Serviço: troca do amortecedor deve respeitar a tabela de aplicação

Serviço: troca do amortecedor deve respeitar a tabela de aplicação

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Todo veículo possui seu próprio amortecedor, desenvolvido conforme especificações técnicas da montadora e características de cada modelo. Mesmo peças novas, de alta qualidade e tecnologia, podem apresentar problemas em seu desempenho se instaladas em um carro para o qual não foram projetadas.
Segundo Juliano Caretta, coordenador de Treinamento da Monroe, maior fabricante mundial de amortecedores, esta falta de atenção gera diversos riscos à segurança, como o aumento da distância de frenagem, perda de estabilidade provocada pela falta do contato dos pneus com o solo, além de balanços e trepidações excessivas.
“Como a suspensão é um sistema que trabalha em conjunto, quando o amortecedor é inadequado, sobrecarrega os outros componentes, anulando sua eficiência e reduzindo sua vida útil.”
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Um carro equipado com amortecedores errados apresenta sinais perceptíveis ao motorista. A diferença na altura é o mais evidente. Outra forma de identificar o problema é durante a condução, quando é possível notar que a suspensão fica mais macia, ou rígida, se comparada a original. Batidas, solavancos e balanços excessivos na suspensão também podem indicar irregularidades no trabalho dos amortecedores.
“Recebemos o relato do proprietário de um modelo esportivo na versão cross, sobre o comportamento direcional impróprio do carro após ter trocado os amortecedores. Após algumas análises, constatamos que foram instalados os amortecedores do mesmo modelo, porém na versão passeio”, conta Caretta.
Apesar de semelhanças externas, as peças possuem diferenças no tamanho e na carga. Para auxiliar proprietários e profissionais da reparação automotiva, a Monroe disponibiliza o telefone 0800-166-004, o atendimento via chat pelo www.monroe.com.br e o e-mail atmogi@tenneco.com. Também é possível consultar o catálogo de aplicação online no mesmo site. É recomendado ter o certificado de garantia ou nota fiscal de compra. Mas, na falta dos documentos, basta comparar as informações gravadas no corpo do amortecedor com a aplicação em catálogo

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