Triumph Speed Triple 1050: engenheiro mecânico aprova a máquina inglesa

Triumph Speed Triple 1050: engenheiro mecânico aprova a máquina inglesa

DSC00572
Quem teve a missão de avaliar a Triumph Speed Triple 1050 para Super TopMotor foi um engenheiro mecânico. Seu nome é  Luiz Pamfilio Neto, 48 anos de idade, dono de uma BMW F800GS. Um bate informal com o Pamfilio descobri que fomos colegas de engenharia na Escola de Engnharia Mauá. Isso ainda na metade dos anos 80 quando nem pensava em fazer jornalismo.
DSC00580
Mas vamos falar um pouco da Triumph Speed Triple 1050. A máquina inglesa de duas rodas é equipada por  motor tricilíndrico de 1050 cc de 133 cv de potência e torque máximo de 11,4 kgf.m  que recebeu ajustes na centralina (ECU). Daí a sua, digamos, “brutalidade”. O câmbio é de seis marchas com transmissão final por corrente.
DSC00536
Suas dimensões são de 2.100 mm de comprimento,  795 mm de largura,  1.110 mm  de altura, 1.435 mm de distância entre-eixos e 825 mm de altura assento ao solo. O peso é de 214 kg e a capacidade do tanque de combustível de 17,5 litros.
DSC00538
Faltou falar do sistema de freios que nos modelos anteriores era muito criticado. Os engenheiros da marca introduziram a nova versão que integra o ABS no novo conjunto de freios: na dianteira, há dois enormes discos flutuantes de 320 mm e pinça radial da marca Brembo com quatro pistões. Já na traseira, o disco simples de 225 mm tem pinça Nissin com dois pistões. Por todo esse pacote, o preço da Triumph Speed Triple 1.050 é de R$ 42.900.
DSC00545
Mas, depois de tudo isso, vamos ao que interessa: a avaliação do Pamfilio. “Fiz o test drive em São Paulo, não podendo desfrutar de uma boa estrada e sentir a máquina em sua melhor forma, mas já deu pra perceber o puro sangue do motor e da marca ! Bem diferente da minha atual moto BMW F800GS, com uma proposta muito diferente de máquina.
DSC00552
A Triumph Speed Triple 1.050 possui estilo marcante, chama a atenção por onde passa, itens com ótimo nível de acabamento,  o motor é muito potente até em baixas rotações, com respostas rápidas, mas dispara uma potência fantástica após 5.000rpm, que surpreende o piloto.  Como não podia ser diferente, o sistema de freios esta a altura do motor, com uma eficiência impressionante na roda dianteira!
DSC00551
O ronco dos escapamentos bem dimensionados para não ser discreto demais e nem exagerado. Faz o piloto querer acelerar alto !!   Poderia ter uma embreagem hidráulica para aliviar um pouco o esforço no acionamento da embreagem, que é um pouco pesada para uso urbano frequente.
DSC00548
A suspensão é pouco dura para as ruas esburacadas de São Paulo, mas entrega a segurança desejada para quem quer uma pilotagem segura na estrada.  A moto é bem fácil de manobrar e desviar dos carros no transito, mostrando uma ótima distribuição de peso e com centro de gravidade baixo, facilitando o uso urbano. A suspensão mostra ser muito forte e bem projetada para altas velocidades, aliadas ao quadro com partes bem a mostra e bem viséveis, mostrando uma grande máquina para alta velocidade.
DSC00549
Motor bem suave e ótima elasticidade, característica dos modelos Triumph. O painel de instrumentos é bem fácil de ler os instrumentos, mostrando um estilo moderno digital, mas com contagiros analógico, que eu acho melhor neste tipo instrumento pela fácil leitura, porém poderia ter também o indicador de marcha.”

Avaliação: Luiz Pamfilio Neto

Fotos: Flávio Verna

 

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares