“Cartas de São Paulo, uma história da presença Portuguesa na Bienal”, de graça

“Cartas de São Paulo, uma história da presença Portuguesa na Bienal”, de graça

 
expsição
O Consulado Geral de Portugal recebe, a partir do dia 06 de setembro, a exposição “Cartas de São Paulo – uma história da presença Portuguesa na Bienal de São Paulo”. A entrada é gratuita e fica aberta ao público até 5 de dezembro.
A mostra pretende fazer uma reflexão sobre a presença dos mais de duzentos artistas portugueses durante as sucessivas Bienais na capital paulista. Todas essas participações e obras nelas implicadas representam, não somente a história da arte portuguesa – que o público brasileiro tem acompanhado ao longo dos anos -, mas também as nuances históricas, políticas, institucionais e culturais em que viveu cada artista e como isso se transpôs em seu trabalho.
cartas
Em formato experimental, “Cartas de São Paulo” integra “vestígios” de um investimento sistemático de mais de 50 anos; catálogos e conteúdos provenientes do arquivo histórico Wanda Svevo e da Biblioteca de Arte da Gulbenkian; um vídeo com o levantamento iconográfico parcial das cerca de 1500 obras incorporadas pelas comissões portuguesas no conjunto das BSP; uma série de citações retiradas de artigos publicados em Portugal sobre as Bienais assinados por críticos de relevância nos respectivos contextos em que foram produzidos; assim como uma obra comissionada à artista portuguesa Mafalda Santos, realizada durante residência de um mês na Sala Camões. Em uma parede de seis metros a artista interpreta e materializa essa história em processo, “representando-a” no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, ou seja, no contexto diplomático no qual a representação historicamente se fundou.
Serviço:
 

Consulado Geral de Portugal recebe a exposição

Consulado Geral de Portugal recebe a exposição


“Cartas de São Paulo – uma história da presença Portuguesa na Bienal de São Paulo”
Curadoria: Isabella Lenzi e Ligia Afonso
Abertura: 6 de setembro, 17h às 20h
Data: 8 de setembro a 5 de dezembro de 2014
Horário: das 12h às 17h – segunda a sábado
Entrada Franca
Visitas guiadas com agendamento:(11) 3084-1800
Local: Sala Camões, Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América
Acesso para deficientes
Estacionamento conveniado à Rede Park
 

Sem Comentários

Insira um Comentário