Teatro: a volta do“Festival de Férias” traz boas opções para as crianças

Teatro: a volta do“Festival de Férias” traz boas opções para as crianças

Logo-neia-e-nando-620x433
Dia 4 de julho começa a 23ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha, com sessões diárias de apresentações de espetáculos infantis, que acontecem todos os dias da semana até o dia 31 de julho. Sete espetáculos ficam em cartaz, garantindo a diversão durante o recesso escolar. Para integrar a série de apresentações, foram selecionados espetáculos de diferentes estilos e linguagens. Confira abaixo a programação completa do Festival.
Programação
 
Sábados e domingos: Rapunzel
Horário: 16h00
rapunzel
A Rapunzel da Cia Le Plat du Jour brinca de casinha em cima da árvore, no fundo de um quintal. Essa é uma forma diferente de contar a história do clássico homônimo dos irmãos Grimm. Com irreverência, toque nonsense e linguagem de circo, o espetáculo narra a história da prisioneira Rapunzel, roubada de seus verdadeiros pais por uma bruxa egoísta e vingativa, chamada Madame Gothel de Gothel, que não aceita dividir com mais ninguém os rabanetes de sua plantação. O espetáculo foi montado no estilo que consagrou a companhia, mesclando teatro e linguagem de circo, com destaque para a agilidade e intensidade de atuação das atrizes. Para dar ainda mais graça ao espetáculo, o cantor e compositor Toquinho criou temas musicais para três personagens dessa peça e, no tema do príncipe, Toquinho também empresta a sua voz.
 
Ficha Técnica
Direção: Alexandra Golik e Carla Candiotto
Texto e adaptação: Alexandra Golik e Carla Candiotto
Elenco: Naty Presser e Ziza Brisola
Stand ins: Adriana Telg e Veridiana Toledo
Cenografia e figurino: Marco Lima
Iluminação: Wagner Freire
Trilha sonora original: Guga Bernardo
Canções: Toquinho
Produção executiva: Andréa Marques
Produção: Gabi Gomes
Realização: Cia Le Plat du Jour.
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa:
a partir de 3 anos
 
Sábados e Domingos: Pedro e o Lobo
Horário:17h50
pedro e o lobo
Adaptação premiada da fábula musical russa, “Pedro e o Lobo” mescla a manipulação de bonecos e técnicas de teatro negro, sob a direção de Fernando Anhê. Essa montagem introduz ao público infantil os sons de uma orquestra e apresenta seus principais instrumentos musicais. Baseado em um antigo conto russo – sobre o menino valente que tenta capturar um lobo para salvar os bichos, seus amigos, na floresta –, o compositor Sergei Prokofiev (1891-1953) designou uma personalidade sonora para cada personagem ao criar a obra, em 1936. O passarinho é representado pelo flautim; o gato pelo clarinete; a pata pelo oboé; o lobo pelas trompas; os caçadores pela percussão (marimba); o avô pelo fagote; e Pedro pelas cordas. A base orquestral é pré-gravada e o maestro Jamil Maluf narra, em off, a entrada de cada instrumento. O teatro negro dá o tom de magia ao espetáculo.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Sergei Prokofiev
Direção e adaptação: Fernando Anhê
Direção musical e narração pré-gravada: Jamil Maluf
Elenco: Daniela Sakumoto, Janette Santiago, Valter Felipe e Isa Gouvêa
Cenário, iluminação e figurinos: Fernando Anhê
Realização: Cia. Imago
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos
 
Segunda-feira: Alice – O Musical
Horário: 16h00
alice
A famosa história da garotinha em busca de um coelho branco, perdida em um mundo de fantasias e cheio de personagens inusitados, ganha uma roupagem musical e efeitos especiais. Nessa versão do espetáculo, dirigido por Max Oliveira, Alice está crescida e entediada em seu quarto até que resolve ler um livro para se distrair. Rapidamente a ficção das páginas se torna realidade e a velha estante da família deixa escapar fantásticas criaturas que transformam o quarto de Alice em um país das maravilhas. O texto foi adaptado para crianças e também para a família toda mergulhar nas fantasias e devaneios da famosa personagem Alice. No palco, lindos bonecos, figurinos caprichados e um fascinante cenário com efeitos especiais encanta a plateia.
Ficha Técnica
Direção geral: Max Oliveira
Direção residente: Fernando Marianno
Elenco: Alice Zamur,Thiago Sak Márcio Godoy e Adriano Tunes.
Composição musical: Elton Towersey
Trilha sonora: Guilherme Goes
Coordenação de produção: Taís Somaio
Realização: Voir Produções
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
 
Terça-feira: Marcelo, Marmelo, Marcelo e outras histórias
Horário:16h00
marcelo 
Com brincadeiras e canções, a Cia. Paulista de Artes apresenta três contos de Ruth Rocha na íntegra, em adaptação para os palcos de um dos livros mais lidos da literatura infantil. Marcelo questiona os nomes de tudo e deixa os pais inicialmente sem resposta. Gabriela é cheia de personalidade, adora brincar na rua e jogar com as palavras, mas a nova vizinha, Terezinha, é diferente – será que as duas conseguem se entender? Caloca é um menino enjoado e, quando contrariado, leva a bola embora e acaba com a partida de futebol. São crianças urbanas em situações cotidianas.
Ficha Técnica
Autoria: Ruth Rocha
Direção: Marcelo Peroni
Direção musical e música original: Estevão Marques
Cenários: Juliana Fernandes
Figurinos: Vladimir Camargo
Iluminação: Rodrigo Gatera
Elenco: Aline Volpi, Ana Paula Castro, Edivaldo Zanotti, Juliana Parize, Maristela Demarchi, Daniel Dutra, Vladimir Camargo, Vivi Masolli
Produção: Catarsis Produções
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 6 anos
 
Quarta-feira: A Bela Adormecida – Uma Ópera Rock
Horário:16h00
bela
Com formato de saga musical e trilha sonora inspirada em clássicos do rock’n’roll como Pink Floyd, Beatles e Queen, a peça conta a tradicional fábula da Bela Adormecida com música, humor e poesia. Uma banda toca ao vivo no palco, onde não faltarão improvisos e participação da plateia para recriar o clássico sob a direção de Daniela Biancardi. Nessa versão do conto, a menina não sonha apenas em ser uma princesa encantada. Aurora é uma adolescente que deseja ter uma banda, fazer um blog, criar poemas e conquistar o menino da outra turma do colégio. O primeiro beijo e o bailinho da escola fazem parte da trama, que conta com a ex-chiquitita Giselle Medeiros no papel da Bela.
Ficha Técnica
Autor: Claudio Tovar
Diretor: Daniela Biancardi
Trilha sonora: Carlos Gaúcho
Elenco: Beatriz Amado, Cristiano Tomiossi, Dani Nega, Danilo Rodrigues, Denis Goyos, Eugênio La Savia, Gisele Medeiros, Lívia Camargo, Paolo Pelosini, Rodrigo Pasquali, Rogério Tchusk, Tato Ferrari
Direção de produção: Cícero de Andrade e Rogério Tchusk
Realização: Gelatina Cultural Produções e Tchusck Produções
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
 
Quinta-feira: Piratas do Caramba
Horário: 16h00
 piratas
Trapalhada tripulação de piratas, que já não vive mais de batalhas e ouro, passa seus dias fantasiando antigos combates e recolhendo lixo que encontra pelos oceanos. Em uma manhã como outra qualquer, o trio de corsários encontra uma misteriosa garrafa capaz de transformar suas vidas para sempre. A partir daí surge um grande dilema: continuar suas vidas pacatas, porém seguras, ou arriscar suas peles nos sete mares em busca de aventuras, descobertas e o tão sonhado tesouro? No espetáculo da Trupe Banana’s, o público completa a cena e em alguns momentos comanda o destino do capitão Pantufa, de Barnarbé e de Espadinha. Adultos e crianças são convidados a embarcar nessa aventura e a despertar o barba-negra (ou barba-roxa, ou barba-ruiva) interior.
Ficha Técnica
Elenco: Rafael Pequeno Vanessa Bonandi, Renato Pitanga
Direção geral: Rafael Pequeno
Direção musical: Marcelo Souza
Trilha sonora original: Marcelo Souza, Danilo Adriano
Texto original: Rafael Pequeno
Realização: Trupe Banana’s
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: a partir de 3 anos
 
Sexta-feira: Pinocchio
Horário:16h00
pinocchio 
O espetáculo “Pinocchio”, clássico do italiano Carlo Collodi, conta a história de um boneco feito com madeira mágica que ganha vida e jeito de menino. Como muitos outros garotos, Pinocchio prefere se divertir em vez de ir à escola. Ele não ouve os conselhos de seu pai e criador, o carpinteiro Gepetto, e desvia das aulas para se envolver em muitas aventuras. As peripécias de Pinocchio não impedem que Gepetto saia em busca de seu filho, e o amor que existe entre eles pode ser transformador. O espetáculo, dirigido e concebido por Pamela Duncan, e interpretado pela Cia. Urbana de Teatro, traz ao palco a saga do crescimento de Pinocchio, desde as mentiras contadas, que fazem seu nariz crescer, até os valores que o transformam em um menino de verdade.
Ficha Técnica
Direção e concepção: Pamela Duncan
Assistente de direção e produção: Luiz Fernando Albertoni
Dramaturgia: Rogerio Favoretto e Pamela Duncan
Atores: Luiz Fernando Albertoni, Jonathan Well, Mauricyo Madruga, Anna Carolina Longano e Ricardo Aires
Ator-contrarregra: Felippe Mattar
Narração: Lui Strasburger
Sonoplastia: Aline Meyer
Iluminação: Juarez Adriano
Realização: A Peste, Cia urbana de Teatro – Pamela Duncan
Patrocínio: Bauducco, Marrucci, Grupo LEF, Porto Seguro, Arcelor Mittal, Sil Cabos Elétricos
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de 4 anos
 
Serviço
“FESTIVAL DE FÉRIAS”
Estreia: 4 de julho
Temporada: 31 de julho
Apresentações: segunda a sexta, 16h; sábado e domingo, 16h e 17h50
Ingresso: R$ 30,00
*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.
Local:Teatro Folha –  Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 – Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br. Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% de desconto / Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15h às 21h; sexta, das 15h às 00h; sábado, das 12h às 00h; e domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado /  Estacionamento do Shopping: R$ 13,00 (primeiras duas horas)  / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885 / Patrocínio: Folha de S.Paulo, CSN, Veloce, Brightstar, Nova Chevrolet e Grupo Pro Security.
 

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares