Conhecidos pela melhor coleção de automóveis nacionais, os irmãos Rogério e Róberson Azambuja, empresário e advogado, tomaram coragem e instalaram o Museu do Automóvel no limite entre as turísticas Gramado e Canela. Noticiou a Coluna em 01.outubro.2014, adquiriram o fechado Museu do Automóvel, Arte e Cultura, do também gaúcho Carlos Eduardo Warlich, ampliaram o espaço museal a 1.700 m2 para exposição.
Proposta é exibir acervo próprio, alternando com estoque mantido em Passo Fundo no Museu do Transporte Nacional; fomentar o interesse e o turismo antigomobilístico; incrementando a realização de eventos com clubes de marca. O de Simca – www.simca.com.br -, por exemplo, antecedendo a inauguração, intenta fazer, próximo ano, seu III Encontro Nacional junto com o novo Museu.
Vizinha Gramado tem a mais movimentada exposição de veículos antigos, pelo Hollywood Dreams, exposição majoritária em Cadillacs e conversíveis, além de motocicletas Harley-Davidson, atraindo cerca de 1.000 visitantes diários.
O foco dos Azambuja é efetivamente de história e cultura fomentados pelo museu. Seus iniciais 40 veículos são expostos em alas temáticas, alguns em Dioramas – entorno localizando o veículo em cenário de época, ou reproduzindo foto de época. O IBAP Democrata – um dos dois exemplares remanescentes dentre quatro produzidos – está à frente de grande reprodução de foto tomada na praia de Copacabana.
Na primeira exposição, a partir de 15 de julho, muitas marcas representando dos anos ’20 aos ‘80: Clássico Marmon, Cadillac, Chevrolets Chevelle e Corvette, Buick, Pontiac, Rolls-Royce, Ferrari, e nacionais Puma, Simca, Brasinca 4200GT, Karmann-Ghia, citado Democrata e quase tão raro Lafer LL.
Há memorabilia exposta, bombas antigas de gasolina, projeção de filmes, mais de 600 miniaturas, além de espaço infantil e loja de souvenirs.
Se as prefeituras de Gramado, Canela e São Francisco do Sul se entrosarem poderão fomentar turismo específico pela exposição em Gramado, o novo Museu em Canela, e pelo Museu em São Francisco de Paula – a 70 km.
Espelhos retrovisores, coisa do passado?
O órgão japonês de trânsito autorizou, a partir de 2017, licenciamento e circulação de veículos sem espelhos retrovisores internos e externos. Decisão se baseia na efetividade de resultados do desenvolvimento de tecnologia, e na segurança operacional de câmeras e monitores de TV. Apesar de ser requerimento antigo dos designers – afinal os espelhos são obstáculos à livre circulação do ar, aumentando consumo e emissões -, o argumento de maior peso foi incremento em segurança: a eliminação dos pontos cegos. Outro, a eliminação da influência das situações de claro e escuro variando de acordo com a iluminação do dia. Sistemas experimentais haviam sido tentados, o incremento das câmeras de ré e laterais deram a base tecnológica, e a busca mundial pela redução de consumo e emissões auxiliaram na decisão, a espraiar-se mundialmente. A tecnologia já existe.
Não é moda, mas tendência, e fabricantes de equipamentos eletrônicos e de automóveis disputam tecnologias e prazos para aplicação. Primeira variação, em caminhões, câmeras iriam num mastro. Telas grandes, aplicadas próximas ao volante – ou como no caso de Mercedes e Audi, onde se aplicam os instrumentos virtuais.
Roda-a-Roda
Marketing – Reveladas primeiras imagens da Aperta, versão conversível La Ferrari. Produção limitada, preço elevado, grande lucro unitário. Não é ferramenta de deslocamento, apenas marketing sobre rodas. Mecânica idêntica ao GT: V12, 800 cv, mais motor elétrico de 163 cv. Quantidade não revelada; pré vendida a colecionadores; US$ 3,7M – o mais caro dos Ferrari.
P’ra Que? – Brabus, preparadora alemã de veículos Mercedes-Benz tem nova versão, o utilitário esportivo GLE 63 Brabus 850. Evolução sobre o anterior pico de desenvolvimento, com 700 cv, 960 Nm de torque, atinge 300 km/h.
… ?, 2 – Ao 700 agregaram-se elementos de decoração em fibra de carbono e rodas em aro 23”. 850 cv é a potência, 1.450 Nm de torque, indo aos 100 km/h em 3,8 s – tempo para esportivos sérios. Tivesse etiqueta de preços, Stille, representante, marcaria R$ 2,7M. Dúvida irrefreável, quem dispõe de tanta capacidade econômica, terá competência proporcional para conduzir?
Vizinhos – Maurício Macri, presidente da Argentina, foi à Alemanha fomentar parcerias com Volkswagen e Mercedes. Pré anunciou novo produto VW – desmentido pela administração continental através da Coluna. Terá investimentos para revisão de linhas no picape Amarok; versão com motor diesel V6; e reformulação do Suran, o SpaceFox.
Sem dúvida – Coluna antecipou produção de picape Mercedes-Benz GLT compartindo chassis e parte rolante com Nissan e Renault, em Córdoba, na antiga e pioneira fábrica da IKA e seus Jeeps, picapes e Rurais, depois comprada pela Renault, agora com espaço cedido à sócia operação Nissan.
Teorias – Órgãos da imprensa nacional indicaram produção do picape Mercedes na Espanha e exportação ao Brasil, maior comprador sul americano. Tese desacorçoada por perda de competitividade. Em 2018, e motor próprio.
Evolução – Renaults Duster e o picape Oroch aditivados em versão 2017: equipamento regenerador de energia para aumentar a economia do motor 2,0 em mais de 11%, e transmissão automática de 4 velocidades.
Insólito – FAC, Fiat Chrysler Automobiles, mandou mensagem ao mundo: precisa da ajuda de Hackers. Depois de ver a condução de um Cherokee assumida via note book, chegou a vez de furtos de Jeeps pelo mesmo sistema. Pagará de US$ 150 a 1.500 por indicação de vulnerabilidade de seus sistemas.
Saída – Toyota já envia o Etios ao Peru, após Argentina, Paraguai e Uruguai. Quer compensar queda do mercado interno.
Ocasião – Quem deseja trocar de veículo, vento a favor. Para limpar pátios ante reduzir estoque, chegada dos modelos 2017, ou fazer recursos, revendas, fábricas e importadores oferecem descontos sensíveis sobre preços sugeridos.
Cautela – Confira ano de produção dos veículos – alguns ainda são 2015, flexibilizando negócios. Se você vai colocar usado no negócio, veja quem o aceita pela tabela Fipe.
Pesquise – Quase todas as marcas em promoção. Maior agressividade, Ford com sensíveis descontos; Subaru idem para modelos do ano passado; na Mitsubishi sedã Lancer 2.0 2016 a atrativos R$ 70 mil.
Utilidade – Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, mostra face social: campanha para enfatizar segurança veicular. Julho, mês das férias, foca nas crianças para educar os pais a não utilizar o celular ao dirigir e a importância do uso dos cintos de segurança no banco traseiro.
Público – Em postos de combustível nas estradas paulistas, com profissionais caracterizados como patrulheiros, convidam as crianças a assistir vídeo educativo e ganhar um kit de Patrulheiro Mirim, incluindo talão de multas.
Varejo – Grupo PSA – Peugeot-Citroën, em recuperação econômica, entrará no mercado de Pós Vendas Multi Marcas, fornecendo peças, 9.000 itens para diversas marcas. Oficinas em 13 países, 1M de clientes.
Quase – ZF de caixas de marchas fará no Brasil mecanismo automatizador para transmissão manual Ecomid 9 marchas. Atende à crescente demanda por transmissões automáticas a menor custo e facilidade de manutenção. Invenção – Engenheiros da Cummins Brasil, fábrica de motores diesel, criaram sala de testes de polias. Reduz tempo de avaliação de 12 peças / 50 dias para 16 peças / 25 dias.
Atração – Ferrari 365 GT 2+2, carroceria Pininfarina, primeiro civilizado para público extra corridas, atração no leilão Russo and Steele, nas festas da semana santa antigomobilística, os eventos de Pebble Beach, California,18 a 20 agosto.
Quase – Atração adicional ao automóvel contendo direção hidráulica, suspensão auto ajustável, motor V 12, 4,4 litros, 320 cv, três carburadores duplos Weber, é proximidade com o agente 007: foi de Albert Broccoli, diretor da franquia, e apesar da direção à esquerda, tem licença inglesa, ARB 007.
Retífica RN – Coluna passada falou da exportação dos BMW X1 catarinense aos EUA. Digitação errada: 10 mil unidades.
Registro – 11 de julho marcou 20 anos do fim da produção do VW sedan, ou Fusca. Renascido para se integrar ao plano do então presidente Itamar Franco em criar carros baratos para fomentar mercado, teve períodos distintos no país.
Como foi – Montagem de 1950 a 1956 pela Brasmotor, então representante exclusiva; 1953 a 1958 pela Volkswagen em modestas instalações no bairro do Ipiranga; 1959 a 1986 pela VW na fábrica de São Bernardo; 1993 a 1996, VW, nas antigas instalações da Vemag, no Ipiranga. No total, crê-se em 3,3 milhões de unidades nos três endereços e nas três séries.
Gente – Marco De Bari, 53, fotógrafo de automóveis da revista 4 Rodas, passou. OOOO Queda do equipamento de iluminação no estúdio onde fazia fotos. OOOO Marcio Stefani, jornalista, adequação. OOOO Novo editor de AutoData, com a saída dos outros sócios fundadores, seu irmão S. Stéfani e Vicente Alessi. OOOO José Roberto Generoso, academicamente preparado, novo Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Ministério das Cidades. OOOO Domingos Boragina, diretor comercial da Peugeot, mudança. OOOO Diretor de Desenvolvimento de Rede da PSA. Tem experiência. Fazia isto na rede Citroën. Trabalho duplo. OOOO Depurar rede e atrair interessados é o desafio do cenário. OOOO Frederico Bataglia, diretor de marketing na Peugeot, novo titular comercial da marca. OOOO
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Mercedes fará centro de vans e picapes na Argentina
Fábrica alemã informou a Maurício Macri, presidente da Argentina, grandes planos para operar nesse país o Centro de Competência Regional, 9º em atividade no mundo e primeiro na América do Sul. Considera a capacidade do mercado continental, e quer fazer desenvolvimento, produção e distribuição. Mercedes já produziu na Argentina mais de 280 mil Sprinter; desde julho de 2015 iniciou fazer o versátil Vito; e Volker Mornhinweg, presidente da Mercedes-Benz Vans informou, em 2018 a operação incluirá picape da marca.
Operação será liderada por Roland Zey, executivo, ex-diretor de vendas, implantador da operação Sprinter na Argentina, depois presidente da Mercedes local. Transferido à Alemanha para planificar e desenvolver o negócio de vans, retorna à Argentina como Diretor Gerente do Centro, e missão específica de superintender desenvolvimento, ampliar mercados e garantir serviços de pós venda para América do Sul, Latina, Caribe, reportando-se diretamente à divisão na Alemanha. Joachin Maier continua presidente e encarregado de caminhões e ônibus.
A operação Mercedes na Argentina foi a primeira da empresa fora do país de origem, e sua ligação com o país é densa, incluindo a presidência ter sido exercida pelo ídolo Juan Manuel Fangio, penta campeão mundial, e manter-se como principal patrocinadora do Museu montado pelo automobilista em Balcarce, sua terra natal.
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