BorgWarner cria metodologia que otimiza custos e reduz estoques em 84%

BorgWarner cria metodologia que otimiza custos e reduz estoques em 84%

BorgWarner
 
A BorgWarner, empresa líder no segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de veículos de passeio, já colhe os louros pela implementação de um novo sistema de controle de estoques. Gerado a partir de um mapeamento realizado pela BorgWarner, onde foi notado a possibilidade de ajustes na área da fundição na planta de Piracicaba, SP, o projeto fez com que a equipe passasse então a adotar o conceito conhecido como just-in-time, que é a produção por demanda. O objetivo era diminuir o alto volume de estoque deste item na área de fundição da fabricante de termostatos.
Assim sendo, foi registrada uma redução de 84% nos estoques dos três itens de maior volume, ou seja, um milhão e cem mil reais no ano, após a implantação do programa. Para se ter uma ideia, em termos de retorno o projeto representou um para 329, ou seja, cada R$1 investido resultou em R$329 de benefícios.
O projeto apresentado fez parte do programa de desenvolvimento dos fornecedores da Fiat, chamado de “Academia Lean”, que é focado na redução de custos e otimização de processos. “Os principais desafios encontrados na implantação foram a disponibilidade de tempo e recurso, o que tornou o projeto mais complicado e com um resultado tão expressivo”, Thiago Cintra Leal, responsável pelo departamento de Melhoria Contínua da BorgWarner Emissions Systems.
O reconhecimento da montadora possibilitou ainda que a fabricante de termostatos participasse da 5ª Convenção Brasileira de Lean, em MG, com a exposição do case “Excesso de estoque da Tampa 003933K – Fire Brasil”. Vale ressaltar que esse projeto da BorgWarner foi o único selecionado dentre os 23 outros fornecedores que participam do programa da Fiat.
 

Sem Comentários

Insira um Comentário