Exposição “Bardi 125 – uma autobiografia em casa” homenageia os 125 anos de Pietro Maria Bardi

Realizada pelo Ministério da Cultura, Grupo Comolatti e Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, a exposição será na Casa de Vidro

A exposição que abre na Casa de Vidro, é uma homenagem aos 125 anos de nascimento de Pietro Maria Bardi (1900- 1999), uma das figuras mais emblemáticas da cena cultural brasileira.

Giancarlo Latorraca e Jayme Vargas assinam a curadoria da exposição que propõe uma imersão na vida, nas ideias e na obra do crítico, marchand, museólogo italiano, naturalizado brasileiro que, ao lado de Assis Chateaubriand, foi responsável pela criação de um dos maiores legados culturais do país: o MASP.

Instalada na Casa de Vidro, residência projetada por Lina Bo Bardi em 1951, a mostra se apresenta como uma espécie de autobiografia em movimento, em que objetos, documentos, fotografias, livros e trechos de textos, entrevistas e imagens do próprio Bardi compõem um retrato íntimo de seu pensamento e trajetória, conjugados à reconstituição do ambiente a partir de recortes da época, em especial da década de 1990, quando ainda habitada pelo casal Lina e Pietro, mesclando, com a mesma distinção e categoria, objetos do cotidiano, obras de arte e mobiliário.

Para os curadores, a ideia central da mostra é resgatar a presença viva do Professor Bardi, como ficou conhecido, na Casa de Vidro. Memória e ambiente se articulam na voz e pensamento do Professor, revelando a sua atualidade, irreverência e ousadia que atravessam o século.

A expografia tem como destaque os suportes desenhados por Lina Bo Bardi na década de 1960 para o MAM-BA, que em conjunto com as vitrines, interferem com leveza no espaço, destacando-se da ambientação recriada e as obras “Bardi Para Sempre”, de Siron Franco, e “Náiades”, de Maria Bonomi, produzidas originalmente para o centenário de Pietro Maria Bardi em 2000.

Serviço:

Bardi 125 – Uma autografia em Casa

Realização: Ministério da Cultura e Instituto Bardi

Patrocínio: Grupo Comolatti

Curadoria: Giancarlo Latoraca e Jayme Vargas

Abertura:  Casa de Vidro – 25 de outubro de 2025

Das 11h às 15h

Entrada gratuita

Endereço: Rua General Almério de Moura, 200- Morumbi, São Paulo, SP

Visitação: Quinta a sábado: 10h, 11h30, 14h e 15h30

Última quarta-feira do mês: visitas guiadas gratuitas

Ingressos: casadevidro.byinti.com, com agendamento prévio.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes