Mostra gratuita sobre os oceanos segue em cartaz na USP até 18/10

Mostra gratuita sobre os oceanos segue em cartaz na USP até 18/10

IMG_6390
A Future Ocean – Uma exposição científica sobre os mares em turnê pelo Brasil – segue em cartaz no Museu Oceanográfico da Universidade de São Paulo até o próximo dia 18 de outubro. Desde que foi aberta ao público em 25 de setembro, a mostra alemã, que já passou por Natal, Rio de Janeiro e Fortaleza, tem atraído a atenção de pesquisadores brasileiros e, principalmente, de grupos escolares.
IMG_6396
Logo na entrada do museu, um grande globo terrestre recepciona os visitantes. Em seguida, os módulos interativos e painéis da exposição levam o público para uma rápida viagem ao fundo dos mares, ensinando, entre outras lições, as consequências da pesca predatória e da acidificação das águas, elevação dos oceanos, gestão das zonas costeiras, monitoramento desses ambientes e o tempo de decomposição do lixo nos mares, sobretudo plásticos.
IMG_6401
Além de explorar as mudanças pelas quais os ambientes marinhos vêm passando nos últimos anos e seus impactos econômicos e socioambientais, a mostra também reúne em seu acervo rochas raras retiradas de ambientes a mais de 4.000 metros de profundidade, como nódulos de manganês e hidratos de metano, pedras com moléculas de gelo que aprisionam a principal substância do gás natural e que devem servir de fonte energética no futuro.
IMG_6439
Por meio de QR Codes, os visitantes ainda podem baixar informações adicionais sobre os temas abordados na mostra em tablets e telefones celulares. “Um dos objetivos da exposição é atrair estudantes e cientistas brasileiros interessados em pesquisar juntamente com pesquisadores alemães a importância dos oceanos para o futuro da humanidade”, destacou Marcio Weichert, coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), durante a solenidade de abertura do evento.
uni-kiel-nzvp001 Divulgação
Na cerimônia, outros membros da comunidade acadêmica também ressaltaram a relevância da exposição na capital paulista. “O ser humano joga nos mares todos os tipos de coisas, principalmente plásticos e outras substâncias que são frutos de uma loteria química para a qual nenhuma bactéria conseguiu evoluir [para decompor esses dejetos]”, alertou o professor doutor Frederico Brandini, diretor do Instituto Oceanográfico da USP.
“Nós temos um oceano à nossa porta. Nos fins de semana, milhares de pessoas descem a serra para passar algumas horas na praia. Por isso, estou muito feliz por apresentar essa temática a um público mais amplo, uma vez que a mostra convida seus visitantes a refletir sobre como podemos contribuir substancialmente para sua preservação”, disse o pró-reitor de pesquisa da USP, José Eduardo Krieger.
Produzida pelo Cluster de Excelência Future Ocean – uma rede de mais de 200 cientistas da Universidade Christian Albrecht, do Centro Helmholtz Geomar de Oceanografia, do Instituto de Economia Mundial e da Escola Superior de Belas Artes Muthesius Kunsthochschule, todos sediados em Kiel, na Alemanha –, a exposição faz turnê pelo Brasil com o apoio DWIH-SP e do ministério das relações exteriores do país europeu. A próxima parada da mostra científica será em Itajaí (SC).
Serviço:
IMG_6391
Evento: Future Ocean – Uma exposição científica sobre os mares em turnê pelo Brasil
Quando: até 18 de outubro de 2014
Onde: Museu Oceanográfico IOUSP – Praça do Oceanográfico, 191 – Butantã, São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 16h
Quanto: entrada franca
Informações e agendamento de grupos: (11) 3091-6587 / 3091-7149 – museu.io@usp.br

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares