BMW E TOYOTA PARCERIA PARA DESENVOLVER MOTOR A HIDROGÊNIO

Há 12 anos a BMW e a Toyota colaboram para desenvolver motor com células de hidrogênio.
Atualmente trabaqlhqam na terceira geração de células de hidrogênio.
Oliver Zipse,Chairman da BMW declarou que o primeiro carro a hidrogênio (FCEV) deverá ter produção em série em 2028.
Além de células de hidrogênio também estão sendo desenvolvidos componentes do motor e os especiais tanques para armazenamento.
As células de hidrogênio geram eletricidade quando o hidrogênio em estado gasoso reage com o oxigênio filtrado do ar condicionado.
Assim é criada a pilha de hidrogênio cuja energia abastece o motor elétrico.
Por sua vez a Toyota em 2014 lançou o Mirai,carro da primeira geração de combustão a hidrogênio.
A segunda geração do modelo foi lançada em 2021.
Koji Sato, Presidente da Toyota Motor Corporation informa que a empresa aguarda a terceira geração de células a hidrogênio para atualizar o Mirai.
A BMW para realizar testes criou uma frota piloto de 100 iX5 Hydrogen espalhada pelo mundo.
Para tornar o projeto economicamente viável será necessário um volume mínimo para ambas as marcas bem como para outros.
RENAULT R5 E-TECH COMPACTO ELÉTRICO 2025
O modelo original do Renault R5 data de 1970.
O atual modelo 2025 tem também versão 100% elétrica.
O atual R5 E-tech,100 % elétrico mede 3,92m de comprimento, 1,77m de largura e entre-eixos de 2,54m.
Tem capacidade de 326 litros no porta-malas, rodas de 18 polegadas com pneus 195/55 R18.
Trata-se do primeiro modelo montado na plataforma AmpR small.
A versão com bateria de 40KWh pesa 1350kg e a de 52 KWh pesa 1450 kg.
O motor elétrico entrega 150 cv e seu torque é de 25 kgfm.
Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e tem velocidade máxima de  150 km/h.
Com a bateria menor a autonomia é de 300 km e com a maior chega a 400 km/h.
LAND ROVER DEFENDER DISPUTARÁ DAKAR EM 2026
Em 2026 o Defender participará do Dakar,evento mais desafiador do mundo.
Além de participar das etapas o JLR Defender será também o veículo oficial do Rally de 2025 a 2028.
Uma frota de 6 Defender especialmente preparados estará presente como veículos de reconhecimento.
Os Defender também serão utilizados na frota de transporte para os oficiais e para a mídia VIP.
O Land Rover na forma rústica foi produzido de 1948 a 2016.
O Defender assumiu então as funções do Discovery que atuava como SUV familiar robusto mas confortável.
James Barclay,Diretor da JLR Motorsport declarou: “Trata-se do Everest (pico máximo) do automobilismo onde sucesso depende de condição humana nas condições mais difíceis. Trazer o 4×4 mais icônico para o rally também icônico é uma combinação perfeita.”
SUCESSOR NO BRASIL DO FORD ECOSPORT PODERÁ SER O PUMA EUROPEU 
O Puma poderá vir para ser vendido no Brasil em sua versão semi-híbrida.
O Puma é construído na fábrica da Ford Europa em Cracóvia na Romênia.
O motor do Puma é o Eco Boost ,3 cilindros semi-híbrido conectado a um pequeno motor elétrico que substitui o alternador.
Na Europa entrega 155 cv de potência com torque de 24,7 kgfm.
A transmissão de 7 marchas automatizada utiliza dupla embreagem.
No interior tem central multimídia de 12 polegadas com sistema SYNC4 da Ford.
Jaroslav  Sussland 

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