Avaliação: Novo Nissan Versa 1.0 S, o que era bom ficou melhor ainda

Avaliação: Novo Nissan Versa 1.0 S, o que era bom ficou melhor ainda

 
Nissan_Novo_Versa_1.0_S__6_
Há quem goste e quem não goste… Mas uma coisa é certa: ele é um “baita” carro! Estou falando do Novo Nissan Versa, versão esta apresentada mundialmente em 2014 no Salão do Automóvel de Nova York, e que agora está sendo fabricado aqui no Brasil, lá em Resende, RJ. Anteriormente, o modelo era importado do México. Mas, afinal, o que o Nissan Novo Versa mudou tanto? Super Top Motor escolheu a versão S que é equipada com o novo motor de 3 cilindros 1.0 12V.
 
Vamos começar pelo design:  o Nissan Novo Versa traz elementos da assinatura global da marca que são comuns aos seus sedãs maiores, como o Sentra e o Altima. Entre eles, a frente mais encorpada e ancorada pelo novo formato de bumerangue dos faróis, que cresceram, e a grade cromada (de série desde a versão de entrada da linha), que valoriza o novo design. A ideia dos designers foi dar ao modelo uma presença forte e mais contemporânea, mas sem descaracterizar suas qualidades principais, como espaço interno e robustez. Outros elementos novos do estilo exterior incluem detalhes cromados nas maçanetas, na tampa do porta-malas e na moldura das janelas.
Nissan Novo Versa 1.0 S.
 
As dimensões do Nissan Novo Versa preserva uma das características mais marcantes do seu antecessor e que foi aprovado pelos consumidores brasileiros onde se destaca o amplo espaço interno, comparável ao de sedãs de categorias superiores. As medidas são: 4.490 mm de comprimento, 1.690 mm de largura e 2.600 mm de distância entre-eixos.
Internamente, o Nissan Novo Versa também chega repleto de novidades. As modificações foram pensadas para oferecer maior refinamento, com novo estilo e materiais de alta qualidade. Os bancos agora são em tecido, camurça ou couro, de acordo com a versão. O novo console apresenta a opção de acabamento Piano Black e as portas têm forração em tecido. Há detalhes cromados no botão do freio de estacionamento e maçanetas das portas e o volante pode ser forrado com couro.
Nissan_Novo_Versa_1.0_S__11_
As áreas internas têm dimensões incomuns para um carro compacto. Quem vai atrás tem 930 mm de espaço para cabeça; 1.320 mm para ombros e 940 mm de espaço para pernas. O motorista tem ampla área também: 1.010 mm para cabeça; 1.320 m para ombros e 1.060 mm para pernas.
Nissan_Novo_Versa_1.0_S__17_
A grande novidade da linha do Nissan Novo Versa é a inclusão da versão equipada com o novíssimo motor 1.0 3 cilindros que já equipa o New March. Segundo a fabricante, o objetivo de tornar mais ampla e acessível a linha do Novo Versa.
Tal motor é derivado do motor HR12, de 1,2 litro, utilizado pela marca em vários países, o HR10 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela engenharia da empresa no Brasil e no Japão. Produzido na fábrica de motores do Complexo Industrial da Nissan de Resende (RJ) seguindo os padrões de qualidade da marca, o propulsor é compacto e leve graças a um numero reduzido de peças em movimento em relação com um motor de quatro cilindros, e ao uso do alumínio para o bloco e o cabeçote (dotado de variador na admissão).
O motor HR10 utiliza componentes de baixo atrito e muitas peças foram nacionalizadas e preparadas para a utilização de etanol. O material das camisas dos cilindros, por exemplo, foi desenvolvido para uma taxa de compressão de 11,2:1, mais próxima do ideal para o uso do combustível vegetal. O volante e a polia de amortecimento foram balanceados com contrapesos externos para reduzir as vibrações características dos motores de três cilindros. Além disso, o isolamento acústico foi reforçado. E a calibração foi trabalhada para a gasolina brasileira (E22), etanol (E100) ou a mistura dos dois em qualquer proporção. O mapeamento da central eletrônica (ECU) foi pensado para privilegiar a disponibilidade do torque em baixas e médias rotações, proporcionando uma melhor dirigibilidade nas situações de condução cotidiana, sem comprometer o consumo de combustível.
Nissan_Novo_Versa_1.0_S__18_
O novo motor traz tecnologias que a Nissan utiliza em seus carros e que fazem a diferença para o cliente na hora da manutenção. Entre elas está o uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com as árvores do comando, solução que amplia o prazo de manutenção do equipamento para acima de 100 mil km, o dobro do normal para as correias. As velas têm eletrodos de platina, substituídas também a cada 100 mil km. Com essas duas soluções, o proprietário tem a certeza de maior durabilidade do motor e menor custo de manutenção. Produção local, tecnologia e qualidade japonesa dão maior tranquilidade aos clientes.
O resultado é um motor com 77 cavalos de potência, tanto com gasolina quanto com etanol, e 10 kgfm de torque, que oferece bom desempenho ao sedã, já que a maior parte do seu torque está disponível em baixas e médias rotações. Pesando 1.056 kg na versão mais completa (1.0 S), o Nissan Novo Versa três cilindros tem boa relação peso-potência, de 13,5 kg/cv, pois pesa apenas 92 quilos a mais que o New March SV 1.0 12V, a opção mais completa do hatch com este motor.
nissan-motor-1.0-3-cilindros
O HR10 1.0 12V foi desenvolvido para que o consumo de combustível seja tão bom quanto seu desempenho. Isso foi comprovado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro. Com esse novo propulsor, o Nissan Novo Versa foi reconhecido com a nota máxima (“A”) na sua categoria e também no ranking geral. O modelo da Nissan destacou-se entre todos os concorrentes da categoria na média obtida em estrada, com gasolina, ao obter a melhor marca, com 15,2 km/l (10,4 km/l com etanol). No ciclo urbano faz 8,5 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina).
Durante nossa avaliação pudemos sentir o nova motorização. Incrível: você tem, a nítida certeza de que se trata de uma motorização 1.6 e nunca uma 1.0. Além disso, o que mais impressiona mesmo, é a autonomia do Nissan Novo Versa: entre estradas e trânsito urbano, atingimos a média de 12,8 km/l utilizando etanol como combustível.
Outro aspecto a ser destacado é o conforto interno. Amigo meu – Marcelo Lotito Siufi com seus 1,94 metros e um fã confesso da Nissan – ficou maravilhado com o conforto. “É difícil encontrar um carro compacto para pessoas da minha altura. Mas esse Novo Versa é impressionante! Muito bom mesmo.”
Nissan Novo Versa 1.0 S.
Faltou mesmo falar do preço: a versão 1.0 S do Novo Nissan Versa é encontrada a partir do R$ 44.990, o que o torna dentro de seu mercado a melhor relação custo-benefício. Ou seja, você leva um carro chamado de compacto com tamanho de um médio e com preço justíssimo! Esse é um que vai para a garagem de Super Top Motor com certeza!

Sem Comentários

Insira um Comentário