"Mangia che te fa bene": amanhã é o Dia Mundial do Macarrão

"Mangia che te fa bene": amanhã é o Dia Mundial do Macarrão

massas-italianas
Você sabia que amanhã, dia 25 de outro comemora-se o Dia Mundial do Macarrão? Segundo a ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados)  o Dia Mundial do Macarrão foi criado no dia 25 de outubro de 1995, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), realizado em Roma, Itália,  que reuniu os principais fabricantes do mundo. Desde então, a data é comemorada em diversos países, com o objetivo de difundir os benefícios do macarrão e aumentar o consumo per capita.
915926_macarrao-arcoiris-com-nuvem-de-parmesao
Mas ainda existem alguns mitos que fazem acreditar que as massas engordam. Não é bem assim. O Brasil e o Mundo vivem uma onda de saudabilidade. Todos buscam alimentar-se bem para manter a saúde e a boa forma. Seja qual for o objetivo está comprovado que a boa alimentação é fundamental para uma vida produtiva. Os carboidratos estão na base da pirâmide alimentar e previnem, entre outros males, a obesidade, o colesterol e a hipertensão. Portanto, o consumo de macarrão, pães e bolos, da maneira correta, favorece a boa saúde.
images (1)
A mesma ABIMA fez uma listagem dos mitos e verdades sobre as massas. Vamos a eles:
Carboidratos são responsáveis pela obesidades?
Espaguete ao sugo_AssimseFaz
Não. São produtores de energia, essenciais para o desenvolvimento das atividades diárias. Eliminar carboidratos da dieta pode inclusive causar aumento do peso, por decorrência de necessidade de substituição por outros alimentos, mais calóricos ou gordurosos.
A introdução de massas no cardápio de quem deseja perder peso pode, inclusive, ser feita diariamente, desde que sejam controladas as porções; da mesma forma que devem ser controladas as porções de outras fontes de carboidrato, ou mesmo para os alimentos proteicos. Além disso, é importante ressaltar que os acompanhamentos presentes nesta preparação de macarrão deve seguir as mesmas recomendações, ou seja, de porcionamento adequado e valor nutritivo alto. Para isso, a introdução de legumes, frutos do mar, carnes magras, o tão tradicional tomate e a diminuição de creme e manteiga nas receitas farão deste prato um aliado à saúde e bem estar.
Qual a porção de alimento ideal para manter o peso saudável?
DSCN2936
A base da pirâmide alimentar, que deve constituir a maior parte das calorias diárias, é representada por alimentos fonte de carboidrato, ou seja pelo grupo de pães, cereais, arroz e massas (6 a 11 porções diárias), bem como o grupo dos vegetais (2 a 5 porções diárias) e o grupo das frutas (2 a 4 porções diárias). Recomendam-se menos porções dos grupos do leite, queijo e iogurte (2 a 3 porções) e do grupo de carnes, aves, peixes, ovos, feijão e castanhas. Gorduras, óleos e doces devem ser usados esporadicamente.
Macarrão só combina com molho?
images
O macarrão combina com quase tudo e pode ser servido em prato raso ou fundo, dependendo do ingrediente utilizado. Molho ao sugo por exemplo, fica melhor no prato fundo, com vegetais ou frutos do mar em prato raso. Lembrando sempre que a porção de macarrão indicada é de 100g por dia.
josephine1
E para comemorar da tão importante, alguns restaurantes da cidade criaram cardápios especiais. Um deles é o Josephine Bristrô, Josephine Bistrô (Rua Jacques Félix, 253 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP, Telefone:(11) 3842-5891) lança o “Festival de Massas”.  Entre os dias 20 de outubro a 3 de novembro,  cinco novas receitas desenvolvidas pelo chef Cícero Gomes entram no menu do charmoso bistrô como opções de almoço e jantar. Os pratos foram selecionados para agradar todos os paladares e entre as novidade estão também opções integrais, como o Tortelli Integral de Mussarela de búfala com Salmão e Manga  e a Mezzaluna Integral al Limone. Para os paladares mais tradicionais, tortelli de mussarela de búfala ao molho pomodoro  e, para quem aprecia novas combinações, o Raviolli de carne seca ao Pesto e a Agnolotti de passas e nozes à Lapana  são uma boa O preço das massas será de R$ 52,90.
josephine
O La Pasta Gialla (www.lapastagialla.com.br), do renomado chef Sergio Arno, preparou uma apetitosa sugestão para a ocasião. Para celebrar a data, o chef sugere o delicioso Tagliolini orgânico ao Ragu de Cogumelos e Aspargos Grelhados. O prato agrada a todos os paladares e, para deixar a experiência gastronômica ainda melhor, harmoniza com um bom vinho branco leve.

Tagliolini orgânico ao Ragu de Cogumelos e Aspargos Grelhados

Tagliolini orgânico ao Ragu de Cogumelos e Aspargos Grelhados


Até a rede de fast food Pizza Hut, especiliazada nas pizzas americanas de massa alta,  preparou seu menu especial com opções de pastas que seguem o mesmo conceito das suas famosas pizzas. As pastas da Pizza Hut vem em porções com ingredientes especiais, o que lembra muito o sabor das pizzas. O cliente pode escolher sua refeição gratinada no forno ou salteada. São diversos formatos e sabores de massas oferecidos pela Pizza Hut. É importante consultar a praça para saber mais detalhes.  Confira no site – www.pizzahut.com.br
pizza hut
Além deles, existe outra infinidade de  restaurantes pela cidade que vão oferecer pratos especiais aos seus clientes. Bom apetite!
 
 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário