Parabéns a você: Fábrica Anchieta, da Volkswagen, completa 54 anos!

Parabéns a você: Fábrica Anchieta, da Volkswagen, completa 54 anos!

imagem610
Primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, e sede da empresa no País, a Anchieta, em São Bernardo do Campo, completa 54 anos em 18 de novembro com um balanço positivo em termos de sustentabilidade, graças a processos mais eficientes. Apenas nos últimos cinco anos, a fábrica já economizou 401.326 MWh de energia elétrica, que equivale ao abastecimento por um ano de uma cidade com aproximadamente 140 mil habitantes, como  Itu ou São Caetano do Sul, em São Paulo. Em termos de água, no mesmo período, foram economizados cerca de 1.682 milhões de litros, suficientes para encher 67 piscinas olímpicas. No que se refere a metal, foram recicladas mais de 294 toneladas, que seriam suficientes para a construção de 41 estádios do Maracanã.
Por meio de uma série de iniciativas inovadoras, a unidade tem conseguido alcançar ótimos resultados em economia de recursos naturais e dá um passo adiante com o lançamento do conceito mundial “Think Blue. Factory.” no Brasil, que é um conjunto de iniciativas realizadas no processo produtivo com a meta de melhorar em 25% os seguintes indicadores ambientais: consumo de água, uso de energia elétrica e térmica, geração de resíduos, emissões de CO² e de solventes até 2018, em relação a 2010.
imagem610 (1)
“O compromisso com o meio ambiente sempre foi uma responsabilidade da nossa empresa. Além de cuidarmos do nosso planeta e garantirmos a qualidade de vida das futuras gerações, a sustentabilidade também é uma vantagem competitiva para a Volkswagen pela redução nos custos de fabricação. Precisamos e vamos continuar contribuindo neste sentido para atingirmos a meta de redução de, no mínimo, 25% de insumos em nossa fábrica”, disse o diretor da fábrica Anchieta, Frank Sowade.
Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha e desde então tem introduzido ao longo da história os vários avanços e inovações da indústria automotiva brasileira. Já na cerimônia de inauguração, a unidade foi o cenário da cena que seria identificada como a “certidão de nascimento” do setor automotivo no Brasil, com o desfile de Kubitschek pelas ruas internas da Anchieta dentro de um Fusca conversível.
imagem610 (2)
Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1,2 milhão m2, dos quais 970 mil m2 são de área construída e conta com a força de trabalho de aproximadamente 13.600 colaboradores. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Ferramentaria, Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além de centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.
A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. A fábrica já produziu também veículos que marcaram época, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a Brasília e o Passat. Desde sua inauguração, a fábrica já produziu 12,8 milhões de veículos, sendo também responsável pela exportação de seus modelos para Europa, América Central e América do Sul.
Em termos de tecnologia, a unidade inaugurou em 2013 uma linha de Armação exclusiva para o modelo Saveiro, que dispõe de 152 robôs de última geração, mais rápidos e com menor consumo de energia, encontrados apenas em fábricas da Volkswagen na Europa. As máquinas possuem pinças de solda com mecanismo de servo acionamento, que controla a distância entre um ponto e outro, garantindo mais qualidade e precisão ao processo. Possui também recursos da fábrica digital, que permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, minimizando custos,

Sem Comentários

Insira um Comentário