Ales Loprais vence a décima etapa do Rali Dakar

Ales Loprais vence a décima etapa do Rali Dakar

Dakar (2)
Piloto tcheco chegou somente 37 segundos à frente do russo Andrey Karginov, que ainda persegue o líder Gerard de Rooy.
Pela primeira vez nesta edição 2014, o tcheco Ales Loprais venceu uma etapa, a décima, com seu caminhão Tatra. Ele superou o deslocamento de 58 quilômetros e uma especial com 631 quilômetros entre as cidades de Iquique e Antofagasta em 05h10min55s. Loprais ficou 37 segundos à frente de Andrey Karginov, piloto russo que guia o Kamaz que ameaça a liderança do holandês Gerard de Rooy, da Iveco.
“Sabíamos que a especial de hoje era muito importante. Durante 70 quilômetros, enfrentamos uma série de dunas. Foi um dia difícil, que exigiu muito da navegação, pois tivemos que seguir um curso diferente do utilizado pelos carros”, comentou Loprais.
Para o ainda líder De Rooy, a etapa realmente foi difícil: “Perdemos um ponto de passagem nas dunas, por isso tivemos que voltar para encontrá-lo. E para fazer isso, dirigimos o mais rápido possível. Sei que agora tenho sete minutos de vantagem, e vou fazer o meu melhor nesta reta final”, comentou o piloto do Iveco Powerstar.
Nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, a 11ª etapa segue no Chile. Serão 144 quilômetros de deslocamento e 605 quilômetros de especial entre as cidades de Antofagasta e El Salvador. E, desta vez, o Deserto do Atacama mostrará todo o seu esplendor. Após trechos próximos a minas e muitos rios para cruzar pelo caminho, os competidores entrarão no coração das dunas de Copiapó, cidade que fica na região do Atacama. De acordo com a organização do rali, esta será a etapa-chave da edição de 2014.
implementos
Venda de implementos rodoviários cresceu 11% em 2013
O melhor mês foi o de dezembro, quando mais de 16 mil carretas foram comercializadas.
Assim como no setor de caminhões, a venda de implementos “veio a reboque” e registrou aumento no ano passado. De janeiro a dezembro de 2013, este mercado cresceu 11% em comparação com 2012, alcançando um total de 177.876 unidades, de acordo com a Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).
Apenas no mês de dezembro foram comercializados 16.590 implementos, aumento de 20,08% sobre igual período de 2012 e de 18,5% se comparado ao ultimo mês de novembro.
As exportações, no entanto, apresentaram queda no ano passado até o mês de novembro, ultima medição da associação. De acordo com a Anfir, a indústria de implementos exportou 4.859 unidades de janeiro a novembro, total que representa retração de 7,99% sobre o mesmo período de 2012.

Mauro Cassane/MM Editorial

Sem Comentários

Insira um Comentário