EDUARDOPINCIGHER

Eduardo Pincigher é jornalista formado pela PUC-SP e atua no setor automotivo desde 1989, com passagens em diversas publicações e montadoras. Hoje trabalha como assessor de imprensa por intermédio de sua agência de comunicação.

Eduardo Pincigher

A polêmica do design retrô em motos e carros

Sempre fiquei encafifado com diferenças substanciais entre o consumidor de motocicletas e o de automóveis. Como sou assíduo cliente dos dois tipos de veículos...

Carta aberta aos haters de carros elétricos

Há algumas semanas que eu não arrumava encrenca. Vinha fazendo até textos comportadinhos, sem polêmicas. Mas convenhamos. O conhecimento emerge após o embate de...

Os cinco carros mais exóticos que eu já guiei

Vamos definir o que é exótico. Meu intento, hoje, é destacar o que tive a oportunidade de testar ao longo da minha carreira que...

“Pai, eu vi um Alfa…”

Em meados dos anos 70, o ‘Eduzinho’ aqui já era um autêntico apaixonado por automóveis. Passava horas enfileirando a coleção de Matchbox pelo chão...

Equívocos inexplicáveis do mercado automotivo brasileiro

Anos atrás, aprendi uma palavra que define com exatidão o tema que quero abordar na coluna de hoje: idiossincrasia. O dicionário concede dois significados....

Sobre Track Days e preparação de motores em carros de rua

Vou te convidar para um resumo bem enxuto sobre a evolução na preparação de motores nas últimas décadas. Óbvio que a complexidade do tema...

Saudade dos roadsters dos anos 90

Termo cunhado pelos norte-americanos nas primeiras décadas de produção do automóvel, mais de um século atrás, o roadster nasceu nas pistas e logo ganhou...

VW Tera estreia no Carnaval do Rio. Por que tanto barulho?

Qualquer brasileiro que se interessa e acompanha minimamente o mercado automotivo não escapou da imagem da atriz e apresentadora Sabrina Sato, desfilando na Marquês...

Conheça a estrutura de preços dos carros, incluindo margem da fabricante

Hora de voltar ao tema do porquê os carros são tão caros no Brasil. Vamos decompor a estrutura de preços em detalhes. Imagine que...

Os carros mais feios do mundo

Vivíamos em outro planeta algumas décadas atrás. Veja o caso da imprensa automotiva. Sem as facilidades que surgiram com a internet, o volume de...

Edu, qual carro eu compro?

Há 34 anos atuo no jornalismo especializado em automóveis. Você faz uma vaga ideia de quantas vezes ouvi a pergunta: “Edu, qual carro eu...

Compre um “resto de rico” e seja feliz

Se você não é apaixonado por automóveis e só precisa de carro para ser conduzido do ponto A ao B, sem maiores interesses, vou...

Carros que saíram de linha, não tiveram sucessores e deixaram saudade

Quando me preparo semanalmente para escrever essa coluna, a criação acontece de um jeito curioso. Nasce com uma ideia. E evolui. Geralmente acaba tratando...

Carro zero está caro? Só que os maiores culpados não são os fabricantes

Os carros zero km estão muito caros no Brasil. Todo mundo diz isso, inclusive. Mas, geralmente, a culpa é atribuída às supostas altas margens...

O design ficou mais pobre. Entenda o porquê

Lançar um olhar hoje sobre o design automotivo é motivo de frustração, pelo menos para mim. Opinião sobre Design é sempre algo muito particular,...

Carro de luxo é picape média no Brasil

Ouvi essa tese do Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, quando ele preparava o lançamento da picape Hunter, alguns meses atrás. “O...

Um palpite sobre o futuro dos carros populares

Sinto enorme falta de carros populares no mercado brasileiro. Tanto que vou arriscar um palpite do que pode acontecer no futuro desse segmento. Mas,...

Rebranding: solução genial… ou última chance?

É bem verdade que o tom midiático anunciado pela Jaguar no início deste mês para informar o que “ela quer ser daqui pra frente”,...

Carro rebaixado, caminhão arqueado e moto com guidão seca-sovaco: mau gosto no trânsito

Isso vai dar uma tremenda chiadeira... Mas vamos em frente. Colunista existe pra criar polêmicas, não? Descobri recentemente, depois de um estudo aprofundado em árvores...

O mundo só anda de SUVs, hatches, sedãs e picapes. Mas há nobres e honrosas exceções

Com a expansão de marcas orientais mundo afora nas últimas décadas (primeiro as japonesas, depois as sul-coreanas e, em breve, adivinhe quem vem...), o...

Quer apostar? Os híbridos vão depreciar muito mais que os elétricos daqui a 10 anos

Tenho esbarrado em alguns levantamentos que apontam a acentuada desvalorização de carros elétricos, principalmente quando você os compara aos híbridos. Acho que isso vai...

Picapes a gasolina são muito melhores! Mas só eu acho isso

Por ordem expressa do meu pai, eu tive uma F1000 Turbodiesel 1991 em sociedade com ele, em meados dos anos 90. Tinha que obedecer....