MAN aplica tecnologias a laser em desenvolvimento de produtos

MAN aplica tecnologias a laser em desenvolvimento de produtos

 n1
Ganhos com a inovação diminuiu processos que levavam 20 horas para 40 minutos.
A MAN Latin America investiu em tecnologias a laser para aprimorar o processo de fabricação de seus veículos. Com equipamentos de ponta para aumentar ainda mais a precisão e velocidade na produção de peças, a fabricante agora aplica um escâner a laser que possibilita diversas aplicações, que vão desde a comparação com modelos digitais de peças à criação de modelos matemáticos.
Entre os principais ganhos da tecnologia estão a velocidade, precisão e mobilidade, já que pode ser facilmente transportado. A avaliação da qualidade e conformidade de peças chega a ser até 20 vezes mais rápida, com relação às tecnologias empregadas anteriormente.
A análise de um painel de instrumentos, por exemplo, que antes levava cerca de 20 horas para ser feita, agora pode ser concluída em apenas 40 minutos. E isso com uma precisão muito maior: a tecnologia utilizada antes gerava uma média de 500 pontos para a comparação com o modelo. O escâner cria uma nuvem com milhões de pontos. Seu funcionamento é bem simples de compreender. O equipamento lança um feixe de laser e uma câmera que vem acoplada faz a leitura dos pontos projetados na superfície. Em questão de segundos, essa imagem em 3D é transmitida para o computador.
Outra melhoria implantada na fabricação de peças protótipos está na aquisição de uma máquina de corte a laser. O corte de chapas, antes artesanal, teve um ganho de produtividade de 40% com essa novidade. A expertise da mão de obra pôde ser direcionada a atividades de maior complexidade e houve incremento da capacidade produtiva, sem gerar maior custo ou necessidade de ampliar a equipe.
Num mês com 22 dias úteis, isso corresponderia a nove dias liberados para a produção de mais peças. Responsável hoje por 98% das peças protótipos fabricadas, a máquina de cortes a laser é um equipamento que utiliza alta tecnologia e concentra muita energia em uma pequena área a ser cortada. Tem um feixe de laser que, durante sua aplicação em uma superfície metálica, proporciona cortes perfeitos. A nova máquina entrou em operação para acelerar os tempos de projetos e melhorar o processo com mais precisão, além de proporcionar maior segurança aos operadores.
Montadoras participam de evento em homenagem aos caminhoneiros
 n2
DAF, Mercedes-Benz e Iveco expõem seus modelos pesados entre hoje e amanhã, 25/7, no Posto Sakamoto, em Guarulhos (SP).
A 25ª Feira do Caminhoneiro de Guarulhos, um dos mais tradicionais eventos do setor no País, volta ao Posto Sakamoto entre os dias 23 e 25 de julho, na Via Dutra, km 210,5, sentido São Paulo (SP). E DAF, Mercedes-Benz e Iveco anunciaram seus destaques que serão expostos no evento.
DAF
Nos três dias de evento, motoristas com habilitação apropriada poderão testar o pesado XF105 acompanhados de um instrutor. Além do teste, o público terá a oportunidade de conhecer de perto as qualidades dos modelos, assistir a palestras institucionais e participar de games com prêmios exclusivos da marca.
Mercedes-Benz
A “Marca da Estrela” leva o seu conceito ECONFORT (Economia + Conforto + Força/Desempenho) de sua nova linha de veículos. Juntamente com os concessionários Besser, Comercial De Nigris, De Nigris Distribuidora de Veículos e Sadive, a Mercedes-Benz irá demonstrar as características e vantagens do ECONFORT tanto para o motorista, quanto para os transportadores.
Nesse sentido, além da exposição do semipesado Atego 2430 6×2 e do extrapesado Axor 2544 6×2, os caminhoneiros terão os extrapesados Actros 2546 6×2 e Actros 2646 6×4 à disposição para test-drive, o que possibilita que experimentem todas as novidades, principalmente aquelas ligadas ao conforto e desempenho.
O estande da Mercedes-Benz na Festa do Caminhoneiro trará mais atrações para os visitantes. Entre elas, a ampla oferta de peças genuínas, a linha RENOV de peças remanufaturadas, contratos de manutenção, garantia adicional e lubrificantes da própria marca.
Iveco
Um caminhão que gesticula, interage com o público e lança desafios aos visitantes é uma das atrações da Iveco. Para surpreender os visitantes desta edição, a Iveco transformou um de seus veículos da categoria semipesado, o Tector Stradale 240E28S, num caminhão interativo. Durante o dia, o veículo fica estático no estande da marca. O show começa ao anoitecer, quando o caminhão ganha vida graças às adaptações feitas por uma empresa especializada em projeções.
Como se estivesse acordando, o Tector emite um barulho, boceja e abre os olhos (feitos de TV de LED). Em seguida, começa a conversar com as pessoas que passam em frente. Como a voz é feita ao vivo, por um ator escondido, os improvisos tornam a interação ainda mais real. Os visitantes que participam das brincadeiras e vencem os desafios lançados pelo caminhão interativo ganham prêmios especiais.
O objetivo é mostrar a versatilidade da linha Iveco Tector, composta de diversos modelos, como o Stradale e Attack, que podem ser usados em entregas urbanas ou intermunicipais. O motor do semipesado traz inovações que proporcionam 5% de redução no consumo de combustível, em relação à versão Euro III, e alto desempenho. A linha Tector também é a que oferece mais opções de cabines do segmento: curta, leito e, no caso do Stradale, a versão de teto alto.

Mauro Cassane/MM Editorial

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário