculo Auto do Negrinho, inspirado no cordel Negrinho do Pastoreio, de Klévisson Viana. A montagem, que narra a história da lenda do Negrinho do Pastoreio, uma criança escravizada no sul do Brasil, será apresentada gratuitamente nos dias 8 e 9 de fevereiro, às 16h, no Sesc 24 de Maio.

A obra, que entrelaça oralidade, religiosidade e musicalidade, propõe uma reflexão sobre questões sociais urgentes, como o genocídio da juventude negra, indígena e periférica no Brasil. Com forte influência da literatura de cordel, das Congadas e do uso de máscaras e bonecos típicos de manifestações populares, o espetáculo se constrói como um teatro ritualístico, em que a celebração se transforma em ato de rebeldia e resistência.

O grupo Teatro Terreiro Encantado  nasceu da experiência do artista Cleydson Catarina, cuja família preservava as tradições da Tiração de Reis e do Drama de Quintal, em Maracanaú (CE). Formado por artistas negros e periféricos, o Teatro Terreiro Encantado é voltado para o povo e os trabalhadores, trazendo provocações poéticas que estimulam a construção de um mundo livre de violências.

Ficha Técnica:

Direção: Cleydson Catarina

Cordel: Klévisson Viana

Elenco: Cleydson Catarina (ator e bonequeiro), Augusto Iúna (músico, ator e bonequeiro) e Uberê Guelé (ator e bonequeiro)

Iluminador e Cenotécnico: Rager Luan

Serviço

Auto do Negrinho

Com Grupo Teatro Terreiro Encantado

Datas: 8 e 9/2, sábado e domingo, às 16h.

Local: Área de Convivência – 3º andar do Sesc 24 de Maio: Rua 24 de Maio, 109 – Centro/SP – 350 metros do metrô República

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: Gratuito, sem necessidade de retirada

Duração do espetáculo: 60min.

Mais informações: sescsp.org.br/24demaio

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes