Sindipeças explica Programa de Proteção ao Emprego no III Fórum de RH da Indústria Automobilística

Sindipeças explica Programa de Proteção ao Emprego no III Fórum de RH da Indústria Automobilística

time_de_basquete
Grande preocupação da indústria brasileira no momento, a manutenção do nível de emprego foi um dos grandes temas debatidos durante o III Fórum de RH da Indústria Automobilística, organizado pelo grupo Automotivo Business, e realizado nesta segunda-feira no Centro de Convenções Millenium, em São Paulo. No setor de autopeças especificamente, o Sindipeças apresentou os problemas do setor e o que a entidade está fazendo para enfrentá-lo.

Adilson Sigarini

Adilson Sigarini, diretor estatutário do Sindipeças


 
O destaque da palestra proferida por Adilson Sigarini, diretor estatutário do Sindipeças, onde dirige as negociações coletivas de trabalho para as indústrias de autopeças de todo o Brasil, foi a apresentação do Programa de Proteção do Emprego, uma ideia nascida na Alemanha e usada naquele país em circunstâncias onde há forte redução de demanda. Trata-se de um programa que, para evitar a demissão em massa de trabalhadores, empresas e sindicatos ajustam uma jornada de trabalho reduzida, de modo que a empresa remunera as horas trabalhadas e o governo remunera parcialmente as horas não trabalhadas, na base de 67% para empregados casados com filhos e 60% para os demais. Segundo o executivo, ganham os trabalhadores e suas famílias pela manutenção do emprego, ganham as empresas por manter seus trabalhadores treinados e ganha o governo pela continuidade do consumo e redução dos custos sociais.
A proposta do Sindipeças é implementar esse modelo de proteção ao emprego no Brasil. Estudos nesse sentido já estão avançados no âmbito do governo federal e conta com o apoio das representações patronais e centrais sindicais. Segundo o programa, recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) seriam aplicados na proteção ao emprego, reduzindo a necessidade de gastos com o seguro desemprego.

Pedro Damian, especial para Super TopMotor

 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário