Tecnologia Hi-Tech: Magneti Marelli Motorsport lança “LapTime Club”

Tecnologia Hi-Tech: Magneti Marelli Motorsport lança “LapTime Club”

 MagnetiMarelli-laptime
Propor novas idéias e soluções tecnológicas, contribuindo para a evolução das tecnologias existentes ou sugerindo usos diferentes e alternativos para elas, através de rede social. Esse é o novo projeto da Magneti Marelli Motorsport, divisão Magneti Marelli dedicada à competições a motor, que está lançando uma plataforma colaborativa on-line para a geração de ideias, chamada Magneti Marelli LapTime Club (Veja demonstração animada na homepage www.laptimeclub.com).
O LapTime Club pretende construir uma “comunidade de inovação social”, não somente para engenheiros e especialistas em automobilismo, mas também para entusiastas de tecnologia e da eletrônica; de qualquer disciplina capaz de ser agregada tecnicamente com inovação e criatividade. Isso inclui estudantes universitários de engenharia ou indivíduos de outras áreas que se consideram tecnicamente competentes para assumir desafios complexos e contribuir para alcançar soluções tecnológicas avançadas.
O objetivo do LapTime Club é explorar o ambiente das redes sociais e a paixão pelo automobilismo visando o estímulo da criatividade e da inovação, promovendo o desenvolvimento de ideias, produtos e serviços eficazes para o mundo das corridas, de maneira compartilhada e explorando potenciais influências de outros setores de engenharia altamente especializados.
magneti_marelli_laptime_club
Os usuários, até mesmo com diferentes formações técnicas, poderão desenvolver suas habilidades em uma frutificante troca de ideias e experiências, em uma nova lógica de “inovação aberta”, ou seja, participativa e colaborativa.
O ponto de partida que desencadeou a ideia de uma troca aberta na Web foi a evolução da tecnologia “Wintax”, da Magneti Marelli, uma ferramenta de análise de telemetria utilizada em corridas, capaz de exibir os resultados de mais de 3.000 parâmetros de desempenho do veículo, em torno da qual uma série de discussões abertas e ‘desafios’ já foram lançados na comunidade, incentivando, assim, a colaboração, o diálogo e a geração de ideias.
O Wintax foi o trampolim para o projeto LapTime Club, cuja fase inicial foi de “escuta” na web. Depois disso, foram identificados dezesseis influenciadores, reunidos numa “oficina” que elaborou a ideia da criação de uma comunidade aberta de alto nível dedicada especificamente à inovação. A fase piloto acaba de ser concluída e envolveu uma amostra internacional de 126 usuários, dos quais 20% são funcionários da Magneti Marelli e 80% são especialistas técnicos do mundo automotivo e das corridas. A interação gerou e desenvolveu 68 ideias em torno de sete desafios, com mais de 550 comentários e avaliações das contribuições efetuadas.
Para ter acesso ao laboratório LapTime Club é necessário se registrar no site http://www.laptimeclub.com. Uma vez cadastrado, é possível fazer logon no ambiente social, acessar os desafios e iniciar a colaboração, propondo ideias, comentando e votando nas idéias dos outros membros da comunidade. Nos desafios propostos recentemente, os usuários discutiram temas como a Internet das Coisas (IoT), análise móvel de dados de corrida, novos recursos Wintax, eficiência do motor e sistemas com baixa emissão de carbono.
As ideias propostas são avaliadas por meio de um sistema de classificação e recompensa, e um júri Magneti Marelli seleciona as melhores, além dos usuários que são mais ativos em relação à inovação. Um curta animado sobre a comunidade LapTime Clube, no idioma Inglês, pode ser visto no seguinte endereço: http://www.laptimeclub.com/video-magneti-marelli-motorsport-laptime-club/

Sem Comentários

Insira um Comentário