XIX Fenatran 2013: as novidades que chegam no mundo dos utilitários

XIX Fenatran 2013: as novidades que chegam no mundo dos utilitários

Começou a 19ª Fenatran 2013 (Salão Internacional de Transportes) que abre as portas hoje, dia 28 de outubro, e vai até sexta-feira, dia 1º de novembro. Esta edição tem como tema central os transportes na rota das sustentabilidade. Muitas novidades e lançamentos estão a mostra ao público.
Um dado interessantes são os números da ANFAVEA: nos primeiros nove meses deste ano, cerca de 115 mil utilitários foram licenciados, ou seja, 13,6% acima dos números do ano passado no mesmo período. Quanto a produção ocorreu uma aumento de 50,9% o que significa 149, 1 mil unidades fabricadas. Assim, a tendência é de crescimento contínuo para o próximo ano. Confira as novidades setor de utilitários a mostra na 19ª Fenatran:
Iveco
ivecostralis_hi-way_19735
A empresa apresentou a nova geração Tector Economy e reforçou seu principal lançamento do ano: o extrapesado Stralis Hi-Way. Outro destaque foi o lançamento da Geração Tector Economy, que apresenta reduções de até 5% no consumo de combustível com duas novas versões do semipesado: 15 toneladas e Stradale, com motor de 300 cavalos. Além destes, foram lançados três novos caminhões: o Tector Attack 280, o off-road Trakker de entrada e o Stralis Ecoline de nove litros com câmbio automatizado de série. Complementando, há também o leve Daily e o médio Vertis HD.
 

Iveco Tractor

Iveco Tractor


 
Hyundai
hyundaHD78_4x4
O destaque da CAOA Hyundai na feira é o HD78 4X4, uma adaptação do conhecido comercial leve HD78, equipado com motor Euro V, tração integral nas quatro rodas e tecnologias desenvolvidas exclusivamente para este veículo que alia qualidade e economia ao custo-benefício. O interior do veículo foi desenvolvido por profissionais de transporte e testado em todo tipo de estrada. Seu grande diferencial é a capacidade de carga, com o peso bruto total (PBT) de 7800 kg. A empresa exibe também o comercial leve HR, modelo ideal para as empresas que necessitam de transporte rápido para suas mercadorias, de micro até grande porte. Além da nova motorização, menos poluente e mais eficaz, a marca aperfeiçoou o conforto, a conveniência ao agregar no modelo vidros com acionamento elétrico e câmbio manual com seis velocidades.
 
Scania
scaniaR480_LA6x4_Stremline_Highline

Scania R480 Stremline


A Scania lança ao mercado um novo conceito de solução de transporte, o Streamline, em que produtos e serviços são oferecidos juntos para o cliente. O Scania Streamline está disponível para as cabines rodoviárias G, R e R Highline e proporciona grandes avanços em termos de economia de combustível, disponibilidade e rentabilidade. A marca aproveita o lançamento para mostrar a quarta geração de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico. A fabricante também apresentou o novo R 620 8×4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310 6×4. Tendo a sustentabilidade como foco em seus produtos, o motor etanol da Scania, tecnologia pioneira e ainda única para comercialização na América Latina, tem destaque especial no estande da marca.
Scania G440

Scania G440


Renault
Novo Renault Master Furgão

Novo Renault Master Furgão


A empresa mostrou seus novos comerciais leves e anunciou mais uma venda de Kangoo Elétrico no país. Com o Novo Master e Kangoo a marca oferece ao segmento modelos com baixo custo de manutenção, robustez mecânica e motores eficientes, principais exigências dos consumidores brasileiros que utilizam os veículos como ferramenta para o trabalho. O Kangoo está disponível em duas versões de série, com e sem porta lateral, e duas opções de transformações: ambulância simples remoção com porta lateral e isotérmico sem porta lateral. Entre os destaques também está o Kangoo Z.E., furgão 100% elétrico, sucesso de vendas na Europa. O modelo, que dispensa o uso de combustível fóssil, comprova que a mobilidade elétrica deixou de ser coisa do futuro. Na coletiva, a Renault anunciou a venda de seis unidades do modelo para a FedEx, maior empresa de transportes expressos do mundo, que vai utilizar os veículos em suas operações nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de janeiro de 2014.
Renault Kangoo ZE

Renault Kangoo ZE


Mercedes-Benz:
mercedesbenzSprinter Van 20+1 (5)
A Mercedes-Benz do Brasil irá investir aproximadamente R$ 1 bilhão no biênio 2014 e 2015 em suas fábricas de caminhões e ônibus no país. Este expressivo volume de recursos será destinado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização da linha de caminhões extrapesados Actros, otimização de processos e modernização de áreas de produção, entre outras. Também compõem esse forte plano de investimentos projetos de cunho social e ambiental. A empresa trouxe para a feira oito caminhões e dois modelos Sprinter. A grande novidade foi o Actros 4160 AK SLT, equipado com motor V8 de 598 cv e 2.800Nm. Com tração 8×8, esse robusto veículo tem capacidade máxima de tração de 250 toneladas. Entre eles destacam-se o caminhão leve Accelo 1016 com terceiro eixo, único VUC com capacidade para transportar 13 toneladas e o primeiro do segmento de leves com ABS de série, juntamente com o Atego 2430 Econfort, primeiro semipesado a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift. Na linha de extrapesados, a empresa apresentou o Axor 1933 4×2 com câmbio PowerShift com nova função EcoRoll e Power Mode; o novo Axor 3131 para severas operações da construção civil; além de diversos aprimoramentos de conforto e economia para toda a linha Axor.
MAN
Malagrine
A MAN Latin America, líder no mercado brasileiro de caminhões e uma das maiores exportadoras do produto do País, apresenta 14 novos produtos na Fenatran com destaque para os cavalos mecânicos produzidos pela empresa. A linha ganha mais potência, com os modelos Constellation 19.420, 25.420 e 26.420. Além do mo­tor Cummins de 420 cavalos, os veículos chegam equipados com a transmissão automatizada de série V-Tronic. Os mo­delos Volkswagen de 330 e 390 cavalos, já consagrados no mer­cado, também poderão ser equipados com a transmissão. A versão leito teto baixo da cabine Constella­tion completa as novidades da linha. A avant première da feira fica com o cavalo mecânico TGX 29.480 6×4, com previsão de lançamento para meados de 2014. O veículo, perfeito para operações de longas distâncias, será o mais potente de toda a linha, com uma das melhores relações potência versus consumo de combustível do mercado, e oferece o que há de mais moderno e sofisticado em transporte de cargas, com níveis de conforto e segurança comparáveis aos de um automóvel de luxo.
mann_MG_3549
 
Fiat
Novo Fiat Uno Furgão

Novo Fiat Uno Furgão


Empresa líder há onze anos no mercado brasileiro de comerciais leves, a Fiat Automóveis apresenta dois importantes produtos para o segmento: o Novo Uno Furgão e o Novo Fiorino, inteiramente renovado e mais moderno. O Novo Uno Furgão recebeu novas motorizações, agora com propulsores 1.0 e 1.4 EVO Flex. Trata-se de uma nova opção de transporte de volumes para pequenos empreendimentos como padarias, floriculturas, entregas rápidas e serviços de manutenções. Também está sendo apresentado no evento o Novo Fiorino, que contará com novo design a partir da versão 2014 e será lançado no final de novembro no mercado brasileiro. Entre as versões presentes no Salão, um Novo Fiorino transformado em ambulância exemplifica a versatilidade do novo veículo.
 
 
Volvo
volvo42_FH 16
Um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, a Volvo apresentou novidades em caminhões e soluções de transporte. A começar pelo FH16, o caminhão mais potente do mundo, com um motor de 16 litros e 750cv, indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis. A Volvo também está exibindo os seus novos caminhões VM. Além dos novos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a empresa produzirá nas configurações 8×2 e 8×4. O visual mudou completamente, a cabine tem uma aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente. A Volvo ainda está expondo o primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil: um FM 460cv, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel.
volvo134_FH
 
Ford
A Ford C
fordNova Transit 2014 (15)aminhões apresentou a nova Transit 2014, antecipando a nova tendência de design da linha de vans da marca. A empresa também mostrou o lançamento do Cargo 1119, além da renovação do líder do segmento de caminhões leves, o Cargo 816. A linha de caminhões novos também conta com os extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042, que acabam de chegar ao mercado brasileiro. Além da exposição estática, o modelo extrapesado pode ser acelerado em um teste dinâmico inédito, em um dinamômetro. Na área externa do salão, os dois modelos também estão disponíveis para test-drive. A linha Ford Cargo 2014 na Fenatran se completa com os novos modelos para as chamadas aplicações vocacionais: o Novo Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos, o Novo Cargo 2629 betoneira e o Novo Cargo 2429 com caixa de nove marchas. A Ford mostrou ainda a Série F, que será relançada em 2014 com novos motores Euro 5.
fordCargo 2842 6X2 (39)
 
DAF
daf_3
Empresa apresentou o XF105 fabricado no Brasil e mostrou as futuras linhas CF e LF. Líder no mercado europeu no segmento de cavalos mecânicos e recém-instalada no Brasil, a fabricante marcou presença na feira com o modelo extrapesado XF105, fabricado na unidade de Ponta Grossa (PR), o pesado CF e o semi-pesado LF. A fabricante trouxe também o Super Space Cab, a maior e mais espaçosa cabine da marca, que chega ao mercado nacional em 2014.
daf_2
 
Metro Shacman
shacman385422
Marca originária da China, agora produzindo seus utilitários aqui no Brasil, a Metro Shacman mostra sua linha de caminhões composta pelos cavalos mecânicos Shacman TT 420 6×4 e TT 440 6×6 e mais o  TT 385 4×2. No local da empresa, destaque para o conceito TT 440 6×4 que conta já com componentes nacionais como o motor Cummins ISM 11P7 de 440 cv de potência. A empresa também anuncia os preços de venda dos caminhões da linha Shacman durante a Fenatran 2013. Ao longo da exposição, o modelo básico da linha, o cavalo mecânico TT 385 4×2, será vendido a R$ 200 mil, enquanto que o TT 385 6×4 custará R$ 210 mil, o mesmo valor do modelo LT 385 6×4 (cabine-chassi). O preço do cavalo mecânico Shacman TT 420 6×4, com 420 cv de potência, está fixado em R$ 220 mil.
Serviço:
19ª Fenatran 2013 (Salão Internacional de Transportes)
Data: 28/10 a  01/11 de 2013
Horário de vistação: das 13h00 às 21h00 
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi- Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo/SP

Sem Comentários

Insira um Comentário