Com o tema Vinhos de Lisboa – A Nova Alma dos Botecos, tradicional evento retorna à cidade, nos dias 11 e 12 de outubro, e promove a harmonização de petiscos tradicionais com cerca de 20 rótulos daquela região portuguesa. Programação inclui rodas de samba e dois shows especiais do Bloquinho Gente Miúda para as crianças
Um festival que reúne em um só lugar alguns dos botecos mais amados de São Paulo, shows de samba e Vinhos de Lisboa.
Essa é a proposta da nova edição especial do Festival Cultura de Boteco – Vinhos de Lisboa, que acontece nos dias 11 e 12 de outubro, das 12h às 19h, no MIS Experience, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com entrada gratuita. Organizado pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), o festival se consolida como o programa ideal para toda a família no feriado.
Com o tema “A Nova Alma dos Botecos”, esta edição do Festival Cultura de Boteco é uma parceria da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco com a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa e traz como principal novidade a harmonização gastronômica de petiscos tradicionais com vinhos brancos, tintos e rosés produzidos naquela região portuguesa.
O público poderá provar cerca de 20 rótulos de vinhos da Adega da Azueira, da Adega do Redondo e da Adega da Vermelha enquanto degusta receitas de botecos premiados como Bar do Luiz Fernandes e Rota do Acarajé e de estabelecimentos convidados, como a Ceci (três vezes eleita a melhor padaria de São Paulo no concurso Padocaria-SP) e a Varanda 228, eleita a melhor pizzaria de São Paulo pelos público paulistano no concurso SP8 Pizza 2025.
“A parceria com os Vinhos de Lisboa vai nos permitir criar algo inédito em São Paulo: combinar o melhor de nossa gastronomia raiz com a qualidade e o frescor dos vinhos da região de Lisboa”, diz o jornalista Miguel Icassatti, criador do Festival Cultura de Boteco. “O vinho é um alimento que traz séculos de cultura e história. Não é preciso ser nenhum entendido no assunto para saboreá-lo junto de amigos, enquanto curte um fim de semana de música e gastronomia com a família”.
Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, complementa: “Trazer os Vinhos de Lisboa para São Paulo e colocá-los lado a lado com a rica tradição dos botecos paulistanos é celebrar a diversidade e mostrar que o vinho pode estar presente em todos os momentos da vida. Os Vinhos de Lisboa carregam a alma de uma região marcada pelo Atlântico — o mar que molda o nosso clima, inspira a nossa frescura e sempre nos ligou ao mundo. Essa energia marítima, que dá identidade única aos nossos vinhos, encontra aqui um novo porto de chegada, em harmonia com a hospitalidade e a convivialidade da cultura brasileira.”
André Sturm, diretor-geral do MIS Experience, finaliza: “Estamos muito felizes de o MIS Experience receber esta edição do Festival Cultura de Boteco. Queremos sempre oferecer experiências no museu e, em botecos, temos algumas das melhores. Uma junção perfeita.”
Entre os botecos e casas confirmadas, estão nomes que representam a diversidade e a tradição da gastronomia de várias regiões de São Paulo. Confira:
- Arais do Carlinhos (Brás): vai servir versões do arais (sanduíche de cafta no pão sírio).
- Bar do Luiz Fernandes (Mandaqui): ícone da Zona Norte, vai servir o campeoníssimo bolinho de carne, entre outros petiscos.
- Ceci Panificadora (Planalto Paulista): a padaria tricampeã do concurso Padocaria-SP marca presença com sanduíches de mortadela, churrasco com queijo e empadinhas, entre outras delícias.
- Dr. Costela (Itapecerica da Serra): o chef Celso Frizon vai levar o seu famoso sanduíche de costela desfiada com queijo.
- Gastronomia Periférica: o projeto social comandado pelo chef Edson Leite vai servir petisco de pirarucu a casaca com molho de pimenta e sanduíche de pernil de cordeiro com maionese.
- Hilda Botequim (Vila Ipojuca): a chef Alessandra Ramos prepara a ótima porção de torresmo e o delicioso sanduíche buraco quente no molho de cerveja preta.
- Linguiçaria Real Bragança (Bragança Paulista): a charcuteira Patricia Polato leva diversas opções de lanche feitas com linguiça artesanal direto de Bragança Paulista.
- Rota do Acarajé (Santa Cecília): a chef Luisa Saliba comanda um time de baianas que serve um bem servido acarajé no prato.
- Varanda 228 (Vila Romana): a melhor pizzaria de São Paulo, segundo votação do público no SP8 Pizza, vai levar a pizza broto de mussarela e três sabores de pizza frita: alcachofra com fiore di latte e tomate seco; mortadela italiana, pistache e stracciatela ao molho de mostarda dijon; e napolitana (mussarela com tomate cereja e pesto).
Além da harmonização da gastronomia dos botecos com os vinhos de Lisboa, o Festival Cultura de Boteco terá atrações musicais para todas as idades. Tanto no sábado (11) como no domingo (12), em comemoração ao Dia das Crianças, a atração será o Bloquinho Gente Miúda, maior bloco de carnaval infantil de São Paulo, comandado por Kel Figueiredo e Manoel Filho. No repertório, um show especial com clássicos do universo infantil e a energia contagiante dos ritmos brasileiros. E o samba de raiz será o ritmo a dar o tom nos dois dias:
- Sábado (11/10): o palco recebe o grupo Tirambaço, revelação da nova cena do samba paulistano, com um repertório que reverencia os grandes mestres.
- Domingo (12/10): a festa se encerra com a força do Samba pros Orixás, grupo que resgata a cultura africana através de sambas, ijexás e jongos.
“O Boteco é um dos pilares da gastronomia brasileira, é cultura e é empreendedorismo. O vinho também é cultura e, consumido com moderação, está presente em momentos de celebração, entre amigos e família. Por tudo isso, criamos um programa em que os todos poderão desfrutar da autêntica cultura de boteco, com petiscos e vinhos incríveis, além de boa música, sem se preocupar onde deixar os filhos”, diz Miguel Icassatti, organizador do festival. “É um evento para a família inteira e com entrada franca.”
Serviço:
Festival Cultura de Boteco – Vinhos de Lisboa
Data: 11 e 12 de outubro de 2025
Horário: 12h às 19h
Local: MIS Experience – R. Cenno Sbrighi, 250 – Água Branca, São Paulo
Entrada: Gratuita


