Fórmula E e FIA revelam Calendário 2025/26 com recorde de 18 corridas

Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E começa em dezembro de 2025 e vai até agosto de 2026

Fórmula E e FIA anunciaram hoje o primeiro calendário provisório para a Temporada 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, após a validação da reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.  Apresentando a maior extensão de temporada até agora, com 18 corridas em 12 cidades globais, destacando novas provas em Madri e no Autódromo Internacional de Miami.

Quebrando recordes, a Temporada 12 do campeonato totalmente elétrico começa em 6 de dezembro de 2025 nas ruas vibrantes de São Paulo, antes de retornar à Cidade do México, em janeiro. A Fórmula E faz sua primeira aparição no Autódromo Internacional de Miami, em 31 de janeiro, levando a corrida de rua elétrica em alta velocidade para perto de um dos mais amados centros esportivos dos Estados Unidos, na Costa Leste. A garantia de uma corrida no local segue a entrega bem-sucedida do evento EVO Sessions, em março de 2025. 

Em fevereiro, haverá uma rodada dupla noturna sob as luzes de Jeddah, na Arábia Saudita, enquanto Madri estreia no calendário em março, no histórico Circuito de Madri-Jarama. É a primeira vez que a Fórmula E corre na capital espanhola – e o primeiro evento de Campeonato Mundial de automobilismo realizado na cidade em 37 anos, desde 1989. 

Entre as sedes que retornam, temos Berlim, Tóquio e Xangai, cada uma delas sediando fins de semana de rodada dupla, enquanto Mônaco continua como a joia da coroa do automobilismo, sediando duas corridas consecutivas no icônico circuito de rua – apenas a segunda vez em que provas de Campeonato Mundial serão feitas em sequência no Principado, após a estreia do formato em maio último. 

A temporada termina mais uma vez em Londres, com uma rodada dupla no Excel, nos dias 15 e 16 de agosto de 2026, encerrando o fim da era GEN3 Evo.  

Duas outras localidades para completar o calendário estão aguardando confirmação pública, já que as negociações finais estão em andamento com as autoridades locais antes das próximas reuniões do Conselho Mundial de Automobilismo, no final do ano, quando o calendário final será revelado e ratificado.  

Sustentabilidade tem sido fundamental para o planejamento e a realização do calendário, com agrupamentos continentais de eventos nas Américas, Europa e Ásia/Região do Pacífico para reduzir a logística de transporte de carga, bem como as emissões de CO2, além de maximizar a eficiência entre as regiões. 

Calendário 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes