Konstanz, comida alemã caseira com gosto de infância

Konstanz, comida alemã caseira com gosto de infância

konstanz_1
Meu pai, o saudoso Professor Doutor Engenheiro Jorge Finardi, dizia que a única coisa que se leva da vida é viver bem. E, para viver bem, viagens e, principalmente a gastronomia. E tem certos locais que nos remetem a juventude. Um deles é o Konstanz – para quem não sabe sou descendente de austríacos e italianos do região norte – especializado em culinária alemã. Acho eu que fazia mais de 30 anos que não ia lá. E, meu retorno, pude comprovar que nada mudou mas sim, melhorou. Aliás, o Konstanz é um daqueles restaurantes vinho: quanto mais envelhece, melhor fica.
Inaugurado em 1982, o restaurante Konstanz oferece um cardápio multivariado incluindo pratos típicos da Alemanha e da Suíça. O nome da casa foi inspirado numa cidadezinha turística situada na fronteira entre os dois países. O próprio ambiente é dividido: o lado germânico, com pé direito alto e clima informal e descontraído; e o lado suíço, com forro baixo e tom mais intimista e sofisticado. O cliente pode escolher se sentar no lado alemão ou suíço, cuja fronteira é exatamente o bar da casa.

Bolinho de carne na cerveja

Bolinho de carne na cerveja


No cardápio destacam-se pratos como: Paprika Schnitzel – lombo grelhado com molho de Páprika e Spätzle, Camarão Konstanz ao molho curry acompanhado de arroz com passas, mango chutney e maçã grusette, Escalopes Floresta Negra com molho queijo emmenthal e funghi seco com arroz, Marreco Recheado e Assado – acompanha Repolho Roxo e Purê de Batatas, além das deliciosas fondues – tradicional dica para esquentar os dias mais frios do ano. Vale experimentar:  Bourguignone (carne) acompanhada de batata rösti, Queijo e Chocolate acompanhada de Frutas da Estação. Outra boa opção de sobremesa é a famosa Apfelstrudel – torta de maça flambada com sorvete de creme.
Para a happy hour o restaurante oferece saborosos petiscos, como o Eisben aperitivo e o Espetinho de salsichas – seis tipos de salsichinhas: cipolata-branca, oxford e viena, acompanhas de salada de batata e molho tártaro.   As mesas na calçada, as janelas grandes e o ar-condicionado nos dois salões, além de darem um ar descontraído ao ambiente, deixam a parte interna da casa arejada mesmo nos dias mais quentes, o que faz do restaurante o lugar perfeito para a melhor hora do dia.
fotos
O cardápio com uma grande diversidade tanto de cervejas mais leves como também mais encorpadas. Erdinger Tradicional, Wasteiner e Weihenstephaner, são algumas sugestões. Os clientes podem saborear também o tradicional Chopp Elegant, considerado um dos melhores de São Paulo, tirado da choppeira de cobre e aço inox com mais de 120 metros de serpentina o que garante cremosidade e temperatura na medida certa . A bebida poder ser saboreada na caldereta, caneca ou copo.
 
Paprika-Schnitzel

Paprika-Schnitzel


No dia que fui não podia deixar de experimentar os Bolinhos de Carne na Cerveja: espécie de almondega de carne muito bem temperada com um leve sabor de cerveja. Para acompanha la as tradicionais mostardas alemãs: a amarela e a picante escura. No prato principal, lógico, o tradicional  Paprika Schnitzel, filés de lombo grelhado com molho de Páprika e Spätzle – uma espécie de gnocci alemão a base de trigo e ovo, depois salteados em manteiga e bacon – que estava realmente divino. De sobremesa, lógico né, dã!, a mais famosa sobremesa alemã, o Apfelstrudel com creme de chantilly. Para finalizar, um ótimo café gourmet que a casa serve. Obviamente que o chopp não faltou. O Konstanz dispõe de uma daquelas chopeiras antigas que tira o chopp – branco ou escuro – sempre cremoso e estupidamente gelado. Se vale a pena? Muito: um restaurante honesto com comida boa e preço acessível.
w
 
Serviço:
 
Konstanz
Endereço: Avenida dos Aratãs, 713, Moema.
Telefone: (11) 5543-4813
Horário: de segunda a sábado, das 12h a 1h; domingos, das 12h as 18h.
www.konstanz.com.br
 

Sem Comentários

Insira um Comentário