Tecnologia: “BH03” e “Triple Tube”, os pneus conceito do futuro

Tecnologia: “BH03” e “Triple Tube”, os pneus conceito do futuro

Concept Lexus Triple Tube_view Side
Dois pneus-conceito inovadores apresentados pela Goodyear Tire & Rubber Company, nesta semana, no 85º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, podem mudar radicalmente o papel dos pneus de automóveis no futuro.
Embora os dois pneus sejam conceituais, as tecnologias futuristas instigam a imaginação e dão uma visão das inovações práticas que podem estar a caminho.
GY Concept_BH03_view Side_Logo Car
O primeiro conceito – chamado “BH03” – oferece a possibilidade de carregar as baterias de veículos elétricos, transformando o calor gerado pelo rolamento dos pneus em energia elétrica. O segundo conceito – denominado “Triple Tube” – contém três tubos que se ajustam à pressão de enchimento dos pneus, em resposta às mudanças nas condições da estrada, oferecendo novos níveis de desempenho e versatilidade.
“Estes pneus-conceito redefinem o papel que os componentes podem desempenhar no futuro”, disse Joe Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear. “Nós vislumbramos um futuro em que os nossos produtos se tornem mais integrados com o veículo e o consumidor, mais ecológicos e mais versáteis.”
 
BH03
GY Concept_BH03_view3-4_with rim_Logo Car_LR
Este pneu gera eletricidade por meio da ação de materiais que capturam e transformam a energia criada pelo calor quando ele flexiona durante o rolamento em condições normais de condução do veículo. Os materiais utilizados otimizam a capacidade de geração de eletricidade do pneu, bem como a sua resistência ao rolamento.
À medida que a demanda por carros elétricos cresce, esta tecnologia poderá contribuir significativamente para a solução dos desafios futuros de mobilidade.
 
TRIPLE TUBE
Concept Lexus Triple Tube_view 3-4
Este pneu tem três câmaras internas. As câmaras estão localizadas abaixo da banda de rodagem e perto das paredes interiores e laterais do pneu, bem como no centro. O pneu depende de uma bomba interna que movimenta o ar da câmara principal para as três câmaras individuais, ou tubos. O pneu se ajusta automaticamente – por conta própria – em três posições diferentes com base nas condições da estrada.

  • Posição Ecológica / Segurança: com a inflação máxima em todos os três tubos – oferece menor resistência ao rolamento.
  • Posição esportiva: com a inflação reduzida dentro do tubo da parede interior – proporciona aos motoristas boa manobrabilidade em piso seco por meio de uma área de contato otimizada.
  • Posição de segurança em piso molhado: com a inflação maximizada no tubo central – oferece alta resistência à aquaplanagem por meio de uma banda de rodagem mais alta no centro do pneu.

 
Embora estes pneus sejam conceitos para o futuro, Zekoski diz que eles representam um aspecto essencial da estratégia de inovação da Goodyear, incutindo uma mentalidade de futuro voltada para o mercado nas equipes de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
“É mais importante do que nunca que nós nos mantenhamos firmemente enraizados em nosso processo de inovação voltado para o mercado, o que exige que foquemos e antecipemos as necessidades dos nossos clientes, que estão em rápida evolução”, disse Zekoski.
 

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares