h-tron quattro concept: o SUV da Audi à hidrogênio

h-tron quattro concept: o SUV da Audi à hidrogênio

o_h_tron_quattro_e_um_suv_com_um_sistema_de_celulas_de_combu_big_247797

A Audi apresentou no NAIAS 2016 – o tradicional e popular Salão de Detroit – um novo protótipo que demonstra a introdução de tecnologias alternativas. O h-tron quattro é um SUV com um sistema de células de combustível de hidrogênio, cuja tecnologia, incluindo a plataforma, arquitetura dos motores elétricos e as baterias, foi baseada no protótipo e-tron quattro.

veiculo_consegue_atingir_os_100km_h_em_menos_de_sete_segundo_big_247795

Permitindo uma mobilidade de emissões zero e com a capacidade de ser reabastecido em apenas quatro minutos, o protótipo da Audi tem uma autonomia de 600 quilômetros. Além disso, o veículo de tração integral consegue atingir os 100km/h em menos de sete segundos e uma velocidade máxima (limitada) de 200km/h. Dentro da cidade e a velocidades inferiores, o veículo pode ser conduzido apenas com tração dianteira.

o_prototipo_tem_4880mm_de_comprimento_1930mm_de_largura_e_15_big_247796
A construção do h-tron quattro foi feita tendo em conta a quinta geração das células de combustível que estão a ser desenvolvidas em Ingolstadt. A sua introdução deverá acontecer quando a Audi lançar a versão de produção do h-tron quattro, prevista para 2020. O protótipo tem 4880mm de comprimento, 1930mm de largura e 1540mm de altura.

audi-htron-quattro-concept-4
A nova célula de combustível é abastecida de hidrogênio que é armazenado em três depósitos de plástico reforçado de fibra de carbono. Capaz de fornecer eletricidade equivalente a 150cv de potência a nova célula foi colocada no mesmo lugar onde habitualmente é colocado o motor. De acordo com a Audi, a nova tecnologia é 60% mais eficiente do que aquela que veio substituir.

Audi-h-tron_quattro_Concept_2016_800x600_wallpaper_0b

O sistema de hidrogénio alimenta dois motores elétricos, um de 122cv colocado no eixo dianteiro e outro de 190cv instalado no eixo traseiro. Tudo somado significa que o h-tron quattro tem uma potência combinada de 285cv.

Audi-h-tron_quattro_Concept_2016_800x600_wallpaper_0e
O condutor pode ainda optar por uma condução mais eficiente ao utilizar os modos de condução ‘gliding’ ou ‘coasting’ para recuperar energia. A eficiência aerodinâmica em velocidades constantes foi otimizada graças à utilização de uma suspensão adaptativa, com dois modos de funcionamento.

Audi-h-tron-quattro-concept-8-1009x720
O interior do h-tron quattro é fortemente inspirado no protótipo Prologue, apresentado em 2014 em Los Angeles. Com capacidade para quatro passageiros, cada um com direito a um banco individual, o protótipo tem como um dos principais destaques os ecrãs OLED que serão introduzidos na quarta geração do A8 a ser lançada em 2017. Devido aos depósitos de hidrogénio, a capacidade de armazenamento da mala foi reduzida para 500 litros, menos 115 que o e-tron quattro.

audi-htro-concept-0076
A Audi resolveu dar também uma pequena amostra do que poderemos esperar no futuro vindo da marca no que toca a tecnologia de condução autónoma. Incluídos no programa Piloted Driving, o h-tron quattro inclui tecnologias como sensores de radar, câmaras stereo, sensores ultrasônicos e um scanner laser. Todos estes sistemas são controlados através de um sistema central chamado zFAS. Com as informações obtidas através dos diversos sensores o carro consegue realizar tarefas de condução a velocidades até 60km/h.

 

Sem Comentários

Insira um Comentário