Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera ganha "Jardim Brasileiro Honda"

Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera ganha "Jardim Brasileiro Honda"

1
A Honda inaugurou na manhã de hoje, 25, o “Jardim Brasileiro Honda”, nova atração do Pavilhão Japonês, localizado no Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, SP. O espaço, criado em frente ao Jardim Zen, simboliza a união dos povos ao longo de mais de um século e resgata a paisagem de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado da cidade de São Paulo, encontradas pelos imigrantes japoneses quando chegaram ao Brasil.
A revitalização do espaço, realizada em comemoração aos 60 anos do Pavilhão, é obra do mestre em botânica Ricardo Henrique Cardim, que selecionou, cuidadosamente, as espécies nativas do estado de São Paulo. “Há mais de cem anos, após uma longa jornada pelos oceanos, os imigrantes vindos do Japão encontraram aqui uma paisagem exuberante de Mata Atlântica e Cerrado. Os jardins simbolizam a amizade entre as duas nações”, explica o botânico. Por meio de uma ponte, que representa o link entre os dois países, os visitantes podem conferir, de um lado, os pinheiros negros do Jardim Zen, e de outro, a biodiversidade nativa do Jardim Brasileiro Honda.
 
Entre as plantas escolhidas por Cardim, estão algumas espécies ameaçadas de extinção, como o palmito-jussara, a palmeira-prateada e o araçá-do-campo. Entre as curiosidades, destaque para a língua-de-tucano, utilizada por Padre Anchieta, fundador de São Paulo, para fazer alparcatas no século XVI e a cambuci, árvore frutífera da Mata Atlântica que dá nome a um bairro tradicional da cidade de São Paulo.
 2
O “Pavilhão Japonês”, onde está localizado o “Jardim Brasileiro Honda”, é um espaço tranquilo e agradável dentro do movimentado Parque Ibirapuera. Inspirado no Palácio Katsura, em Quioto, o local foi doado à municipalidade pelo governo japonês e pela colônia japonesa no quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954, e simboliza o sentimento de gratidão do Japão ao povo brasileiro pela acolhida aos seus imigrantes. Além da visita aos jardins, o Pavilhão oferece uma pequena mostra da memória e cultura japonesa com exposição de peças de cerâmicas, trajes de guerreiros, entre outros objetos históricos. O espaço é administrado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo e mantido pela venda de ingressos para visitação.
 
Serviço:
“Jardim Brasileiro Honda”
“Pavilhão Japonês” – Parque Ibirapuera (acesso mais próximo pelo portão 10)
Funcionamento: quarta, sábado, domingo e feriados
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
Preço: R$7 (inteira) e R$3,50 (meia)
Entrada gratuita para menores de 5 anos e acima de 65 anos.
 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário