Inovação tecnológica na fabricação de pneus já é uma realidade

Inovação tecnológica na fabricação de pneus já é uma realidade

goodyear-logo
O Dia Nacional da Inovação é comemorado todos os anos em 19 de outubro com a finalidade de incentivar a inovação e o crescimento tecnológico, científico e intelectual em todos os campos de atuação profissional. A data é uma homenagem ao inventor brasileiro Santos Dumont, que no dia 19 de outubro de 1901 completou uma volta ao redor da Torre Eiffel, em Paris, em seu dirigível. Criado a partir do Decreto-Lei nº 12.193, de 14 de janeiro de 2010, o Dia Nacional da Inovação também tem como objetivo incentivar a economia sustentável, competitiva e próspera do país. “Pensar de forma inovadora sempre foi essencial para nós. Do primeiro pneu a rodar na lua até o pneu-conceito que gera eletricidade, lançado neste ano no salão de Genebra, são vários os exemplos de como essa forma de pensar o novo faz parte do nosso DNA. E isso é fundamental não só para o nosso negócio, mas também para a engenharia e a tecnologia de modo geral, que são influenciadores positivos para a economia global. O futuro da marca está indissociavelmente ligado à inovação”, afirma o diretor-presidente da Goodyear Brasil, Henry Dumortier.
tires.540
Sílica de última geração         
Recentemente, a Goodyear começou a utilizar em seus pneus uma nova geração de sílica para aumentar a eficiência energética dos automóveis. O objetivo era melhorar ainda mais a resistência ao rolamento, sem ter um efeito negativo sobre a aderência ao piso molhado. Isso foi alcançado no composto desenvolvido para o pneu Goodyear EfficientGrip SUV, que graças à nova sílica proporciona melhor resistência ao rolamento e aderência ao piso molhado. Em seus esforços para criar pneus mais ecológicos, a Goodyear tem explorado várias opções com sílica. No ano passado, a empresa firmou acordos de fornecimento para a compra de sílica derivada da cinza resultante da incineração da casca de arroz.
Pneus que se adaptam às condições da estrada e que geram eletricidade
Em março, a Goodyear apresentou seu pneu-conceito Triple Tube no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. Desenvolvido pelo Centro de Inovação da Goodyear, em Luxemburgo, o pneu pode inflar e esvaziar com base nas condições da estrada para proporcionar melhor desempenho e versatilidade para os motoristas. Essa tecnologia poderia estar ligada a carros autônomos no futuro, permitindo que o pneu “prepare” a forma que precisa ter antes de entrar em uma curva. A marca também levou ao salão suíço um pneu que tem a capacidade de produzir eletricidade. Chamado por seu código de desenvolvimento “BH03”, o pneu pode transformar a deformação gerada em energia elétrica. À medida que o interesse pelos carros elétricos cresce no mercado global, esse tipo de inovação deverá desempenhar um papel importante no debate atual sobre o futuro da mobilidade. Ambos os pneus são um desenvolvimento puramente conceitual e projetados para fazer parte do processo de inovação da empresa.
App para pneus do segmento comercial de caminhões e ônibus
Além de produtos, a Goodyear também inova em serviços. A marca foi pioneira no lançamento de aplicativos para o mercado de pneus comerciais, com foco na rede de revendedores e clientes de caminhões e ônibus. Os apps estão disponíveis nos sistemas operacionais Android (Google Play Store) e iOS (Apple Store). Neles podem ser encontrados o portfólio completo dos seis segmentos de produtos, comparativos com pneus do mercado, calculadora de simulação de uso e ganhos com a utilização dos produtos Goodyear, tecnologias empregadas na construção de cada produto, além da assistência técnica e ferramentas desenvolvidas especialmente para cada segmento.
Campo de Provas, hub de tecnologia para a América Latina
Parte importante no processo de inovação, o Campo de Provas da Goodyear para a América Latina, localizado em Americana (SP), é considerado um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo. Ele foi projetado para pesquisa, desenvolvimento e testes de pneus para as mais diversas aplicações de veículos de passeio, camionetas, caminhões e ônibus. Em funcionamento desde 2001, atende a todas as fábricas da Goodyear da América Latina, a revendedores e montadoras no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e comprovada segurança.
 

Sem Comentários

Insira um Comentário