“Toyota Etios Cross é um carro que tem muita saúde”, confirma a enfermeira

“Toyota Etios Cross é um carro que tem muita saúde”, confirma a enfermeira

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Um segmento muito curioso é o desse tal de off-road de boutique. As marcas empetecam seus modelos, na grande parte compactos, com ares de um fora de estrada. Mas só isso! Na verdade são veículos para enfrentar o trânsito e os buracos das cidades e não as estradas de terra. Pois bem, quem começou com toda essa história foi a Fiat que, no final da década de 1990 inventou a tal da Palio Weekend Adventure. Daí já sabe né, todo mundo foi atrás. A Toyota não quis ficar atrás e lançou, em outubro do ano passado, o seu compacto Etios Cross. Escolhemos, para avaliá-lo, a enfermeira Michelle Gama, 26 anos, que vai comprar seu primeiro carro.
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A primeira vista, Michelle não titubeou: ” O Toyota Etios Cross me agradou. É uma apresentação mais moderna, esportiva e agressiva.” O Etios Cross é a tal da versão fora-de-estrada do compacto fabricado em Sorocaba (SP) que é baseado na versão topo de gama XLS com motorização de 1.5 litro flex. Assim como os demais modelos de proposta aventureira, o Etios Cross possui o visual ornamentado com muitas peças plásticas. Grade frontal com desenho próprio, para-choques redesenhados, apliques nas laterais e caixas de roda, além de barras longitudinais no teto, deixam o compacto com uma aparência um tanto robusta, porém exagerada. Do lado de dentro, as mudanças ficaram limitadas ao nome da versão bordado nos bancos.
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Algumas informações mercadológicas: de acordo com a própria Toyota, o Etios Cross concorre com os pseudo fora de estrada  Hyundai HB20X Renault Sandero Stepway e dos Volkswagen CrossFox e Gol Rallye Os rivais, entretanto, oferecem transmissões automática ou automatizada como opcional, fazendo o carro da marca japonesa entrar na briga em uma baita desvantagem.
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Além da controversa roupagem aventureira, o Etios Cross sai de fábrica equipado com airbags frontais, freios com ABS (anti-travamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico (na configuração XLS a regulagem dos espelhos é manual), faróis de neblina, rádio com CD player, MP3 e entrada USB, entre outros itens. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm desenho exclusivo. “Tais ítens de segurança se fazem adequados hoje em dia”, diz Michelle.
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Há quem goste e quem não goste do cabamento interno do Toyota Etios Cross. Michelle é um,a delas que não gostou muito: “Deixa a  desejar um pouco, afinal também pagamos por isso no valor do carro.” Embora tenha recebido melhorias na linha 2014 – como apliques em plástico preto brilhante no painel e nos puxadores das portas -, o Etios Cross ainda apresenta materiais de qualidade inferior. Algumas peças têm parafusos aparentes e faltam mimos, como computador de bordo, travamento automático das portas e vidros com função “um-toque” ao menos para o motorista. A Toyota, no entanto, acertou ao disponibilizar no modelo o volante de base achatada com comandos do som e revestido em couro do Corolla. “ O legal é que a acessibilidade aos controles é boa. Além disso ele é confortável e espaçoso. A acessibilidade é muito boa!”, diz Michelle.
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O Toyota Etios Cross é equipado com o mesmo 1.5 litro de 16 válvulas e 96,5 cv de potência, que em sintonia com o bem escalonado câmbio de cinco velocidades e garante agilidade ao compacto no trânsito da cidade. Na estrada, o Etios Cross também vai bem e mostra esperteza em retomadas de velocidade sem a necessidade de constantes reduções de marcha por conta da boa elasticidade do motor.”Não imaginava que ele andava tanto assim. A saúde do motor é excelente. Gostei. Parece que estou dirigindo um carro 2.0”, fala Michelle.
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Enfim, o Toyota Etios Cross é isso mesmo. E Michelle finaliza suas opinião: “Para pessoas que gostam de carro de porte pequeno e simples ele é mais do que indicado. E hoje, em vista do que vivemos em relação a congestionamento seria um carro eu imagino econômico, o que ajuda muito em relação a custo. Infelizmente não compraria um porque acho o preço um pouco salgado – R$ 46.660,00. Por esse valor compro um carro maior”.
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 Fotos: Jorge Ribeiro

 

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