Automec 2015: a força do mercado de reposição

Automec 2015: a força do mercado de reposição

Automec
Considerada a maior feira de reposição automotiva da América Latina, a Automec começou nesta terça-feira e se estenderá até 11 de abril. O evento é realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo e reúne 1200 marcas nacionais e internacionais, distribuídas num espaço de 78 mil m². A organização espera receber mais de 70 mil visitantes.
Para esta 12ª edição a feira está dividida em quatro setores e perfis:
1) Peças e Sistemas (motor, escape, eixos, direção, freios, rodas, amortecedores, peças metálicas, peças montadas, janelas, para-choques, telhados de dobramento, roods  conversível, coberturas panorâmicas, ar condicionado, rádio, instrumentos, airbags, tampões, cadeiras, aquecimento, ajustadores elétricos, telemóveis, filtros interior, antenas, navegação, telemática, DVD, elétrico, bateria, faróis, cabos, chicotes, unidades  de controle, sistemas de ônibus, sistemas de assistência ao condutor, elementos de fixação, linha de alimentos, anéis de vedação de rolamentos, rolos, peças de reposição, reparos, restauração, híbrida e  gás);
2) Reparação e Manutenção (equipamentos e ferramentas, prevenção de corrosão e pintura, reboque de serviço, auxílio-acidente e serviços móveis, eliminação de resíduos e reciclagem e reboque para carros);
3) Acessórios (acessórios para automóveis em geral, sistemas de desempenho, aprimoramento de design, óptica, opções e conversões, rodas, pneus e juntas); e TI e Gestão (concessão de planejamento e  construção, concessionárias financeiras e sistemas de gestão Dealer).
Para ajudar na qualificação e reciclagem dos profissionais do setor, a feira conta com mais de 60 palestras com temas atuais. Super TopMotor marcou presença e mostra alguns dos principais lançamentos da Automec 2015.
 
NGK lança vela aquecedora para motor diesel e bobina
NGK - Velas_Aquecedoras (560x600)
A NGK marcou presença na Automec 2015 lançando velas aquecedoras para motores diesel e bobinas de ignição da marca, que chegam ao mercado no segundo semestre deste ano. Com as novidades, a multinacional de origem japonesa amplia suas linhas de produtos. Ao lado das velas e cabos, as bobinas completam o sistema de ignição.
A vela aquecedora é fundamental para o desempenho dos motores ciclo diesel. Como a denominação sugere, sua função é aquecer o ar na câmara de combustão ou na pré-câmara, proporcionando condições otimizadas para a ignição do combustível injetado. A peça facilita a partida em dias frios, evitando falhas de funcionamento, além de reduzir o nível de emissão de poluentes e fumaça branca enquanto o motor não atinge a temperatura ideal de trabalho.
A fabricante é líder mundial no fornecimento de velas aquecedoras para o mercado original, equipando veículos das principais montadoras globalmente.
Cofap exibe amortecedores do Jeep Renegade
Cofap - amortecedores do renegade (600x400)
A novidade da Cofap no evento foi a linha de amortecedores Cofap Full Displacement bitubulares, que equipa o novo Jeep Renegade. Por ser um modelo de características off-road, o Renegade adotou estes amortecedores com sistema de válvulas que proporciona um controle suplementar das forças de amortecimento em compressão pela válvula de tração, tecnologia que garante melhor estabilidade e conforto quando comparado a um amortecedor com válvulas convencionais.
Novo catálogo eletrônico da ZEN 
Zen - linha de produtos
Durante a Automec, a Zen apresenta para o mercado de reposição um novo catálogo de produtos, que poderá ser acessado no site www.zensa.com.br a partir de maio. Com conteúdo totalmente atualizado, incluindo cerca de 400 produtos a mais que a versão anterior, a nova ferramenta tem como características principais a inteligência de busca, praticidade e dinamismo, facilitando o processo de consulta e reduzindo o tempo de busca.
O guia apresenta mais formas de pesquisas. Distribuidores e reparadores podem procurar o componente informando as dimensões técnicas do item, por exemplo. Além dessas melhorias, as imagens de todos os produtos mostram as suas dimensões, facilitando a visualização. Haverá também desenhos técnicos para auxiliar a identificação de produtos mais complexos. “Com esta ferramenta nossos distribuidores vão atender seus clientes de forma mais rápida e eficaz, o que vai gerar um alto nível de fidelização e elevar ainda mais a credibilidade da nossa marca”, finaliza Nelson Bastos.
Conversores catalíticos da Walker são as novidades da Tenneco
Tenneco - Conversor catalítico walker
O lançamento de 13 modelos de conversores catalíticos, a linha completa de amortecedores e componentes para suspensão, além de peças metal-borracha são os destaques da Tenneco Automotive na Automec 2015. No Brasil, o grupo é representado pela Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores; pela Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para suspensão; e pela Walker, referência mundial em sistemas de exaustão.
A grande novidade da Tenneco é o lançamento da linha de conversores catalíticos Walker, subsidiária da empresa para o Aftermarket. Os componentes possuem 240 aplicações e são destinados inicialmente a veículos leves com motorização a gasolina, etanol e flex.
Sogefi apresenta nova linha de filtros
Sogefi - Filtro de Ar
Produzidos com a mesma tecnologia e qualidade das peças originais, os novos filtros de ar, óleo, combustível e cabine da Sogefi atendem  às principais marcas e modelos de carros e utilitários esportivos. Só a linha Fram ganhou mais 480 componentes e embalagens atualizadas.
Outra novidade do grupo é a chegada da Purflux no Brasil. Criada em 1956, a  marca é reconhecida em todo o mundo pelo alto desempenho dos seus filtros. Sempre inovando, criou o conceito de elemento filtrante em V, foi pioneira na pesquisa de materiais sintéticos e adotou a filtragem  gradual em multicamadas. Estará à venda em junho com milhares de opções para nacionais e importados.
Lona de freio é destaque da Fras-le
Fras-le - lona de freio AF750 City Bus
Entre os destaques da Fras-Le, que faz parte do Grupo Randon, está a lona de freio AF/750 City Bus, para aplicação em freios pneumáticos de ônibus urbanos, que suporta altas temperaturas de trabalho do sistema de freio e garante excelente eficiência de frenagem; cerca de 30% a mais de durabilidade; aumento da vida útil do tambor de freio; redução da quantidade de paradas para troca de lonas e componentes do sistema de freio, além de reduzir vibrações e ruídos causados pelo mesmo. A empresa também expõe, pela primeira vez no Brasil, a exclusiva e patenteada plaqueta vazada Matrixx, que traz ao mercado um conceito revolucionário de plaqueta para pastilhas de freio a disco, destinada ao segmento de veículos comerciais pesados. Seu design é funcional e possibilita, entre outras vantagens, a redução de até 25% no peso total da pastilha, o que representa ganho ao cliente por permitir aumento na capacidade de carga do veículo; redução do custo por quilômetro rodado e da transferência de calor entre a pastilha e o sistema de freio, que contribui para a durabilidade dos componentes (calipers, pistões, borrachas, etc.).
Federal-Mogul revela pastilhas Stop
Federal-Mogul – Pastilhas Stop (600x399)
A FEDERAL-MOGUL apresenta na Automec suas novas tecnologias em pastilhas, sapatadas moldadas, fluídos, lubrificantes e serviços para os consumidores. Uma das inovações é a nova linha de pastilhas STOP.  A linha de pastilhas de freio com a marca STOP foi desenvolvida para aplicação em automóveis e veículos comerciais leves e médios dos mercados brasileiro e sul-americano como opção de produto que alia qualidade, tecnologia e preço atrativo. São cerca de 65 códigos que atingem toda a frota, desde carros nacionais de entrada até modelos importados. Produzidas com composição semimetálica, facilitam o assentamento da pastilha ao disco e proporcionam maior eficiência desde as primeiras frenagens.
A linha de pastilhas foi projetada no laboratório da empresa em ação conjunta com profissionais das redes de distribuição e de assistência técnica, com o objetivo de suprir o mercado com produtos de alta qualidade e preço atrativo.
Philips exibe lâmpada para farol de neblina em LED
Phillips X-treme Ultinon LED
A Philips apresenta no evento a primeira lâmpada de LED para faróis de neblina do Brasil, a X-treme Ultinon. O produto alia os benefícios de segurança, como iluminação 45% maior que as lâmpadas comuns, e características estéticas únicas, como temperatura de cor de 6000 K, que permite melhor integração visual entre a lâmpada de neblina e os faróis de xênon ou superbrancas. Além disso, o produto oferece longa vida útil, podendo chegar a 12 anos de duração.
A lâmpada para farol de neblina em LED é uma solução inovadora que chega ao mercado para atender a demanda por mais segurança por meio da iluminação.
O X-treme Ultinon LED produz um faixo de luz mais seguro, que não ofusca a visão de outros motoristas. O produto possui 3 anos de garantia e vem com duas lâmpadas que se encaixam nos faróis de neblina H8, H11 e H16.
Calotas Podium mostra 22 modelos da linha nacional
Calotas Podium - Honda (576x600)
Com operação iniciada há apenas 18 meses, a Calotas Podium, empresa do Grupo Bells, apresenta lançamentos exclusivos na Automec 2015. Em 2015 a empresa já lançou 40 modelos de calotas e durante a feira, serão lançados mais 22  modelos exclusivos da linha nacional.
O design de cada produto é alinhado às tendências mundiais, para diferentes estilos de carros, das principais montadoras presentes no País. São diversos modelos com pintura especial, que permite a cada cliente imprimir sua personalidade e mudar o visual do carro conforme a preferência. Para um acabamento impecável e de altíssima qualidade, a Calotas Podium possui uma parceria com a Tintas Brazilian, empresa especializada na fabricação de tintas para plásticos e metais, presente há mais de 25 anos no mercado. O resultado são calotas com pintura superior a todos os concorrentes do mercado.
Motor Service Brazil com produtos BF Germany na reposição
BF Germany (600x239)
A BF Germany, especialista em peças de reposição para motores diesel e fornecedora mundial há mais de 30 anos para motores de veículos comerciais, de passeio, estacionários, agrícolas, navios, locomotivas e máquinas de construção, mostrou seu portfólio na Automec 2015.
Entre outros produtos, destacam-se blocos de motor, virabrequins, eixos comando, radiadores de óleo, bombas de óleo e água, bielas, volantes de disco, camisas de cilindro e cabeçotes, assim como shortblocks e jogos de reparação (kits). Também são disponibilizadas peças de reposição para uma extensa gama de motores a gás.
A marca BF Germany é uma das marcas voltadas ao mercado de reposição do grupo KSPG AG e atua com um apoio ao cliente personalizado, além de um serviço de fornecimento rápido como é tradição na MS Motor Service Brazil.
Tecfil e Vox trazem produtos da linha leve, pesada e agrícola
Tecfil - Filtros
Na Automec, a Tecfil e a Vox lançam vários filtros, presentes nas maiores e melhores montadoras do país – incluindo a tecnologia de veículos híbridos – e agora também disponibilizados para o mercado de reposição. São peças são para as linhas leve, pesada e agrícola. Dentre as principais novidades de 2015, encontram-se:
TecfIl:
-Filtro de cabine para o Toyota Etios;
-Filtro de ar secundário para caminhões Scania;
-Filtro de ar, ar pesado e secundário para tratores New Holland, Valmet, Valtra e Caterpillar;
-Filtro de combustível para ônibus híbrido Volvo.
Vox:
-Filtro de cabine para o Toyota Etios;
-Filtro de ar secundário para caminhões Scania;
-Filtro de combustível para o Mitsubishi Pajero Full.
Sabó mostra nova linha de produtos para veículos leves
Embalagens Sabó_I (600x433)
Um dos destaques dos produtos Sabó lançadas na edição 2015 do evento é a atualização de todo o portfólio da linha leve para o mercado de aftermarket das montadoras Fiat, Volkswagen, GM, Ford, Renault, Peugeot e Citroën, atendendo assim as necessidades dos aplicadores em  geral. A empresa informa que só  utiliza material em fibra (não amianto) nos produtos, atendendo as especificações de qualidade e resistência.
Buscando sempre o desenvolvimento de novos produtos, aplicando tecnologias inovadoras e modernas, a SABÓ lançou desde a última Automec em 2013, mais de 200 produtos para a principais montadoras, entre as linhas leve, utilitários e pesada, motos, agrícola e industrial. Atualmente, o portfólio de produtos da SABÓ atende a frota brasileira  incluindo veículos nacionais, importados.
Chave de roda Tramontina
Chave de Roda Tramontina (600x254)
Lançamento da Tramontina PRO, a Chave de Roda Inovadora com Soquetes Duplos permite afrouxar e apertar diferentes tipos de parafusos: 17, 19, 21 e 24 mm. Com comprimento ajustável em seis tamanhos, de 320 a 460 mm, a novidade possui empunhadura com dupla injeção, o que proporciona melhor agarre e mais conforto durante o uso. Feitos em aço cromo vanádio temperado de alta resistência, os soquetes ainda possuem cantos arredondados, que melhoram o acoplamento à porca e ampliam a vida útil. O corpo da chave é desenvolvido no mesmo material.
MTE-Thomson leva peças para Injeção Eletrônica
MTE-Thomson - Conjunto Injeção (600x476)
Com mais de 3000 itens em seu portfólio de produtos, a MTE-Thomson selecionou para a Automec peças específicas para Injeção Eletrônica, Controle de Temperatura e Sensor Lambda, do qual a empresa é pioneira na fabricação no Brasil. Atualmente os produtos da MTE-THOMSON abrangem as linhas Leve, Pesada e Moto, e abrangem 90% de toda a frota brasileira, entre carros nacionais e importados, com motorização gasolina, diesel, flex e até mesmo híbrido.
Bosch destaca linha de pastilhas e fluido de freios
Bosch - Fluido de Freio (400x600)
A Bosch leva para a Automec 2015 um programa completo de pastilhas, com destaque para a linha cerâmica. Seus diferenciais são: maior eficiência, durabilidade e estabilidade na frenagem, menor quantidade de resíduos na roda e o sistema antirruído.
Uma das vantagens é o sistema silenciador vulcanizado (SSV), que conta com uma exclusiva lâmina, composta por duas camadas de liga de aço com tratamento de zinco e níquel e uma camada de borracha vulcanizada entre elas, atuando como amortecedor para absorver as vibrações que ocorrem durante a frenagem, eliminando o ruído.
Outra vantagem é que dentro das embalagens das pastilhas cerâmicas Bosch o aplicador encontra um sachê de lubrificante resistente a altas temperaturas. Este lubrificante deve ser aplicado na pinça com o objetivo de evitar a corrosão, reduzir o desgaste de seus componentes, aumentar a vida útil do sistema e melhorar a sua movimentação.

Pedro Damian, especial para Super TopMotor

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário