Manutenção preventiva garante viagem tranquila e sem surpresas

Manutenção preventiva garante viagem tranquila e sem surpresas

manutencao-veiculos-evita-paradas-inesperadas-durante-viagem_album
Com a proximidade das férias escolares e feriados de final do ano, é esperado um aumento significativo no fluxo das rodovias de todo país. A fim de evitar qualquer tipo de problema com o seu veículo, a Magneti Marelli Cofap alerta sobre a importância da revisão veicular antes de pegar a estrada.
Manutenção-Preventiva
 
A recomendação básica é manter em dia os itens de sistemas considerados de segurança como suspensão, direção, freios e iluminação, além do próprio motor. O motorista deve ficar atento às condições de amortecedores, molas, bandejas, sistemas de direção, pneus e rodas (pressão, alinhamento e balanceamento), pastilhas e lonas de freios, circuito hidráulico de freio, sistema de arrefecimento, óleo do motor e do câmbio, faróis e lanternas. Importante também lembrar-se dos equipamentos obrigatórios como extintor, triângulo, macaco e dos documentos do veículo e do condutor.
image_1 (3)
Todos os componentes mecânicos possuem uma vida útil, que varia conforme a intensidade de uso do veículo, condições do piso, modo de dirigir, entre outros fatores. No caso dos amortecedores, a Magneti Marelli Cofap recomenda que as peças sejam avaliadas regularmente por oficina especializada, junto com outros elementos de maior desgaste como pneus e pastilhas.
5a29b7477115-300x300
Se os amortecedores apresentarem problemas de amassamento dos tubos, empenamentos de haste, vazamento de óleo, que são visíveis, ou perda de ação, recomenda-se a troca imediata, independente da quilometragem.
fundo_amortecedores_imagem
Outro componente que merece especial atenção do condutor é a bateria, responsável pelo fornecimento de energia ao motor de arranque no momento da partida ou a sistemas elétricos e eletrônicos do veículo quando o motor está desligado. Uma bateria em final de vida útil pode nos surpreender, deixando de funcionar no meio de uma viagem. O mais indicado no caso é a verificação da “tensão elétrica” e o teste de “auto descarga”. Além de testar a bateria, o sistema responsável pela sua alimentação – o alternador – também deve ser verificado.
images
Os sistemas de iluminação e sinalização, faróis e lanternas, por lei, devem estar em perfeitas condições sempre que o veículo estiver ligado e em movimento. Atente para lentes embaçadas, infiltração de água e superfície da lente fosca, que podem comprometer a eficiência desses componentes, colocando em risco a segurança de todos. Uma simples verificação visual e a correta regulagem dos faróis garantem a segurança do condutor e dos outros motoristas.
carro-manutencao-preventiva
Para evitar transtornos durante a viagem de férias, procure um profissional competente em um centro técnico ou oficina mecânica equipada com aparelhos adequados e capazes de avaliar os sistemas e componentes vitais para o automóvel. E a Magneti Marelli Cofap, através da sua divisão Aftermarket, oferece diversos componentes para o caso de haver necessidade de realização da manutenção veicular.
 

Sem Comentários

Insira um Comentário