ZF apresenta solução que permite manobras de caminhões com os dedo

ZF apresenta solução que permite manobras de caminhões com os dedo

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O Innovation Truck está sendo apresentando no Salão de Hannover, e pode ser usado em veículos com comprimento superior a 25 metros.
A ZF está apresentando no Salão de Hannover o Innovation Truck, solução que inova na operação de caminhões. O protótipo desenvolvido para mostrar a tecnologia é um cavalo-mecânico com carreta, que mede 25 metros, com semirreboque e reboque. Por meio da integração dos sistemas de transmissão, direção e telemática, um caminhão pode ser manobrado remotamente na posição desejada através de um app de tablet – fácil e rapidamente, de maneira precisa e com emissões zero graças ao acionamento híbrido.
“Com o Innovation Truck, a ZF ilustra o potencial adicional já presente em suas tecnologias atuais”, explica o CEO da ZF, Stefan Sommer. “Criamos funções de assistência totalmente novas que são incrivelmente eficientes e, ao mesmo tempo, são relativamente simples de implementar. Elas podem ainda fornecer respostas aos muitos desafios complexos que empresas de transporte e logística enfrentam diariamente”, acrescenta Sommer.
Tempos de espera imprevisíveis nos armazéns tornam cada vez mais difícil para os motoristas de caminhões cumprirem prazos, leis e horas de trabalho, bem como desfrutar de um tempo de descanso adequado. Por último, manobrar em declives frequentemente gera danos caros aos veículos devido a colisões.
Os caminhões do tipo cavalo-mecânico com carreta – com aproximadamente 25 metros de comprimento – projetados para o futuro são os mais difíceis de manobrar, mesmo para os motoristas mais experientes. O motorista deve manter a visão geral de toda a combinação veículo/reboque a partir do banco do motorista e, simultaneamente ser capaz de controlar com precisão o movimento do reboque traseiro somente esterçando as rodas dianteiras. Ou seja, o condutor deve coordenar perfeitamente os dois ângulos de articulação, do semirreboque e do reboque.
“O assistente de manobras no Innovation Truck libera totalmente o motorista de seu trabalho de esterçamento e muito mais”, comenta Olrik Weinmann, gerente de projetos em Engenharia Avançada e Testes na ZF, responsável pelo Innovation Truck. “Eles podem sair e movimentar o cavalo-mecânico com carreta na posição exata exigida, utilizando apenas os dedos e um app de tablet”, completa Weinmann.
A automação do Innovation Truck é baseada, primariamente, em três elementos. Para o acionamento, aplica-se a nova transmissão automatizada ZF TraXon – mais precisamente, a variante TraXon Hybrid, que tem um motor elétrico integrado na carcaça de embreagem que entrega 120 kW (161 cv) de potência e 1.000 Nm de torque. Complementando, uma embreagem seca foi instalada no módulo híbrido. Isto possibilita todas as funcionalidades híbridas, até mesmo as manobras puramente elétricas. A bateria de alta tensão do sistema tem capacidade suficiente para realizar manobras múltiplas, uma após a outra, com emissões zero.
Além disso, existe o avançado sistema de direção com sobreposição de torque ZF Servotwin para veículos comerciais. O ZF Servotwin vem de série com um motor elétrico, além da bomba hidráulica que é acionada pelo motor de combustão que fornece a potência principal. A própria configuração oferece a possibilidade de realizar manobras autônomas sem a intervenção do motorista no volante, função que fica a cargo do controle remoto no caminhão. Os engenheiros desenvolveram, especialmente para o Innovation Truck, uma alteração na bomba hidráulica para o caminhão poder realizar manobras com a ignição do motor desligada, ou seja, com “emissão zero”, o que torna esta solução eletrohidráulica (direção eletrohidráulica ou EHPS). Ao invés do motor diesel, dois powerpacks ZF Servotwin acionam a bomba desenvolvida.
O terceiro elemento é o app de telemática Openmatics que demonstra seus poderes no Innovation Truck da ZF. Ele consiste em uma unidade de bordo (Onboard-Unit) ou uma unidade de conectividade (Connectivity Unit), sensores tecnológicos para coleta de dados e software especial. Para a detecção wireless e controle dos ângulos do reboque e semirreboque do caminhão, bem como a posição do motorista que manuseia o tablet são utilizados sistema “Bluetooth Low-Energy (BLE)”. Tratam-se de chips especiais sem fio (wireless), de baixo consumo de energia e um alcance de aproximadamente 25 metros. No ZF Innovation Truck, eles estão localizados na parte traseira da cabine e em cada canto do semirreboque e do reboque. Assim que a distância até as BLE ou até o tablet mudar, a intensidade de campo também muda proporcionalmente. Esta informação é processada pela unidade de bordo e pelo tablet do operador.
Analisados individualmente, os três sistemas (TraXon, Servotwin e Openmatics) estabelecem padrões de referência em suas respectivas áreas. No entanto, um elemento de ligação central continua a ser necessário para a função de manobra controlada remotamente. Por isso, uma unidade de controle no “coração do sistema” integra e coordena os itens citados acima. Essa unidade controla automaticamente o ângulo do volante e a velocidade, bem como os atuadores individuais.
O app de manobras para tablet é outro elemento importante para possibilitar que o caminhão de 25 metros seja controlado remotamente. Todo o conjunto – o caminhão, o semirreboque e o reboque – está ilustrado na tela do tablet, onde são exibidas as possíveis posições de acionamento da transmissão automatizada e o menu de seleção para a velocidade de deslocamento. O operador pode escolher entre velocidades de 4, 2 ou 1 km/h para a condução à frente, e 0,5, 1 ou 2 km/h para a condução em marcha à ré.
Tão logo a posição de condução e a velocidade tenham sido selecionadas mediante um toque, o operador precisa apenas manter um dedo na frente do caminhão ou na parte traseira do reboque na tela do tablet, e o acionamento totalmente elétrico quase silencioso põe o Innovation Truck em movimento.  Se for necessário esterçar para a direita ou para a esquerda, é preciso apenas deslizar o dedo na tela, na direção escolhida. Tão logo o dedo seja retirado da tela, o veículo para automaticamente. O mesmo acontece se o contato do rádio entre o tablet e o Innovation Truck seja interrompido.
 
 

Mauro Cassane/MM Editorial

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