Lançamento: o Audi que pode ser brasileiro, o A3 Sedan

Lançamento: o Audi que pode ser brasileiro, o A3 Sedan

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Quando a Audi anunciou que estava retornando ao País para se fabricar carros – a fábrica é aquela em São José dos Pinhais, PR, que é compartilhada com a Volkswagen – o que se imaginava era que o A3 hatch seria o modelo nacional. Mas, ao que tudo indica, a unidade paranaense da marca das quatro argolas – leia-se AutoUnion –  está mesmo afins de fabricar o novo Audi A3 Sedan. E, as palavras de Jörg Hofmann, presidente e CEO da marca no Brasil, indicam que sim: ´viemos para ficar e fazer história.´
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Pois bem, a marca está lançando aqui no Brasil o seu A3 sedan, modelo este que faz parte da família de mesmo nome. Para espanto geral, o pequeno sedan compacto é um modelo esportivo de quatro portas e traseira elegantemente fluída carrega todas as qualidades da linha Audi A3.  Ele marca a entrada da Audi em um novo segmento de mercado, o que mais cresce no mundo: o dos sedãs compactos.
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O design e construção com peso reduzido estão entre as maiores especialidades da Audi. Esse quatro portas compacto tem medidas imponentes: tem 4.456 milímetros de comprimento, distância entre eixos de 2.637 mm, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura e .coeficiente de arrasto de apenas 0,30. A capacidade do porta-malas, 425 litros, pode ser aumentada para até 880 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.
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Faróis em forma de cunha com a borda inferior ondulada dão a esse novo modelo um ar de determinação. Nos módulos xenon plus, luzes de uso diurno em LEDs formam um contorno luminoso visualmente uniforme nas bordas superior e inferior. As lanternas de sinalização direcional ficam no canto interno, sob uma faixa cromada. É difícil não se lembrar do Homem de Ferro – Iron Man – que a Audi mantém uma parceria com a Marvel para o personagem.
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O interior do Audi A3 Sedan reflete o estilo externo. Uma curva longa e contínua acompanha o para-brisa, de porta a porta. Esta característica, conhecida como wrap around aparece nos modelos maiores da Audi. O esguio painel de instrumentos, à frente, reforça a impressão de espaço.  Os dois bancos dianteiros do A3 Sedan oferecem excelente apoio, graças às medidas precisas e contornos ergonômicos. O volante é de três raios, com controles multifuncionais e aletas para troca de marchas.
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Os dois grandes instrumentos redondos do painel são de fácil leitura. Entre eles fica a tela de 3,5 polegadas do sistema de informações DIS (Driver Information System). A tela colorida exibe informações úteis, ao mesmo tempo em que o programa de eficiência do DIS dá sugestões ao motorista para uma condução mais econômica. O sistema também emite os alertas recomendando paradas para descanso.
 
O Audi A3 Sedan oferece amplo espaço para cinco pessoas. Graças à grande distância entre eixos, o acesso ao interior é fácil e há bom espaço para as pernas, mesmo na traseira. Os apoios de cabeça em forma de L afetam pouco a visibilidade quando recolhidos. O assoalho do compartimento de bagagem é plano e a tampa do porta-malas permite uma ampla abertura para carregar ou descarregar.
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O modelo chega ao Brasil é equipado o motor 1.8 TFSI, potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo. A Audi se atém decisivamente ao seu compromisso com o downsizing, como de costume: a troca de altas cilindradas pela turboalimentação aumenta tanto o desempenho quanto a eficiência no consumo. Tal motorização é capaz de levar o A3 Sedan dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,3 segundos, A velocidade máxima fica na casa dos 235 km/h.
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O A3 Sedan é equipado com o câmbio S tronic de sete velocidades. Como em todas as transmissões da Audi, o intervalo de relações das marchas é amplo. As marchas mais baixas têm relações relativamente curtas, enquanto a mais alta é comparativamente longa, para reduzir a rotação do motor em longos trajetos em velocidades moderadas.
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O A3 Sedan conta com rodas de liga leve de 17 polegadas. Por trás das grandes rodas, freios poderosos oferecem uma rígida sensação no pedal, para frenagens mais precisas. Os discos dianteiros são ventilados e medem 288 milímetros, enquanto os traseiros medem 272 mm. O freio de estacionamento eletromecânico está integrado aos freios traseiros. Caso necessário, o freio de estacionamento pode funcionar como freio de emergência.
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Durante o teste drive, onde foram percorridos cerca de 380 km por estradas e trajetos de muitas curvas, notou-se nitidamente a força do motor 1.8 TFSI: bastava um leve toque no acelerador e o mesmo enchia e mostrava seu fôlego. Detalhe impressionante é que o sistema de frenagem mostrou-se extremamente seguro. Curiosa ainda a autonomia: durante tantos quilômetros percorridos o marcador de combustível não baixo de meio tanque. Impressionante.
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Faltou de um item que sempre me perguntam: qual o preço? A Audi informou que o A3 Sedan é comercializado a partir de R$ 116.400. Ou seja, um preço bem mais atraente em relação a seu grande concorrente, o Mercedes-Benz CLA 200, que custa R$ 150.500. E precisa falar mais algo?

Fotos: Wagner Malagrine

 

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