ZEN completa 55 anos de inovação e conquistas

ZEN completa 55 anos de inovação e conquistas

zen

A metalúrgica ZEN completa 55 anos de uma trajetória marcada pela busca constante da inovação, aprimoramento de processos de gestão e capacitação profissional. Fundada em 1960 pelos irmãos Hylário e Nelson Zen, a empresa ainda é administrada com os mesmos valores instituídos no começo da sua história.

“Perpetuamos a visão dos fundadores, que se resume na preocupação com a qualidade do produto e com o desenvolvimento dos profissionais. Isto garante processos eficazes e o esforço constante pela qualificação da mão de obra”, conta Gilberto Heinzelmann, presidente e CEO da ZEN.
Atualmente, a empresa é líder mundial em impulsores de partida e referência em competitividade global. Em 2014, mais de 50% da receita da empresa foi proveniente de exportações para Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia. Em termos comparativos, hoje, os 500 maiores fornecedores da indústria automotiva têm nível de exportação inferior a 18%. “Nossa atuação global faz com que busquemos os melhores padrões de processos e qualidade”, comenta Heinzelmann.
O grande potencial competitivo faz com que a ZEN trafegue na contramão do mercado brasileiro de autopeças. Enquanto grande parte das companhias enfrenta um cenário desfavorável, a empresa projeta crescimento. Uma das explicações para o bom desempenho é expandir o faturamento para exportação.
“Fizemos a primeira exportação na década de 1970. À época, recebemos o desafio de uma trading, que apostou na capacidade da empresa e na qualidade do nosso produto. Desde então, instituímos em nossa cultura a expansão para os mercados internacionais”, relembra Hylário Zen.

Além da expertise em mercados externos, a capacidade de inovação faz parte do DNA da empresa, que destina cerca de 5% do seu faturamento anual à área de Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e patentes, que já somam 14. “Um dos produtos mais promissores é a POLIA OAD, que rendeu à ZEN um prêmio internacional de inovação”, diz Heinzelmann. A polia permite a eficiência energética do motor, que inclui a diminuição da rotação (RPM) em marcha lenta, garantindo economia de combustível e redução de emissões. 

Referência em gestão

Outro diferencial que a ZEN mantém desde seus primeiros anos de atuação, e que também assegura a sua competitividade, é a gestão enxuta e eficiente. “Seguimos métricas para que alcancemos os objetivos organizacionais. Entre eles, a satisfação do cliente”, destaca o presidente.

para aperfeiçoar seus processos, há três anos, a ZEN incorporou o sistema Lean de gestão. Baseado no Lean Manufacturing da Toyota, integra processos administrativos e produtivos, com desdobramento de metas, melhorias contínuas e eliminação de desperdícios.  Isso garante a sustentabilidade e a competitividade de negócio.

Pelos constantes investimentos em inovação, a empresa tem recebido diversos prêmios. Em maio deste ano foi considerada uma das 50 empresas mais inovadoras da Região Sul do Brasil. O reconhecimento foi feito pelo prêmio Campeãs da Inovação 2014, promovido pelo Instituto Amanhã, em parceria com a consultoria especializada Edusys. Em 2013, conquistou o 1º lugar na categoria Empresa Inovadora – Prêmio Profº Caspar Erich Stemmer da Inovação Catarinense.

Além das conquistas em inovação, a ZEN tornou-se referência em valorização e capacitação de mão de obra. Em outubro de 2014, venceu o Prêmio A indústria pela Educação, da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). O reconhecimento destacou a atuação das empresas comprometidas com o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

“Um dos grandes avanços da nossa área de Recursos Humanos é a valorização dos nossos talentos internos e a busca constante por profissionais qualificados fora da empresa”, comenta Heinzelmann.

Sem Comentários

Insira um Comentário