GP Abu Dhabi- Hamilton é campeão e Massa faz sua melhor corrida

GP Abu Dhabi- Hamilton é campeão e Massa faz sua melhor corrida

1
O inglês da Mercedes pulou na frente logo na largada, Felipe Massa aproveitou-se dos problemas de Rosberg para chegar em segundo
Antes de falar sobre Abu Dhabi, quero registrar que nas corridas passadas, GP EUA e GP Brasil, a coluna não circulou porque estava envolvido com a cobertura do Salão do Automóvel de São Paulo.
E no Circuito de Yas Marina, aconteceu a última prova da temporada 2014 do mundial de F-1. Só os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg poderiam ser campeões, mais fácil para o inglês que precisava só de um segundo lugar, mesmo que o alemão vencesse.
4
Nos treinos classificatórios, Rosberg marcou a pole com Hamilton na segunda posição, Valtteri Bottas e Felipe Massa da Williams na terceira e quarta colocações.
5
Na largada, o alemão da Mercedes teve problemas com a embreagem e o inglês pulou na frente. Massa como de costume, também partiu bem e colocou-se na terceira posição, enquanto que Bottas despencou para a 8ª posição.
6
Daí pra frente, Hamilton andou rápido para abrir em relação ao companheiro de equipe e Massa não deixou os dois escaparem, pois seu carro era muito rápido nas retas. Passado o descontrole inicial, Bottas veio galgando posições e o que não era esperado aconteceu, o carro de Rosberg passou a ter problemas. A equipe avisava pelo rádio que o sistema de recuperação de energia não funcionava. E ele desesperado, quase que implorando uma solução, falava que não era só isso, o carro travava.
Mas ele foi lutador, conforme os outros pilotos aproximavam-se, vendia caro a ultrapassagem. O tiro de misericórdia aconteceu, quando a equipe o chamou para abandonar a prova. Rosberg, pediu para ficar até o fim e foi atendido. Terminou em 14º lugar mostrando fibra de campeão.
Preocupados com o que aconteceu, os homens da Mercedes pediram para Hamilton poupar o carro. E Massa que assumiu a liderança da corrida quando o inglês parou para trocar pneus, andou rápido. Deu a entender que tentaria a vitória, com uma só parada, mas isso não foi possível. Na segunda parada, o time da Williams foi ousado, mandou o brasileiro para a pista com pneus super macios. E Massa andou muito forte, quase em ritmo de classificação. Só que não havia mais tempo, ele terminou a prova, 2,5 segundos atrás do vencedor e campeão mundial.
12
Ao comemorar, tenho certeza que emocionou muita gente, pois Hamilton lembrou os bons tempos de Ayrton Senna. Pegou a bandeira da Inglaterra e saiu desfilando pelo circuito, gesto feito pelo brasileiro muitas e muitas vezes, até a FIA proibir.
No pódio, todas as referencias eram para o inglês, que antes de subir ao degrau mais alto, abraçou o companheiro de equipe e mostrou que a disputa entre os dois foi dura e muito limpa.
Marcaram pontos no GP de Abu Dhabi
9
1º  Lewis Hamilton
2º  Felipe Massa
3º  Valtteri Bottas
4º  Daniel Ricciardo
5º  Jenson Button
6º  Nico Hulkenberg
7º  Sergio Perez
8º  Sebastian Vettel
9º  Fernando Alonso
10º  Kimi Raikkonen
Na pontuação, Hamilton fechou o ano com 384 pontos, Rosberg somou 317, na terceira posição ficou o estreante de RBR, Ricciardo com 238. Massa chegou a 134, o que garantiu a 7ª colocação, enquanto que seu companheiro Bottas foi o quarto com 186.
10
O campeonato de construtores teve a Mercedes como campeã, ela somou incríveis 701pontos, em segundo ficou a RBR com 405 e a Williams voltou ao top 3 com 320 pontos na terceira posição no mundial.
A temporada 2014 foi repleta de mudanças. Os novos carros e motores, quebraram a hegemonia conquistada pela RBR e Sebastian Vettel nos últimos quatro anos.
8
A Mercedes reuniu o melhor conjunto, chassi/ motor/ piloto e não deu chance para a concorrência. Quem mais chegou perto foi a Williams, empurrada pela propulsão da flecha prateada.
11
Em 2015 teremos mais mudanças, Vettel comandará a Ferrari que precisa reagir e voltar a vencer. Os motores Honda retornam na McLaren e tudo indica que Alonso será piloto do time. Mas eu prefiro esperar, não descarto a possibilidade de Hamilton voltar para a equipe que o lançou na F-1, pois ainda não renovou com a Mercedes. Felipe Nasr estreará como titular na Sauber e Jenson Button não confirmou ainda a aposentadoria, mas deve ficar fora.
7
A expectativa é de que os carros evoluam, tirem a diferença em relação a Mercedes, assim teremos uma temporada bem mais competitiva. A primeira corrida do ano será dia 15 de março na Austrália. Já estou contando os dias.
Rapidinhas
Um adversário de respeito
3
Após vencer a corrida e sagrar-se campeão, Lewis Hamilton elogiou seu principal adversário. “Nico lutou muito ao longo de todo ano. Nos conhecemos em 1997 e sempre pensamos que um dia estaríamos competindo juntos. Ele teve espírito esportivo para vir me felicitar. Ele foi muito profissional e me disse ‘você dirigiu muito bem’. Digo o mesmo para ele”.
Esperança renovada
2
Depois de 42 corridas, Felipe Massa chegou em segundo lugar, posição que não conquistava desde 2012 no GP do Japão. “Foi um fantástico trabalho do time, eu estou muito orgulhoso de correr pela Williams. Este é só o começo”, declarou o entusiasmado brasileiro, sonhando com dias melhores.
O Rei não guarda segredo
Juan Carlos, Rei da Espanha, entregou para a imprensa qual será o destino de seu súdito, Fernando Alonso. “Fernando me disse que vai para a McLaren. Ele está muito contente”. Agora é só esperar a confirmação oficial, a qual deve ocorrer no começo de dezembro.
 

Sem Comentários

Insira um Comentário