Fórmula E: teste para mulheres levou 14 pilotos à pista

O Teste Para Mulheres faz parte da estratégia de longo prazo da Fórmula E para remover barreiras e expandir as oportunidades para mulheres no campeonato de carros 100% elétricos

 A Fórmula E e a FIA realizaram seu segundo Teste Exclusivo para Mulheres, nesta sexta-feira, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, dando a 14 pilotos de elite a oportunidade de testar o carro GEN3 Evo da Fórmula E. A americana Chloe Chambers foi a mais rápida, pilotando para a Mahindra Racing. Nerea Martí (que testou pela mesma equipe de Felipe Drugovich) foi oitava, com Marta García (pela equipe de Lucas do Grassi) ficando na 10ª posição. 

Ao longo das duas sessões de testes, nove das pilotos registraram tempos de volta que ficaram a apenas décimos de segundo na comparação com os tempos dos pilotos oficiais da Fórmula E, comprovando mais uma vez o quão importante é ter tempo de pista para testar, desenvolver experiência e confiança no carro. 

Chloe Chambers (Mahindra Racing) registrou o melhor tempo geral de 1:22.767s, durante a segunda sessão. Chambers, que atualmente compete na F1 Academy, possui um currículo de sucesso nas pistas e tem trabalhado em estreita colaboração com a equipe Mahindra, que também liderou os testes dos pilotos oficiais. 

Abbi Pulling (Nissan), que foi a mais rápida no teste inaugural com mulheres do ano passado, ficou apenas 0,064s atrás do tempo de Chambers, com Bianca Bustamante (CUPRA KIRO) registrando o terceiro melhor tempo.  

Alice Powell (Envision Racing), que perdeu grande parte da tarde devido a um problema no sistema de bateria de seu carro, terminou em quarto lugar, à frente de sua companheira de equipe Ella Lloyd, em quinto. Jamie Chadwick (Jaguar TCS Racing), Tatiana Calderon (Citroën Racing) e Nerea Martí (Andretti Formula E, a mesma equipe do brasileiro Felipe Drugovich) vieram em sexto, sétimo e oitavo lugares, respectivamente. 

Juju Noda (Jaguar TCS Racing) terminou em nono lugar em sua estreia na Fórmula E, enquanto Marta García (Lola Yamaha ABT, mesma equipe do brasileiro Lucas do Grassi) completou o Top 10.  

Gabriela Jilkova (Porsche) ficou em 11º, com sua companheira de equipe Janina Schall em 13º. Jessica Edgar (DS PENSKE) e sua companheira de equipe, Lindsay Brewer, terminaram em 12º e 14º, respectivamente. 

As duas sessões de seis horas fizeram parte do programa de Testes Oficiais de Pré-Temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E da Temporada 12 (2025/26).  

Essa segunda edição do Teste Exclusivo para Mulheres, após uma estreia bem-sucedida na temporada passada, proporcionou às pilotos de elite a oportunidade de desenvolver suas habilidades nos mesmos carros dos pilotos oficiais. 

O Teste Exclusivo para Mulheres faz parte da estratégia de longo prazo da Fórmula E para eliminar barreiras e ampliar as oportunidades para mulheres no campeonato de carros elétricos. Além das duas sessões de teste, as pilotos também desempenharam um papel importante na preparação das equipes para a próxima temporada.  

Elas participaram de reuniões e análises técnicas, bem como de coletivas de imprensa, entrevistas para transmissões e produção de conteúdo para redes sociais, adquirindo experiência em todas as áreas da equipe, para aumentar sua visibilidade no automobilismo de alto nível e na indústria esportiva em geral. 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes