Audi Sport Quattro Laserlight Concept estreia no CES 2014

Audi Sport Quattro Laserlight Concept estreia no CES 2014

Design dinâmico, imensa potência e novos equipamentos eletrônicos: a Audi apresenta um fascinante carro conceito tecnológico no Consumer Electronics Show (CES), que acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 6 a 10 de janeiro de 2014. O Audi Sport quattro laserlight concept remete ao clássico Sport quattro de 1983, ao mesmo tempo em que aponta para o futuro, trazendo as mais recentes tecnologias da marca em propulsão híbrida tipo plug-in, sistemas de controle e telas de interface e tecnologia de iluminação.
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“O novo veículo de exibição é uma demonstração de ‘Vorsprung’ (avanço) técnico em muitos níveis”, declarou o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg. “Neste carro temos a tecnologia e-tron, com 515 kW de potência e consumo de apenas 2,5 l/100 km e faróis de laser que ofuscam todos os sistemas anteriores com sua performance superior, além de novos sistemas operacionais e de display com desempenho eletrônico de vanguarda. Com ele, estamos mostrando o futuro da Audi.”
Dr. Ulrich Hackenberg, Mitglied des Markenvorstands Volkswagen, Geschaeftsbereich ?Entwicklung?
Pintado na cor especial Vermelho Plasma, o cupê – um novo estágio evolucionário do conceito Sport quattro – combina a força do histórico veículo com uma elegância emocionante. A carroceria é disposta rigidamente sobre grandes rodas, os balanços são curtos e as proporções do carro exibem um equilíbrio esportivo.  Com 2.784 mm de distância entre eixos, ele tem 4.602 mm de comprimento.  O modelo de duas portas é muito largo (1.964 mm) e, com apenas 1.386 mm de altura, é extremamente baixo.
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Nos faróis duplos, um típico elemento dos modelos quattro, a Audi está mostrando o futuro da tecnologia da iluminação, combinando as tecnologias de matriz de LEDs com laser. Dois elementos trapezoidais com perfil baixo são perceptíveis no interior dos faróis. O externo gera o facho baixo, utilizando uma matriz de LEDs e uma máscara de abertura, enquanto o elemento interno produz luz de laser, atuando como farol alto. Nesta tecnologia para o futuro, a Audi mais uma vez demonstra seu papel de liderança na tecnologia de iluminação automotiva, com um sistema que será utilizado nas pistas de corrida no R18 e-tron quattro 2014.
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As colunas traseiras angulares e inclinadas para trás do Audi Sport quattro laserlight concept e as bolhas acima dos para-lamas são outros elementos de design reminiscentes do clássico Sport quattro. Os largos ombros da carroceria foram reinterpretados e amplamente esculpidos para criar um dinamismo ainda maior.  Por todo o carro, nítidas linhas de contorno emolduram as superfícies musculosas. A interação entre curvaturas côncavas e convexas define o caráter atlético do cupê.
A grade hexagonal com moldura única também permite entrever o futuro design dos modelos esportivos de produção da Audi. A parte inferior da grade é quase vertical, enquanto a superior segue o contorno do capô. A tela inserida é uma típica solução usada no automobilismo esportivo. A pouca altura da grade reforça a sensação de largura do carro. Duas grandes lâminas horizontais dividem cada uma das grandes entradas de ar. Suas formas se repetem nas dobraduras do capô.  O divisor aerodinâmico, que é feito de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), é deslocado para frente, como num carro de corrida.
A combinação da cabine envidraçada inclinada para trás e ombros largos define as proporções da traseira. Outro elemento que marca a traseira do carro de exibição é o difusor em CFRP, que se estende significativamente para cima.  Sua seção superior tem aparência de colmeia, enquanto a inferior aloja as duas grandes saídas de escapamento ovais. As lanternas traseiras, fixadas num painel preto de CFRP, são retangulares – mais uma referência à linha quattro.  O espaço para bagagem, reforçado por uma grande barra transversal, oferece 300 litros de capacidade.
Precisos elementos de design complementam o visual dinâmico do conceito Audi Sport quattro laserlight. As extensões das saias laterais são feitas de CFRP e as maçanetas saem eletricamente das portas quando detectam a aproximação de uma mão. As rodas de cubo rápido (com uma única porca de fixação) tem design com cinco raios duplos.
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Em seu generoso interior, o estilo elegante do carro de exposição tem continuidade com uma mescla de tons de cinza escuros e linhas precisas. O design interior e as escolhas de materiais demonstram a filosofia Audi de design com peso reduzido. O esguio painel de instrumentos lembra a asa de um planador. A estrutura de apoio do interior é uma concha de carbono que também serve de compartimento porta-objetos nas portas.
Uma linha de acabamento sob o para-brisa envolve o motorista e o passageiro da frente, incorporando funções como as maçanetas internas das portas. Os bancos especiais de corrida rebatíveis, com seus altos apoios laterais e apoios de cabeça integrados, juntamente com os dois assentos traseiros, proporcionam espaço para quatro pessoas. Os controles do sistema de climatização são integrados às saídas de ar. Um único elemento é utilizado para controlar a intensidade, temperatura e volume da corrente de ar. Além de mostrar as regulagens do sistema de ar-condicionado, o estreito mostrador no centro das saídas de ar também mostra dados de mídia.
O interior do Audi Sport quattro laserlight concept é focado principalmente no motorista. Até mesmo o volante esportivo multifuncional indica o caminho para futuras soluções esportivas para fabricação normal. Ele possui dois botões que o motorista pode usar para controlar o sistema de propulsão híbrida, um botão vermelho para a função start-stop, um botão para o sistema Audi drive select de controle da dirigibilidade e um botão “View” para controlar o cockpit virtual da Audi.
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Todas as informações importantes são mostradas na grande tela Audi TFT, em gráficos tridimensionais de alta resolução. Um processador Tegra 30 de vanguarda, da parceira da Audi Nvidia, processa os gráficos. O condutor pode escolher entre diferentes opções. No modo MMI, por exemplo, os elementos dominantes na tela incluem o mapa de navegação e a relação das mídias, enquanto na opção Classic, o velocímetro aparece no primeiro plano.
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Quase todas as funções do Audi Sport quattro laserlight concept podem ser controladas através do terminal MMI, ainda mais desenvolvido que a versão anterior, montado no console central, sobre o túnel. Seu grande botão rotativo e comprimível, que também serve de touchpad, pode ser empurrado para quatro direções e é cercado em três lados por quatro botões, correspondentes ao menu principal, submenus, opções e função de retorno.
A nova interface com o usuário tem uma estrutura de menu com formato intuitivo semelhante ao de um smartfone. Todas as funções usadas com frequência podem ser acessadas instantaneamente. Graças a um novo sistema de busca de textos, para a maior parte das entradas, são necessários poucos passos. Geralmente, bastam quatro caracteres para encontrar um endereço para navegação. O motorista pode percorrer listagens rapidamente ou aumentar a aproximação dos mapas através de toques no touchpad. A funcionalidade do controle por voz também foi aperfeiçoada de forma intensiva.
A propulsão híbrida tipo plug-in dá ao Audi Sport quattro laserlight concept um desempenho dinâmico fascinante. O sistema gera 515 kW (700 hp) de potência e torque de 800 Nm. A força flui através de uma caixa tiptronic modificada com oito marchas para o trem de força quattro, que apresenta um diferencial esportivo no eixo traseiro. O consumo combinado (cidade/estrada) do carro de exibição, medido de acordo com o padrão oficial de avaliação, é de apenas 2,5 litros por 100 quilômetros, o que equivale à emissão de 59 gramas de CO2 por quilômetro percorrido.
O motor a combustão é um V8 biturbo com quatro litros. Ele gera 412 kW (560 hp) de potência e 700 Nm de torque. O sistema de cilindros sob demanda (COD), que desativa quatro cilindros em situações de carga parcial, e um sistema start-stop, tornam o sonoro motor de oito cilindros ainda mais eficiente. Um motor elétrico em forma de disco, localizado entre o motor 4.0 TFSI e a transmissão, produz 110 kW e 400 Nm. Ele recebe energia de uma bateria de íons de lítio na traseira do carro, que armazena 14,1 kWh de energia – o suficiente para percorrer 50 quilômetros com propulsão exclusivamente elétrica. Uma caixa de carga elétrica de parede desenvolvida pela Audi é usada para otimizar a transferência de energia.
Um sistema de gerenciamento inteligente controla a interação entre os motores a combustão e elétrico de acordo com a necessidade. O condutor pode escolher entre três diferentes opções. No modo EV, apenas o motor elétrico é utilizado. Seu alto torque impulsiona o carro com ampla força, mesmo fora da cidade. O pedal ativo do acelerador indica para o motorista a transição para o modo Hybrid através de uma mudança na resistência do pedal. Isto é feito de forma que o motorista possa influenciar intencionalmente a seleção dos modos operacionais.
O modo Hybrid tem como objetivo obter o máximo de economia de combustível através da interação entre os motores TFSI e elétrico, utilizando para isso dados de percurso e ambientais. O motorista pode optar pelos modos Hold (guardar) e Charge (carga) no MMI para influenciar a estratégia de operação. Isto possibilita, por exemplo, que o condutor possa ter certeza de contar com energia elétrica suficiente para os últimos quilômetros a percorrer antes de chegar ao seu destino.  O sistema Audi drive select de dirigibilidade dinâmica do veículo oferece ainda mais opções de controle. Perfis individuais de condução são estabelecidos para diferentes níveis de frenagem regenerativa.
No modo Sport, a estratégia de operação configura o sistema propulsor para obter máximo desempenho. Quando o V8 e o motor elétrico são usados em conjunto, o Audi Sport quattro laserlight concept acelera da imobilidade até 100 km/h em apenas 3,7 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima de 305 km/h.
A estratégia de design com peso reduzido também desempenha papel fundamental no desempenho do carro. Uma combinação de chapas de aço de alta resistência e elementos estruturais de alumínio fundido é usada na célula dos ocupantes. As portas e para-lamas são feitos de alumínio e o teto, capô do motor e tampa traseira são de CFRP.  Isto resulta num peso em ordem de marcha de apenas 1.850 kg, incluindo o grande conjunto de baterias.
A suspensão dianteira tem cinco braços por roda, enquanto a traseira é baseada no sistema Audi de braços trapezoidais com braços de arrasto, que garante desempenho dinâmico e estabilidade. A regulagem rígida das molas e amortecedores faz o Audi Sport quattro laserlight “colar” ao piso, ao mesmo tempo em que o Audi drive select torna a experiência de guiar este carro ainda mais multifacetada. O sistema de direção dinâmico modifica a relação da direção de acordo com a velocidade do veículo. As pinças de freios abraçam grandes discos de fibra de carbono e cerâmica e o tamanho dos pneus é 285/30 R 21.
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