Na Bahia, a nova fábrica de motores da Ford

Na Bahia, a nova fábrica de motores da Ford

Motor 1.0 3C_Ford_01
A Ford inaugurou hoje a fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex, para produzir uma família totalmente nova de propulsores com três cilindros e tecnologia avançada para o segmento de veículos compactos. Construída no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, a nova fábrica está entre as mais modernas do mundo e é equipada para operar com padrão de qualidade global e alta produtividade.
A sua operação é totalmente conectada – tecnologia wi-fi – conta com equipamentos de última geração e empregados qualificados com milhares de horas de treinamento. Ela absorveu parte dos investimentos de 400 milhões de reais destinados ao projeto do novo motor e gerou 300 empregos diretos.
Com capacidade instalada para 210.000 motores por ano, a fábrica segue os padrões mais avançados de sustentabilidade em todas as etapas de produção. “A fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex traz o estado da arte em produção de motores. Ela pode ser definida como uma fábrica completa, porque produz o bloco e o cabeçote usinados e faz a montagem final do motor em sua linha avançada e ergonômica”, diz Milton de Oliveira Gil, gerente de operações da unidade, que diz ser a mais moderna fábrica de motores do mundo.
Com cerca de 40 robôs e carregadores automáticos de peças, a linha opera com índice elevado de automação. Seus 34 centros de usinagem garantem ampla flexibilidade na produção dos componentes e são equipados com ferramentas de altíssimo desempenho. Além dessas centrais, a unidade apresenta 15 máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, conta com estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores.
ford
O isolamento total da área de produção, com um sistema de pressão positiva do ar que elimina a zero o risco de contaminação dos motores na cadeia de produção, faz parte do seu sistema de qualidade. Esse sistema inclui também a rastreabilidade de 100% das estações. Com isso, é possível ter o histórico de produção de cada item do motor. O acompanhamento do processo por câmeras de alta definição, que verificam o posicionamento correto das peças na montagem do motor, faz parte da estratégia de zero defeito.
A unidade de motores de Camaçari segue os mesmos conceitos adotados em todo o Complexo Industrial Ford Nordeste quanto à preservação ambiental e sustentabilidade. Ela é a primeira no  Brasil a utilizar o processo MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes) em 100% dos centros de usinagem do motor. Esse novo sistema substitui os processos convencionais de usinagem, com uma substancial redução na quantidade de água e óleo lubrificante na operação e também facilita a reciclagem de seus resíduos.
A sustentabilidade é garantida também por uma moderna central de ultrafiltragem, que realiza o tratamento de 100% dos efluentes industriais. Toda a unidade fabril conta com sistema de coleta seletiva e os veículos industriais usam sistema de recarga “fast charger” e não necessitam da troca de baterias.
 

Sem Comentários

Insira um Comentário