Vendas de carros de passeio caem 7,6% este ano

Vendas de carros de passeio caem 7,6% este ano

– Com alta de 6% no quadrimestre, comerciais leves é que estão segurando as vendas. Queda do mercado total é de 4,5%.
– Bom desempenho dos utilitários beneficia a Fiat, líder graças aos campeões Strada e Fiorino.
Graças aos veículos comerciais – especialmente utilitários esportivos, furgões e picapes pequenas – o mercado de veículos no Brasil não está ainda pior do ponto de vista da indústria.
O balanço do quadrimestre mostrou uma queda de 4,5% em carros e comerciais leves, com vendas de 1.054.154       unidades no período, contra 1.104.407 entra janeiro e abril do ano passado. Mas carros de passeio e comerciais leves tiveram desempenhos distintos: enquanto os primeiros tiveram queda bem maior do que a média, as vendas de comerciais leves cresceram.
Com 857.306 unidades no primeiro quadrimestre de 2013, as vendas de automóveis caíram 7,6% este ano, com apenas 792.145 unidades comercializadas, conforme números do Renavam. Já o segmento de comerciais leves teve um crescimento de 6%, saltando de 247.101 para 262.009 unidades.
E onde se deu exatamente esse aumento de vendas? Em primeiro lugar no segmento de furgões pequenos, que, graças ao excelente desempenho do novo Fiorino, lançado em dezembro do ano passado, cresceu 20,3% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado (veja quadro 1).
Foram vendidos 10.140 furgões pequenos este ano, contra 8.428 no período janeiro-abril do ano passado; quase sete mil foram Fiorino (70% do segmento). Outro utilitário da Fiat, o Dobló, também contribuiu para o crescimento do segmento, passando de 977 para 1.462 unidades. Todos os outros modelos venderam menos do que no ano passado (veja quadro 2).
O segmento dos utilitários esportivos também teve um desempenho expressivo, com alta de 13,7%, ou vendas de 92.549, contra 81.373 no primeiro quadrimestre do ano passado. Líder do segmento, o Ecosport perdeu 7,7% nas vendas, mas novos modelos no mercado ajudaram a aumentar o volume de vendas, caso do Tracker, da GM, que vendeu 6.018 unidades.
O Honda CRV vendeu 1.382 unidades e o Rav 4, da Toyota, 2.390, ambos com crescimento em relação ao ano passado. A maioria dos 83 modelos que disputam esse que é o maior segmento do mercado em número de carros, teve queda de vendas este ano (veja ranking no Quadro 3).
O outro segmento que cresce este ano, na contramão do mercado, é o das picapes pequenas (derivadas de automóveis). No total, o aumento de vendas de picapes pequenas foi de 9,7% nos quatro primeiros meses do ano, com vendas de 85.993 unidades, contra 78.409 no mesmo período do ano passado. Sozinha, a Strada vendeu 60,6% do segmento, com 52.130 unidades nos quatro meses (veja Quadro 4). A picape da Fiat, inclusive, foi líder de vendas em março no mercado total e se mantém entre os dez veículos mais vendidos no País.
 
 
Mercado total
Segmento   2013                    2014                    Evolução
Carro                   857.306               792.145               -7,6%
Com. Leves          247.101               262.009               +6,0
Total          1.104.407            1.054.154            -4,5%
 
Quadro 1 – Veículos comerciais
Segmento            2013           2014         %      Evolução
Furgão pequeno   8.428          10.140        0,96  20,3%
Utilitário Esp.      81.373        92.549        8,78  13,7%
Picape pequena    78.409        85.993        8,16  9,7%
Picape grande      55.811        53.327        5,06  -4,5%
Furgão grande     23.065        19.962        1,89  -13,5%
 
 
Quadro 2 – Ranking de furgões pequenos
Janeiro-abril 2014
 

Class Carro

2013

2014

%

1

 FIORINO

4.500

6.997

55,48

2

 Doblò

977

1.462

49,64

3

 Kangoo

1.675

1.240

-25,97

4

 Partner

177

125

-29,37

5

 Towner

519

104

-79,96

6

 Changan

396

91

-77,02

7

 Hafei minivan

157

80

-49,04

 
 
 
 
 
 
Quadro 3 – Ranking de utilitários esportivos
Janeiro-abril 2014
 

Class Carro

2013

2014

%

1

 ECOSPORT

21.584

17.441

-19,19

2

Duster

 

11.258

14.420

28,08

3

 Tracker

.0

6.018

0

4

 Tucson

568.2

5.599

-1,46

5

 Pajero

5441

4.813

-11,54

6

 IX35

3992

4.269

6,93

7

 Hilux sw4

3698

3.918

5,94

8

 ASX

2417

3.774

56,14

9

 Sportage

3107

3.158

1,64

10

 RAV4

38

2.428

6.289,47

11

 C3 Aircross

2788

2.338

-16,14

12

 Outlander

983

2.230

126,85

13

 Evoque

1721

1.841

6,97

14

 Tiguan

2268

1.560

-31,21

15

 CRV

94

1.476

1.470,21

16

 Santa Fe

852

1.398

64,08

17

 Freemont

1196

1.275

6,6

18

 Vitara

1303

1.033

-20,72

19

 Q3

488

1.002

105,32

20

 Blazer

789

971

23,06

 
Quadro 4 – Ranking de picapes pequenas
Janeiro-abril 2014
 

Class Carro

2013

2014

Volume

%

1

 Strada

39.161

52.130

12.969

33,11

2

 Saveiro

22.379

20.368

-2.011

-8,98

3

 Montana

13.812

13.194

-618

-4,47

4

 Hoggar

255

235

-20

-7,84

5

 Hafei míni

115

59

-56

-48,69

7

 Courier

2.673

2

-2.671

-99,92

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário