Segurança: os diferentes tipos de distrações ao volante

Segurança: os diferentes tipos de distrações ao volante

shutterstock_126993032_800_0

Dirigir um veículo por longas horas na estrada ou após engarrafamentos pode parecer uma tarefa árdua – o cansaço vem e as distrações ao volante acontecem, provocando acidentes.

As distrações na condução de um veículo podem ser divididas em três tipos:

 

Distração Interna

cellfones

É aquela em que o motorista se atenta a algum objeto ou ação do interior do veículo, como um ajuste no rádio, uma regulagem do ar-condicionado, um olhar mais atento ao painel do veículo… Essa distração tem sido agravada pelo uso de celulares ao volante, o que, além de proibido, pode deixar o motorista por alguns segundos sem olhar para frente.

Distração Externa

size_810_16_9_anc3bancio_em_caminho_na_rc3bassia

Essa distração é pouco percebida, mas influencia bastante na condução. Isso porque ela vem de ações que precisamos realizar e outras que não precisamos, mas fazemos intuitivamente. Essa distração vem da leitura de placas de trânsito ou da tentativa de buscar caminhos, de outdoors chamativos, uma paisagem bonita, um edifício moderno e até da curiosidade de alguns motoristas em ver um acidente que ainda está na via, o que pode provocar outro acidente – além de represar o trânsito dos veículos que vêm atrás.

Distração por Desatenção

mindful-eating

Essa distração, muito comum no mundo moderno, pode causar acidente também. São os motoristas que estão “sonhando acordados”. Isso porque o pensamento está em outros lugares, como: uma conta a pagar, um problema familiar, um problema na empresa… E aí o motorista não se concentra de fato naquilo que está fazendo, que é conduzir o veículo.

De acordo com estudos do NHTSA (National Higway Traffic Safety Administration), órgão de segurança viária dos EUA, muitas coisas podem nos distrair ao volante e aumentar o risco de acidentes, tais como:

  • Comer ao volante e falar com telefone no ouvido – dobra a chance de acidente;
  • Digitar um número no celular – 6 vezes mais chances de acidente;
  • Mexer em espelhos – 10 vezes mais chances de acidentes;
  • Digitar mensagens no celular – aumenta em 23 vezes a chance de acidente.

Distração x Velocidade

Todas essas distrações são agravadas quando analisamos a velocidade em que estamos trafegando, a região e condição da via, e a quantidade de carros que trafegam por ela.

Para facilitar o entendimento, o CESVI BRASIL mostra quantos metros você percorre em apenas “1 segundo” em uma via de acordo com sua velocidade, demonstrando que esse 1 segundo pode ser crucial.

1 segundo a 120 km/h – ≈ 33 metros (equivalente a ≈ 8 carros populares enfileirados)

1 segundo a 100 km/h – ≈ 28 metros (equivalente a ≈ 7 carros populares enfileirados)

1 segundo a 70 km/h – ≈ 19 metros (equivalente a ≈ 5 carros populares enfileirados)

1 segundo a 50 km/h – ≈ 14 metros (equivalente a ≈ 3 carros populares enfileirados)

Fonte: Boletim Técnico CESVI Brasil

Sem Comentários

Insira um Comentário