Teatro: “Os Povos”, um espetáculo poético musical

Teatro: “Os Povos”, um espetáculo poético musical

imagem1
Estreou no sábado, 15/8, “Os Povos”, um espetáculo poético musical, da Cia. Pau D’Arco. Dirigido por Bia Svat e Fabio Cintra, o espetáculo oferece ao público um contato com a origem e ressonâncias de tradições orais ibéricas  por meio de poemas e canções, numa busca às nossas raízes narrativas e sonoras. O sertão, o mar, a tradição ibérica e o terreiro fazem parte do nosso enredo.
As músicas são releituras de cantos populares arranjados de maneira quase clássica e os textos compõem uma viagem do homem em busca do ser. Vai ele, o homem-andarilho, pela montanha, pelo mar, pela floresta até conquistar as estrelas. Um espetáculo com este gosto de reencontro e comunhão com o sensível em que, no corpo e na memória, músico e ator se encontram, a canção engendra dramaturgias, as sonoridades tecem novos sentidos e as fronteiras se diluem no processo.
cen_rio
Nessa viagem, a Cia. Pau D’Arco narra histórias e momentos por meio de canções, algumas pertencentes à tradição oral brasileira e ibérica, outras ao contexto contemporâneo; passa  por lugares e paisagens que estão dentro de nós há  muito tempo, e que se revelam na figura dos cantadores e cantadoras. Mais que isso, na forma como descobrimos  cantar essas canções. Mergulhamos nesse universo como aprendizes dessa tradição: somos introduzidos nesses cantos escutando quem canta. Aprendemos com a improvisação a buscar em nossas vozes e instrumentos essas muitas identidades que já foram de outras vozes, de outras violas.
Desde 2009 Bia Szvat e Fábio Cintra vêm desenvolvendo uma pesquisa que articula o pensamento da dramaturgia e da encenação ao pensamento musical, um diálogo que vem produzindo trabalhos como Bodenloss – Sem Chão, Vestigium, Expresso K e, agora, “Os Povos”.
 
Serviço:
“Os Povos”
Datas: 22, 23, 29 e 30 de agosto
Horários: Sábados, às 21h30; domingos, às 18h
Local: SP Escola de Teatro, Praça Franklin Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo – SP
Ingressos: Inteira: R$ 30; meia, R$ 15
 
 
 

Sem Comentários

Insira um Comentário

0Shares