Designer Konstantin Grcic cria o "Pavilhão TT", em refrência ao Audi TT

Designer Konstantin Grcic cria o "Pavilhão TT", em refrência ao Audi TT

AUDI-TT-pavilion-by-Konstantin-Grcic-2
A Audi está apresentando, na edição deste ano da feira Design Miami/Basel, a primeira instalação arquitetônica de sua história, criada por Konstantin Grcic, um dos mais influentes designers industriais da atualidade.  A fonte de inspiração do Pavilhão TT, que tem formato octogonal, é o novo Audi TT.  Grcic utilizou peças originais do TT para criar um espaço móvel, que transporta a tecnologia do automóvel para o design arquitetônico.
Grcic inspirou-se no Audi TT: “Para mim, o Audi TT é um carro que você pode dirigir desde a cidade até o campo.  Traduzi essa experiência de digiribilidade com o conceito de um pavilhão que se destaca como ponto de chegada num local remoto”, explica o designer.
Design Miami/Basel
Montado sobre pilares, o pavilhão pode ser instalado com facilidade, mesmo em terrenos com relevo irregular. A construção utiliza técnicas modernas de construção de casas pré-fabricadas.  As sete tampas de porta-malas originais do Audi TT são um item de diferenciação do pavilhão, dando a ele uma aparência futurista. Para Grcic, um carro é como uma casa.  “Os automóveis são produzidos industrialmente, e são como peças móveis de arquitetura. Eles não apenas proporcionam proteção, mas também são espaços funcionais, perfeitamente equipados para o trabalho, comunicação, para comer e para relaxar.”
Para a Audi, a colaboração de designers de outras áreas é da mais alta importância. “A Audi está muito próxima do design industrial, já que o design de nossos carros é sempre uma expressão da tecnologia”, esclarece Marc Lichte, Designer Chefe da Audi. “Grcic coloca a funcionalidade no centro de seus projetos, dando a produtos de uso cotidiano um design surpreendentemente diferenciado.”
audi-design-miamibasel-2014-konstantin-grcic-entwirft-tt-pavilion
Colaborando com a Audi, Grcic teve ampla liberdade e escolheu o Audi TT como fonte de inspiração. “O Audi TT é um carro muito icônico, do meu ponto de vista. Por isso, é especialmente interessante”, declarou Grcic.  Com sua linguagem de design rigorosamente geométrica e formalmente coerente, o primeiro TT, de 1998, já incorporava um conceito básico: radical no design, era um carro pedindo para ser desfrutado. A Audi está abrindo um novo caminho com o novo TT, ao mesmo tempo em que manteve a beleza intemporal do modelo original.
Além do novo Audi TT, Grcic também buscou inspiração nos projetos arquitetônicos do designer francês Jean Prouvé (1901-1984). Na década de 1950, Prouvé desenvolveu vários tipos de casas pré-fabricadas, criadas para, acima de tudo,  serem facilmente montadas. Entre suas casas mais conhecidas está a “Maison Tropicale” (casa tropical). A Galeria Patrick Seguin exibiu a “Maison Demontable 8 x 8” (casa desmontável 8 x 8) na Design Miami em 2013.
Konstantin-Grcic-Audi-TT-Pavilion-4-537x357
O Pavilhão TT poderá ser visto, juntamente com novo Audi TT Coupé e sua versão do Audi Cockpit, entre os dias 17 e 22 de junho, na Design Miami/Basel. Esta exposição é considerada o fórum mais importante do design clássico e contemporâneo de vanguarda.  Design e engenharia são elementos tradicionais da essência da marca Audi.
A Audi tem sido a patrocinadora exclusiva, do setor automotivo, da Design Miami desde 2006. Nos últimos anos, a Audi tem trabalhado em associação com designers e arquitetos internacionais, como Tom Dixon, Moritz Waldemeyer, Bjarke Ingels, Clemens Weisshaar e Reed Kram.  A Audi também está patrocinando a “Konstantin Grcic – Panorama”, a maior mostra individual de Grcic até o presente, que está aberta no Vitra Design Museum, na cidade de Rhein, na Alemanha, até 14 de setembro deste ano.
88
Konstantin Grcic, nascido em 1965, começou seus estudos como fabricante de móveis na John Makepeace School, na Inglaterra. Em 1988, ingressou no curso de design industrial no Royal College of Art, em Londres.  Ele iniciou sua carreira trabalhando com Jasper Morrison e, em 1991, fundou seu próprio estúdio de design, o KGID (Konstantin Grcic Industrial Design) em Munique, na Alemanha.  Desde então, seus projetos têm abrilhantado marcas como Authentics, Flos, Magis, Vitra, ClassiCon, Plank, Laufen e Muji.  Muitos de seus trabalhos estão presentes nos mais importantes museus de design do mundo, entre eles o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.  Grcic foi escolhido “Designer do Ano” nos Estados Unidos na Design Miami/2010.
 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário