Volkswagen adota nova embalagem plástica politicamente correta

Volkswagen adota nova embalagem plástica politicamente correta

 
ViewImage (1)A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) eliminou completamente o uso de sacos plásticos nas embalagens dos chicotes elétricos fornecidos à unidade. Os conjuntos de fios e encaixes que formam o sistema elétrico do veículo, que antes eram embalados individualmente pelo fornecedor, agora são acondicionados e separados em caixas com divisórias que seguem um modelo parecido com uma “colmeia”. Em um ano, a mudança eliminou o descarte de mais de 1,5 milhão de sacos plásticos, ou o equivalente a 7 toneladas do insumo. Se fossem abertos e colocados lado a lado, os sacos plásticos não utilizados seriam suficientes para cobrir uma área equivalente a 40 vezes o campo do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (mais de 360 mil m²).
Essa eliminação dos sacos plásticos no processo logístico da unidade que produz os modelos up!, Gol e Voyage foi obtida a partir do estudo realizado por engenheiros e analistas da área de Qualidade Assegurada. O grupo coordenou em parceria com os fornecedores das peças o desenvolvimento de uma nova embalagem para os chicotes, de forma que a qualidade do produto fosse preservada.
ViewImage
Além dos ganhos ambientais, a eliminação das embalagens plásticas contribuiu para a melhoria do processo produtivo com a otimização do tempo, uma vez que o operador precisava desembalar e manusear as peças antes de executar a operação de montagem na linha de produção.
Com a meta de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo, a Volkswagen lançou em 2010 a iniciativa global “Think Blue.”, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Com o conceito “Think Blue.”, a Volkswagen também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade. O conceito “Think Blue.” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros cada vez mais eficientes. O conceito “Think Blue. Factory.”, por sua vez, é aplicado ao processo produtivo da empresa e que tem como metas a redução de 25% no consumo de energia elétrica e térmica, água, geração de resíduos, CO² e solventes, até 2018, de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.

Sem Comentários

Insira um Comentário