Gordon Murray acerta com a Yamaha para desenvolver os carros

Gordon Murray acerta com a Yamaha para desenvolver os carros

Gordon-Murray-300x242
 
O mago do design da Fórmula 1 nos anos 80 está de volta. Mas, desta vez no mundo dos automóveis. Gordon Murray fechou com a Yamaha e será o responsável pela criação e desenvolvimento dos carros conceitos da marca japonesa. No Salão Automóvel de Tóquio o designer e a marca japonesa apresentaram o protótipo elétrico Motiv.E e, ao que tudo indica, o próximo projeto pode ser um carro desportivo.
Durante o evento a Yamaha apresentou uma imagem de um carro esportivo desenhado por Murray com um design semelhante ao do Motiv.E. A empresa nipônica diz que Murray mostrou vários projetos de protótipos, mas que a Yamaha acabou escolhendo o Motiv.E para ser o primeiro porque retrata um veículo que tem mais probabilidades de vir a ser produzido.
“O sistema de produção permite um veículo maior, um veículo maior e com muitas outras modificações, sem custos adicionais significativos”, disse Masato Suzuki, Diretor Geral da Yamaha. “O primeiro passo é considerar se a reação é positiva o suficiente para colocar o carro em produção, mas é minha esperança e objetivo de que isso vai acontecer. Estou fazendo tudo para isso. Depois de ser tomada essa decisão, temos de considerar os estilos de carroceria”.
A Yamaha avalia entrar no mercado de automóveis no Japão, com um veículo baseado no Motiv.E. O design permaneceria praticamente o mesmo, mas a versão de produção seria oferecida em versões a gasolina e eletricidade. O carro também cumpre as normas de segurança europeias, mas a Yamaha vai focar-se primeiro no Japão, caso avance com a produção do modelo.
“Não vamos entrar no mercado de automóveis para construir um carro da mesma forma como todos os outros. A Yamaha não pensa assim e nem Murray”, garantiu Suzuki. A Yamaha estabeleceu-se como um dos principais fabricantes de motos, quadriciclos e motas de aquaticas. Além disso, também já ajudou a desenvolver vários motores para automóveis e Fórmula 1. A produção e venda de carros completos seria, no entanto, uma estreia para a empresa. Ou seja, a marca vai concorrer diretamente com a sua maior rival: a Honda.

Sem Comentários

Insira um Comentário