Viagem: aumente a capacidade de carga e acomode toda a bagagem

Viagem: aumente a capacidade de carga e acomode toda a bagagem

viajar_com-animais1_170112153643203
As férias estão chegando e é hora de reunir a família toda e pegar estrada. E principalmente nas viagens mais longas, acomodar confortavelmente todos os ocupantes no veículo garante uma viagem tranquila e segura. Mas o que fazer quando o porta-malas do carro não é suficiente para acomodar todas as bagagens e não deixar nenhum item de fora? E se quiser levar motos e bicicletas? Como é possível aumentar a capacidade de carga do automóvel?
O mercado de acessórios automotivos oferece uma variedade de produtos para solucionar este problema. As opções variam de acordo com o objetivo do motorista, que pode optar por bagageiros, racks e reboques (que compreende trailers, baús e carretas). Todas podem ser adaptadas em veículos de passeio, de acordo com as especificações do fabricante. Se o porta-malas do carro não for suficiente para colocar toda a bagagem, uma ótima solução é o bagageiro de teto. Ele permite acomodar um volume maior de malas e objetos, sem comprometer o interior do veículo. Mas o condutor deve ficar atento a alguns detalhes.
Bagageiro Pro Series2
 
O primeiro cuidado é identificar em que parte do veículo o bagageiro deve ser fixado: no teto ou nas barras longitudinais. A orientação pode ser encontrada no manual do veículo. Como o bagageiro altera o centro de gravidade, a estabilidade do veículo também é modificada. Portanto, o motorista deve contornar curvas fechadas com mais cuidado e evitar manobras bruscas. Os bagageiros não podem ultrapassar a altura de 40 centímetros, conforme determina a legislação. Além disso, é necessário respeitar a capacidade de carga, prevista no manual do fabricante, para evitar danos ao equipamento e ao veículo.
Usar um suporte externo no veículo facilita o transporte das bicicletas. Há diversos tipos disponíveis no mercado, com capacidade para até quatro bicicletas, que podem ser instalados nos automóveis de diferentes formas: existem os racks para teto, para engate, para tampa do porta-malas com ou sem estepe e para caçamba de picapes.
Bagageiro Pro Series4
Outra maneira de aumentar a capacidade de carga do veículo são os reboques: o motorista pode puxar carreta, trailer e outros tipos de extensores instalando um engate no automóvel. Porém, é imprescindível verificar se o produto obedece às exigências estabelecidas pelo Inmetro. Portanto, é fundamental que o engate seja homologado.
Os usuários que adquirirem o acessório devem se atentar para os seguintes itens: o engate deve ter a cabeça maciça e arredondada; deve conter placa fixada com informações como nome do fabricante, CNPJ e registro no Inmetro; a tomada elétrica com conexão ao veículo rebocado deve estar operante; o motorista deve verificar se o engate não está tampando a placa do veículo.
 

Sem Comentários

Insira um Comentário