Fundação Volkswagen abre inscrições para oficina “Aprendendo com Arte”

Fundação Volkswagen abre inscrições para oficina “Aprendendo com Arte”

ViewImage (1)
A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, lança o projeto educativo inédito “Aprendendo com Arte”, que forma educadores para disseminar conhecimentos sobre arte de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais. O programa terá duas versões: a oficina 100% on-line, cujas inscrições estarão abertas gratuitamente de hoje, dia  a 18 de março por meio da “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen; e uma versão semipresencial para 120 professores de Cariacica (ES) e Aracaju (SE), marcando a chegada da Fundação ao Estado de Sergipe.
O “Aprendendo com Arte” nasce com diversos objetivos, entre os quais usar a arte e a cultura como recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão, despertando a consciência crítica e a cidadania. “O ‘Aprendendo com Arte’ oferece formação continuada a educadores das redes públicas de ensino que acreditam na educação como chave para transformar o mundo. A Fundação Volkswagen está sempre inovando e buscando novas formas de educar. Por isso, investe em projetos de educação e desenvolvimento social, promovendo e realizando ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública em nosso País e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
A oficina on-line do projeto “Aprendendo com Arte” oferecerá 200 vagas gratuitamente, para as quais podem se inscrever professores de arte de todos os níveis de ensino que estejam atuando em 2015; professores licenciados em linguagens artísticas (visuais, dança, teatro ou música); coordenadores pedagógicos e gestores de escola. Para se inscrever, basta acessar a “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), onde a oficina também será ministrada.
ViewImage
A seleção será feita pela análise curricular e os escolhidos serão divulgados no dia 28 de março na “Plataforma do Letramento”. O curso será ministrado de 31 de março a outubro, sendo 29 horas de aprendizagem a distância, com apoio de tutores que auxiliam os participantes em ambiente virtual. Os módulos incluem temas como metodologias contemporâneas no ensino de arte, narrativas da fantasia, contação de histórias, games na educação em artes visuais; arte e mídias, como cinema, vídeo, rádio, TV e propaganda; museus virtuais, entre outros. Serão oferecidas atividades práticas e teóricas, além de videoconferências com profissionais de destaque nas temáticas.
“Um dos objetivos da Fundação Volkswagen é levar educação e cultura ao maior número possível de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento social e a qualidade de vida. A versão 100% on-line do ‘Aprendendo com Arte’ permitirá que a formação atravesse fronteiras”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
O projeto “Aprendendo com Arte” também terá uma versão semipresencial que será oferecida, a partir de março, a 120 educadores do ensino fundamental, gestores de escola, professores de artes e coordenadores pedagógicos nas cidades de Aracaju (40 vagas), marcando a chegada da Fundação Volkswagen ao Estado de Sergipe; e Cariacica, no Espírito Santo (80 vagas). A previsão é que os conhecimentos sejam multiplicados para, pelo menos, 3.600 alunos de escolas públicas, somando as duas cidades.
A formação dos educadores terá duração de um ano, com encontros presenciais e a distância, que totalizam 85 horas de conhecimento sobre artes visuais. Durante a formação, os participantes aprenderão a utilizar elementos e espaços culturais da região, ressaltando a importância do patrimônio cultural local. Também participam de oficinas teóricas e práticas, debates, seminários e palestras. Ao final dos encontros de formação, os educadores vão promover exposição em local público.
ViewImage (2)
Entre os materiais didáticos estão livros e itens multimídia. O kit incluiu o “Caderno Arte + Educação”, produzido por especialistas em arte e educação, com temáticas a serem trabalhadas em sala de aula. O caderno também será disponibilizado para as Secretarias Municipais de Educação do Brasil e estará na “Plataforma do Letramento” para leitura e download. Para oferecer o projeto, a Fundação Volkswagen conta com o parceiro técnico especializado em artes Instituto Arte na Escola.
O “Aprendendo com Arte” é um desdobramento de outro projeto da Fundação Volkswagen, o “Aprender com a Pinacoteca”, que foi oferecido de 2008 a 2013, tendo beneficiado 6.147 alunos e 258 educadores das cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Taubaté, onde a Volkswagen do Brasil tem fábricas, além de São Paulo. O “Aprender com a Pinacoteca” ofereceu formação a professores de arte da rede pública para trabalharem a educação e a inserção social por meio das artes; aulas presenciais em museus para estudantes, detalhando a história da arte e estilos artísticos, além de elaborar projetos nas escolas. O “Aprender com a Pinacoteca” foi uma iniciativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Volkswagen.

Sem Comentários

Insira um Comentário