
29 dez F1: Montezemolo exige mudanças imediatas na categoria
A Scuderia Ferrari sempre se gabou por uma das mais ricas do circo da Fórmula 1. Mas, ao que tudo indica, a crise financeira da Europa parace que está batendo na porta da equipe italiana. Luca di Montezemolo, o big boss da Ferrari, voltou a defender a importância de cortar custos na categoria, defendendo algumas propostas, incluindo corridas mais curtas.
“Queremos uma Fórmula 1 mais barata. Somos obrigados gastar grandes somas para trabalhar 24 horas por dia no túnel de vento para realizar uma asa que, para o grande público, não tem qualquer tipo de interesse, para a televisão é irrelevante e para um construtor não tem grande validade porque nunca será utilizada num automóvel de produção “, bradou o todo poderoso italiano.
Luca di Montezemolo esteve reunido com Jean Todt e Bernie Ecclestone para tratar de vários assuntos e defender seus pontos de vista. “Pretendo regras que nos permitam gastar menos e ter um maior controle dos custos: regras claras, que permitam às equipes reduzir custos nas áreas que não são fundamentais para os espectadores e para a competição”.
As propostas do presidente da Ferrari passam “por corridas mais curtas, porque as atuais são longas demais. Posso estar errado, mas temos que estudar aquilo que pode aumentar o show da F1 e em vez de uma corrida de hora e meia de duração, fosse mais interessante ter uma prova com duas partes. Temos que inovar sem perder o DNA da F1. Atualmente quem está liderando faltando apenas 10 voltas do final só está interessado em poupar os pneus e o motor. A F1 não é isto, são necessárias mudanças jár”.
As sugestões de Luca di Montezemolo passam ainda pela importância do calendário e o horário das corridas, porque, segundo o italiano, “não faz qualquer sentido correr em Julho e Agosto às duas horas da tarde, quando todos estão na praia ou de férias. Além disso, os jogos de futebol começam às 18, 19, 20 horas…”
Sem Comentários