Filtros: cuidados com o veículo antes de pegar a estrada

Filtros: cuidados com o veículo antes de pegar a estrada

3_90445971_29
As férias estão chegando e as famílias já se programam para pegar a estrada. E com os planos de viajar e curtir o tempo longe da rotina chega também a necessidade de realizar a manutenção preventiva no veículo, para evitar surpresas no meio do caminho. É importante que os motoristas fiquem atentos a algumas dicas essenciais para evitar problemas no percurso. E os filtros são itens indispensáveis desta lista.
A falta de manutenção preventiva nos filtros pode causar prejuízos ao motorista durante a viagem. Problemas como o aumento do consumo de combustível, desgaste prematuro das peças, entre outros, podem estar ligados à falta de manutenção dos filtros. O consultor técnico da MANN+HUMMEL, André Gonçalves, orienta os motoristas sobre os procedimentos que devem ser realizados para evitar transtornos durante a viagem.
Filtro de Cabine Linha Leve
Ele explica que a falta de manutenção do filtro de ar permite acúmulo ou a passagem de grãos de areia, pó e fuligem, o que pode ocasionar a perda de potência e o desgaste excessivo nas partes móveis do motor, como pistão e anéis. Isso porque o filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão.
Com relação ao filtro de óleo, André explica que sua função é impedir a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor e por isso é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar o óleo. Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o velho contido no filtro não trocado.
Filtro de ar GOL
Para o filtro do combustível, a recomendação é que a troca seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo. Se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar combustível.
Filtro do combustível Linha Leve
Sobre o filtro de cabine, o técnico explica que a falta de manutenção pode causar acúmulo de micro-organismos e partículas que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes. E nesta época do ano de dias mais quentes, quando se intensifica o uso do ar condicionado, o filtro de cabine acaba ficando saturado com partículas. Desta forma, é necessário realizar a manutenção para melhorar seu desempenho, uma vez que o filtro saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causar o embaçamento dos vidros internos.
Vale destacar que o uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o veículo ter ar condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante. André Gonçalves faz ainda uma importante observação: “A MANN+HUMMEL orienta que todos os motoristas sempre fiquem atentos ao manual do veículo, onde muitas informações estão contidas que auxiliam a prolongar a vida útil do automóvel”.
 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário